Recentemente, o clube inglês West Ham anunciou que jogará a próxima temporada (2016/17) no Estádio Olímpico de Londres, deixando para trás seu atual estádio, o Boleyn Ground. Inicialmente, o Estádio Olímpico tinha capacidade para até 80 mil torcedores, mas como esse era um número muito alto para que o West Ham conseguisse encher o estádio e também por sair muito caro para fazer a manutenção do local, foi determinado que a capacidade seria de 54 mil lugares. Porém, a conquista da quinta colocação no Campeonato Inglês, incentivou a procura por ingresso de toda a torcida, fazendo assim, com que o clube mudasse de ideia, anunciando que o Estádio Olímpico terá capacidade para 60 mil torcedores.
Quem anunciou a mudança de estádio foi o vice-presidente do clube, Karren Brady, que enalteceu a torcida do West Ham. “Os torcedores do West Ham são famosos no mundo todo por seu apoio maravilhoso. Demonstraram isso mais uma vez nos jogos desta temporada e na maneira como abraçaram a mudança para o novo estádio. Estamos contentes de poder recompensá-los pelo apoio magnífico com a liberação de carnês (ingressos) de temporada adicionais, trazendo ainda mais visitantes para que possam curtir tudo o que temos a oferecer”, declarou Brady. O vice-presidente ainda continuou, afirmando que essa pode ser a melhor campanha do clube no campeonato inglês. “O anúncio é mais uma prova da trajetória ascendente deste clube. Estamos no caminho do que pode ser a nossa campanha mais bem sucedida na Premier League, e nossas ambições de terminar entre os seis melhores e conseguir uma vaga em uma competição europeia estão muito ao alcance”.
Brady terminou o anuncio afirmando que a próxima temporada será ainda melhor. “A temporada 2016-17 projeta-se brilhante para o time, o clube e os torcedores. Não apenas teremos um dos melhores novos estádios do mundo, como também seremos um dos maiores na liga mais assistida do mundo. Um estádio com qualidade e capacidade compatíveis com nossas ambições”. Toda essa confiança pode ser justificada pela atual temporada vivida pelo West Ham. No campeonato inglês, atualmente ocupa a quinta colocação com cinquenta pontos, estando na zona de classificação para a Liga Europa, apenas um ponto atrás do Manchester City, primeiro da zona de classificação para a Liga dos Campeões.
West Ham e o novo estádio
O Wets Ham United Football Club foi fundado em 1895 e é um dos mais tradicionais clubes de Londres, sendo um dos poucos times que já disputaram o Campeonato Inglês em mais de 50 temporadas. Apesar de não ser um time com grandes e vastos títulos, o West Ham é famoso por revelar muitos craques e entre seus maiores feitos está a convocação de três de seus atletas para a seleção inglesa para a Copa do Mundo em 1966, o mesmo número de jogadores convocados do Manchester United para a mesma competição. Um destaque maior para Bobby Moore, do West Ham, que por ser capitão do English Team (seleção inglesa) levantou a taça da Copa do Mundo de 1966, e para Geoff Hurst e Martin Peters, dois atletas dos “Hammers” que marcaram gols da vitória por 4×2 na final da competição contra a Alemanha Ocidental. Uma das maiores rivalidades do West Ham é com o clube londrino Millwall Football Club, rivalidade esta que foi mostrada no filme ‘Green Street Hooligans’ ou ‘Hooligans’ de 2005 e por ‘Cass’ de 2008. Porém, esse clássico entre West Ham e Millwall não vem acontecendo dentro de campo, já que o Millwall oscila entre a segunda e terceira divisão do futebol inglês, enquanto o West Ham permanece a um bom tempo na primeira divisão. Por outro lado, os “Hammers” disputam clássicos contra grandes equipes de Londres que estão na principal divisão, como Arsenal, Tottenham e Chelsea.
Depois de falarmos um pouco sobre o West Ham, podemos contar um pouco sobre o seu novo estádio. O Estádio Olímpico de Londres, ou Olympic Stadium, começou a ser construído em 2008 para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Durante as Olimpíadas, o estádio foi usado exclusivamente para a disputa do atletismo e para as cerimônias de abertura e encerramento. De inicio, o Olympic comportava 80 mil pessoas, porém, como foram usadas arquibancadas provisórias, depois dos Jogos Paraolímpicos onde não eram necessários tantos lugares, a capacidade foi diminuída para 25 mil espectadores. Entre os principais projetistas do Olympic Stadium, está Team McAlpine, que também construiu o Emirates Stadium, a casa do Arsenal, e pela empresa HOK Sport que construiu o Estádio Olímpico de Sydney, usado nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000.