Já temos uma seleção vencedora do futebol masculino das olimpíadas do Rio 2016, o Brasil conquistou o ouro inédito, a única conquista que faltava para o futebol brasileiro. A conquista veio nos pênaltis, depois de um empate em 1×1 com a Alemanha no tempo normal e na prorrogação, com defesa do goleiro Ewerton e com o craque Neymar convertendo a cobrança, decretou o ouro para o Brasil.

Jogadores comemorando gol na vitória sobre a Nigéria na semifinal.

Jogadores comemorando gol na vitória sobre a Nigéria na semifinal.

A Alemanha, que com sua seleção principal foi a grande campeã da Copa do Mundo de 2014, com direito a uma vitória de 1×7 sobre o Brasil, jogo válido pelas semifinais daquele torneio, agora nos jogos olímpicos do Rio em 2016, conseguiu novamente fazer uma grande competição em solo brasileiro. Mesmo com a medalha de prata, a seleção olímpica da Alemanha, mostrou um bom futebol e também confirmou que tem se preocupado na revelação de grandes talentos e que vem fazendo o dever de casa formando jogadores para as próximas gerações.

Depois de dois empates nos dois primeiros jogos, o primeiro contra a seleção do México por 2×2 e o segundo contra a Coréia do sul por 3×3, a Alemanha desencantou com uma vitória por 10×0 contra a seleção de Fiji no terceiro jogo da fase de grupos. Com estes resultados, a seleção da Alemanha foi para as quartas de final e enfrentou a seleção de Portugal, vencendo por 4×0. Passando para as semifinais, venceu a forte seleção da Nigéria por 2×0. A Alemanha seria derrotada na final pelo Brasil nos pênaltis, mas deixou uma boa impressão e mostrou que continua gigante no quesito futebol. Foram ao total, 21 gols marcados em apenas 6 jogos, uma média de 3,5 gols por partida. Vale relembrar que na disputa do futebol feminino, a Alemanha foi a grande campeã, mostrando que o futebol em seu país é um esporte de prioridade.

Elenco promissor

Confira a relação dos nomes com seus números na descrição do tópico.

Confira a relação dos nomes com seus números na descrição do tópico.

Vale a pena falarmos um pouco sobre o elenco deste time da seleção olímpica da Alemanha, com cinco jogadores que já tem passagem pela seleção principal de seu país, sendo quatro deles no setor do meio campo. O zagueiro Matthias Ginter inclusive fez parte da seleção principal da Alemanha que foi campeã mundial no Brasil em 2014.

Começamos pelo experiente e veterano técnico Horst Hrubesch, que completou 16 anos no cargo, inclusive com passagem pelo time Sub-21. Sob seu comando estavam os gêmeos volantes do time, Sven Bender e Lars Bender, ambos com passagem pela seleção principal. Outros jogadores que tiveram a função da criação de jogadas, os meias Max Meyer e Julian Brandt, que somam passagens pela seleção principal. Na ponta esquerda os alemães tiveram Serge Gnabry e no ataque Davie Selke, são todos jogadores com ótimo históricos nas seleções de base da Alemanha. A seguir vamos relacionar os principais jogadores com os clubes em que atuam profissionalmente.

1- Timo Horn – Goleiro – Koln – Colônia (Alemanha)

2 – Jeremy Toljan – Lateral-Direito – Hoffenheim (Alemanha)

4 – Matthias Ginter – Zagueiro – Borussia Dortmund emp. p/ Freiburg (Alemanha)

5 – Niklas Sule – Zagueiro – Hoffenheim (Alemanha)

3 – Lukas Klostermann – Lateral-Esquerdo – RB Leipzig (Alemanha)

6 – Sven Bender – Volante – Borussia Dortmund (Alemanha)

8 – Lars Bender – Volante – Bayer Leverkusen (Alemanha)

17 – Serge Gnabry – Meia – Arsenal emp. p/ West Bromwich (Inglaterra)

7 – Max Meyer – Meia – Schalke 04 (Alemanha)

11 – Julian Brandt – Meia – Bayer Leverkusen (Alemanha)

9 – Davie Selke – Atacante – RB Leipzig (Alemanha)

Orgulho da medalha de Prata

Horst Hrubesch, técnico da seleção alemã.

Horst Hrubesch, técnico da seleção alemã.

A disputa do futebol nos jogos olímpicos do Rio 2016 chegou ao fim, o Brasil é ouro, a Alemanha prata e a Nigéria é bronze, após ter vencido Honduras. Para o Brasil a conquista foi inédita e pode marcar o início de uma nova era para o futebol pentacampeão mundial, que após uma má campanha na Copa do Mundo de 2014, uma eliminação precoce na Copa América Centenário nos Estados Unidos e uma má colocação nas Eliminatórias da Copa de 2018, parecia que tudo estava perdido, porém agora o futebol brasileiro ganha um novo fôlego.

Para a Alemanha, a conquista do ouro também seria inédita, pois a Alemanha nunca conquistou tal feito em sua história do futebol masculino, porém a medalha de prata também tem um valor significante, sabendo que perderam para o anfitrião dos jogos olímpicos de 2016. O técnico da seleção alemã Horst Hrubesch, elogiou o confronto contra o Brasil e considerou a final, uma disputa intensa de 120 minutos, considerando a derrota nos pênaltis como uma fatalidade. Durante a coletiva de imprensa no Maracanã após a final, o técnico Hrubesch mostrou um semblante de dever cumprido, há 16 anos comandando seleções de base da Alemanha, já tinha sua saída anunciada antes da decisão das Olimpíadas. O técnico revelou que ficou muito satisfeito com sua equipe e que para ele, a medalha de prata foi motivo de orgulho.

“Sinto orgulho do que conquistamos hoje e de toda a jornada que tivemos nas últimas semanas. Vivi um tempo maravilhoso e nosso objetivo era chegar até a decisão, viver o clima da Vila Olímpica. Não tenho do que reclamar dos jogadores, eles foram fantásticos. Decisão nos pênaltis você tem 50% de chances de vencer. É assim mesmo, faz parte do jogo” o técnico ainda revelou uma conversa que teve com o jogador Nils Petersen, que teve sua cobrança de pênalti defendida pelo goleiro Weverton.  “Falei para ele não ficar abalado. É algo perfeitamente normal e para ele não ter lamentos sobre o fato” comentou o técnico.

Boas Apostas!