A Supercopa da Itália é disputada desde 1988, é uma disputa anual decidida em jogo único, entre os campeões da Série A (Campeonato Italiano) e da Copa da Itália. Estas finais foram disputadas ultimamente fora da Itália, 2015 na China e agora em 2016 no Catar. Como a Juventus foi campeã da Série A e foi campeã da Copa Itália sobre o Milan, o Milan acabou por disputar a final da Supercopa contra a Juventus.

Em um jogo muito disputado, a grande final da Supercopa da Itália terminou o primeiro tempo empatado em 1×1, Chiellini abriu o placar para a Juventus aos 18’ e Bonaventura empatou o jogo aos 38’. O placar persistiu até o fim do tempo normal com grande destaque para bolas nos travessões para ambos os lados e com grandes defesas dos goleiros Buffon da Juventus e Donnarumma do Milan. O jogo foi para  a prorrogação e o empate persistiu, levando a disputa para os pênaltis. Nas cobranças das penalidades, o Milan acabou vencendo por 4×3 e sagrou-se o grande campeão da Supercopa da Itália de 2015/16 e quebrou o jejum de cinco anos sem levantar uma taça.

A Supercopa da Itália tinha a Juventus como maior detentora de títulos, 7 taças ao total, o Milan vinha logo atrás com 6 conquistas, porém como o Milan se sagrou o grande campeão da edição de 2015/16, se igualou a Juventus e agora os dois times tem 7 conquistas cada um.

O elenco campeão

Time titular da final da Copa Itália 2015/16.

Time titular da final da Copa Itália 2015/16.

O grande campeão da Supercopa da Itália de 2015/16 foi o Milan, o time titular que entrou em campo para a disputa da grande final contra a favorita Juventus foi: Donnarumma, Paletta, Abate, De Sciglio, Romagnoli, Bonaventura, Kucka, Bertolacci, Locatelli, Bacca e Suso, todos comandados pelo técnico italiano Vincenzo Montella. O personagem que mais chamou a atenção nesta final foi o jovem goleiro de 17 anos de idade e 1,96 m de altura Gianluigi Donnarumma do Milan, que defendeu pênalti da promessa da Juventus Dybala e foi um dos responsáveis pela conquista do título. Outros jogadores que chamaram a atenção pela idade foram os italianos zagueiro Mattia De Sciglio de 24 anos, o lateral-esquerdo Alessio Romagnoli de 21 anos, o meia Manuel Locatelli de 18 anos e o atacante espanhol Suso de 23 anos. Isto mostra uma nova visão do Milan, que quer preparar jogadores para médio prazo e já está conseguindo resultados como a conquista desta taça da Supercopa da Itália de 2015/16. A nova visão tem a estratégia de mesclar jogadores mais experientes com jovens promessas e gerar com isso uma sustentabilidade para o time e para o clube.

Associação Calcio Milan

Estádio San Siro, casa do Milan.

Estádio San Siro, casa do Milan.

O Milan, grande campeão da Supercopa da Itália de 2015/16 é um dos clubes mais tradicionais da Itália com 116 anos de história. Seu estádio é o majestoso San Siro, que acomoda 85 mil pessoas. O Milan já conquistou dezoito títulos do Campeonato Italiano, cinco taças da Copa da Itália, sete Supercopas da Itália, duas taças da Recopa Europeia, cinco Supercopas Europeias, sete Ligas dos Campeões da UEFA, três Copas Intercontinentais (Antigo Mundial de Clubes da FIFA) e um Mundial de Clubes da FIFA em 2007, acumulando assim quatro títulos mundiais, enfim, um clube muito vitorioso.

O clube vinha de cinco anos sem títulos, o que deixou muitos de seus torcedores angustiados, pois um clube tão vencedor, não poderia ficar tanto tempo sem nenhuma conquista. Muito disso se deve, ao crescimento da Juventus, que tem dominado o cenário nacional nos últimos anos, não é a toa que a Juventus conquistou os últimos cinco campeonatos italianos, não deixando chances para os outros times. Agora com a conquista da Supercopa da Itália de 2015/16, o Milan mostrou sua força novamente, justamente sobre a Juventus e assim poderemos esperar uma maior competitividade ao restante da temporada do Campeonato Italiano.

Boas Apostas!