O ex-goleiro Zetti nasceu em 10 de janeiro de 1965, em Porto Feliz, interior de São Paulo. Até quase 10 anos viveu no campo, seu único contato com o futebol era através de rádio e através de uma televisão a bateria em preto e branco, na qual assistiu sua primeira Copa do Mundo da Alemanha em 1974. O primeiro time de futebol que jogou, já atuando como goleiro, foi o Infantil do E.C. Lar de Jesus, onde foi campeão invicto do campeonato municipal do Mobral. Zetti ficou seis jogos sem tomar gol. Em pouco tempo passou para o Infantil do Capivarano e posteriormente foi levado por um amigo para o Guarani de Campinas em 1980.
Seu tempo de glória na carreira foi pelo São Paulo F.C., por onde passou mais de seis anos. Zetti teve sua primeira oportunidade em uma excursão do Tricolor Paulista para o México. O goleiro acabou defendendo quatro pênaltis e garantindo o título do Torneio Quadrangular de León. No ano de 1990, o lendário técnico do São Paulo, Telê Santana chegava ao Tricolor e Zetti ajudou-o a conquistar inúmeros títulos:
1991 – Campeonato Brasileiro
1991/92 – Bicampeonato Paulista
1992/1993 – Bicampeonato Mundial
1992/93 – Taça Libertadores da América
O goleiro foi consagrado em especial na final da Libertadores de 1992, quando defendeu um pênalti contra o Newell’s Old Boys, da Argentina, dando o título ao São Paulo. Com todas estas atuações e títulos Zetti foi convocado para Seleção Brasileira em 1993 e fez parte do time campeão do mundo de 1994 como primeiro reserva de Taffarel. Depois do São Paulo, o jogador ainda atuou pelo Santos, Fluminense, União Barbarense e se aposentou pelo Sport em 2001.
O técnico Zetti
Após se aposentar jogando pelo Sport, Zetti fez um curso de treinador e treinou a equipe sub-20 do São Paulo F.C. Em 2003 assumiu a primeira equipe profissional, o Paulista de Jundiaí, time em que foi vice-campeão paulista em 2004. Saiu do Paulista em 2004 e treinou o Guarani e o Fortaleza no mesmo ano, levando o Fortaleza a Série A do brasileirão. Após isso, Zetti comandaria o São Caetano, Bahia e Ponte Preta, chegando no Paraná Clube em 2006 e foi vice-campeão paranaense e chegou a disputar a Libertadores com o time paranaense. Em 2007 treinou o Atlético MG e Fortaleza, em 2008 treinou o Ituano e o Juventude, clube o qual foi vice-campeão gaúcho em 2008 e ficou até 2009. Sua última passagem como técnico foi no Paraná Clube em 2010.
Comentarista da ESPN
Em 2006, Zetti teve passagem como comentarista esportivo da rádio CBN e do canal Sportv. Agora Zetti foi anunciado como novo comentarista da emissora ESPN. Trata-se de uma grande novidade para os fãs de futebol que acompanham o canal esportivo, pois Zetti é especialista em analisar pênaltis, defesas, posicionamento dos goleiros. Sua estreia está programada para o dia 21 de março e participará semanalmente do “Bate-Bola Bom Dia” especialmente para analisar lances de destaque envolvendo goleiros pelo mundo.
“As análises de Zetti, permitirão aos fãs de esportes entender as jogadas sob a perspectiva de um verdadeiro conhecedor da função” comentou João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção da ESPN no Brasil. “Da mesma forma que as equipes de futebol possuem profissionais específicos para a preparação dos goleiros, acreditamos que as análises de uma defesa salvadora, uma consagração na disputa de pênaltis ou uma falha decisiva devam ser feitas por um especialista na posição”, ressalta.
Boas Apostas!