Técnico Luizomar no momento em que passou mal na partida contra o Brasília.

Técnico Luizomar no momento em que passou mal na partida contra o Brasília.

Nesta última sexta-feira (11) aconteceu o primeiro dos três confrontos entre Osasco/Vôlei Nestlé e Brasília Vôlei/Terracap pelas quartas-de-final da Superliga Feminina do Brasil. O time da casa saiu vencendo essa primeira partida por 3-0. Depois de ter vencido o primeiro set por 25/19, a equipe do Osasco foi conversar com sua comissão técnica durante o tempo técnico, mas de repente, o técnico do Osasco, Luizomar passou mal e caiu de costas no chão. E logo foi retirado de quadra e levado ao hospital, onde constataram que o técnico Luizomar teria sofrido um princípio de arritma cardíaca, mas mesmo assim teve que passar a noite de sexta para sábado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração de Osasco.

No momento, Luizomar está estável e deve deixar o hospital em breve. “Luizomar apresentou uma arritmia cardíaca no intervalo entre o primeiro e segundo sets do jogo de ontem. Foi levado consciente e orientado para o Hospital do Coração, onde a arritmia foi revertida. Passou a noite na unidade de terapia intensiva e está realizando exames complementares. Está clinicamente estável, e obtendo bons resultados nos exames. Deve receber alta ainda neste final de semana”, afirmou o Osasco em nota. Com essa situação, o técnico Luizomar provavelmente não poderá viajar para a cidade de Taguatinga, no Distrito Federal, para o segundo jogos contra o Brasília, que será no dia 14, às 21h, deixando a equipe para ser comandada por Jefferson Arosti, seu assistente.

Veja o vídeo do momento em que Luizomar passou mal: Clique aqui

Começo de carreira no vôlei

Luizomar treinando a equipe juvenil da seleção brasileira.

Luizomar treinando a equipe juvenil da seleção brasileira.

O pernambucano Luizomar de Moura já esta com quase 50 anos completados e desde os 11 anos já tinha o voleibol presente na sua vida. Nessa idade, o pequeno pernambucano começou a se interessar pelo esporte e com 16 anos iniciou sua carreira como atleta, jogando em pequenos clubes e se destacou nas seleções paulistas infanto-juvenil e juvenil. Quando chegou aos seus 19 anos, Luizomar graduou-se em Educação Física e começou a ensinar voleibol. Sua carreira no comando de uma equipe começou em 1995, quando foi o assistente de técnico Willian Carvalho, no Uniban de São Caetano/Mizuno. Posteriormente, ocupou a mesma função no Leites Nestlé e no BCN/Osasco.

Em 2000, Luizomar teve sua primeira chance como treinador. E logo no primeiro clube que comandou, Luizomar foi campeão da Superliga Feminina com o Flamengo. Pelo bom desempenho com o Flamengo, o técnico foi convidado à participar da comissão técnica da seleção feminina principal, sendo o auxiliar técnico de Marcos Aurélio Motta, entre 2001 e 2002. Durante essa mesma época, Luizomar esteve no Automóvel Clube de Campos (RJ), clube o qual pode contar com seu trabalha da temporada 2001-02 até 2004-05. No ano de 2003, Luizomar comandou a seleção brasileira infanto-juvenil e a juvenil, tendo conquistado títulos mundiais com ambas as seleções, como a medalha de bronze no Mundial disputado na Polônia. Na temporada de 2005-06, Luizomar foi para o Oi/Macaé, onde conseguiu a terceira colocação na Superliga feminina.

Carreira no Osasco

Luizomar com a camisa do Osasco.

Luizomar com a camisa do Osasco.

Em 2006, o técnico chegou ao Osasco, que na época era patrocinado pela Finasa (conhecido hoje como Bradesco Financiamentos). Logo em sua primeira temporada, Luizomar foi vice-campeão da Superliga Feminina, perdendo para o Rio de Janeiro, algo que aconteceu nas duas seguintes temporadas. Em 2009, a direção do Finasa anunciou que a equipe adulta do Osasco seria extinta, suspendendo todos os envolvidos, tanto comissão técnica como as atletas. Juntamente ao prefeito de Osasco da época, Emídio Pereira de Souza, Luizomar realizou negociações com alguns empresários locais e conseguiu garantir a permanência da equipe, o que fez com que assumisse o cargo de gerente administrativo. Depois disso, a empresa Nestlé anunciou que seria a nova patrocinadora da equipe, através da marca de leite de soja Sollys.

Em consequência disso, o agora Sollys/Osasco foi campeão do Sul-Americano de Clubes e foi vice-campeão paulista. Na temporada de 2009/10, a equipe conquistou seu tetra-campeonato da Superliga feminina em um jogo cheio de emoções, em que a ponteira Natália, revelada pelo próprio Luizomar, fez uma grande partida, ajudando a dar o título ao Osasco. Já na temporada de 2011/12, o Osasco conquistou ainda mais títulos. Primeiro o da Superliga Feminina, depois o Campeonato Sul-Americano, em seguida o inédito título do Campeonato Mundial e o título do Campeonato Paulista.

Na temporada deste ano, com o nome de Vôlei Nestlé/Osasco, a equipe participa mais uma vez da Superliga, tendo terminado a primeira fase na quarta colocação com dezesseis vitórias e seis derrotas, estando agora nas quartas-de-final, onde são disputadas três partidas na mesma etapa. Também participou da Copa do Brasil de Vôlei Feminino, a qual acabou saindo nas semifinais, perdendo para seu principal rival, Rexona-Ades/Rio de Janeiro.

Boas Apostas!