Venezuela – Equador (Copa América 2021)
Venezuela vs Equador se enfrentam no próximo domingo, dia 20 de Junho às 18h00, no Estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro). Este confronto é referente à 3ª rodada (fase de grupo, grupo B) da Copa América, 2021. Oficialmente as equipes em confrontos diretos se enfrentaram cerca de vinte e oito vezes, dos quais a Venezuela conquistou quatro vitórias a menos que o Equador, ou seja, o Equador superou a Venezuela vencendo quatorze vezes, ao passo que perdeu dez vezes para a Venezuela. Desse modo tiveram quatro empates. Já nos últimos cinco jogos a Venezuela obteve apenas empates, os quais foram três, no mais o Equador venceu as duas partidas; contudo, em 2017 e 2019, se enfrentaram em partidas amistosas onde terminaram empatados de 1×1 nos dos placares.
Análise Venezuela
A Venezuela nos jogos da Copa América apenas se defrontou com o Equador três vezes, dos quais foi superado, por 6×1, em seguida 4×0, e chegou a vencer uma partida por 1×0, a qual foi a última partida pela competição, realizado na temporada de 2011. A seleção venezuelana vem fazendo uma campanha muito medíocre com resultados irregulares, tanto que aqui na Copa América entra para seu segundo confronto e ainda não saboreou nenhuma vitória. No mais recente jogo enfrentou a Colômbia e empataram sem gol no placar.
A equipe estreou com derrota ao enfrentar a seleção anfitriã Brasil, do qual perdeu de goleada por 3×0. Já pelas Eliminatórias para Copa do Mundo, este ano realizaram duas partidas e também sem conquistar nenhuma vitória, no primeiro confronto perderam fora de casa, para os bolivianos por 3×1, em seguida empataram em casa sem gol frente a seleção uruguaia.
Com estes resultados péssimos a Venezuela ocupa a penúltima posição na tabela das Eliminatória para Copa do Mundo, ao passo que pela Copa América é o terceiro colocado, ficando atrás da Colômbia e do Brasil. Sendo que abaixo de si tem o Equador e Peru, os quais ainda realizaram apenas uma partida. Em resumo não se espera muito desta seleção face ao que vem mostrando em campo.
Provável Escalação: Fariñez; González, Martínez, Cumana, Del Pino, Moreno, La Mantia, Manzano, José Martínez, Cásseres e Aristeguieta.
Análise Equador
O Equador infelizmente não conseguiu nessa continuidade da competição das Eliminatórias para Copa do Mundo, somar algum ponto. Tendo visitado o Brasil, voltou derrotado sem nenhuma reação no placar, chegando a perder para a seleção brasileira por 2×0, em seguida recebeu em casa a seleção peruana e perdeu por 2×1.
Contudo, de modo geral o time chegou a realizar seis confrontos pelas Eliminatórias para Copa do Mundo vigente, dos quais obteve um aproveitamento apenas regular. Pois, conquistou três vitórias e sofreu três derrotas sem empate. Tal desempenho colocou a seleção equatoriana na terceira posição na tabela classificatórias, atrás da Argentina e do Brasil, líder.
Pela Copa América entra para sua segunda partida, sendo na estreia perdeu para a Colômbia por 1×0. Portanto, está atrás da Venezuela, na quarta posição com um jogo a menos. A equipe tem sido funcional no setor de ataque, mas é também descuidada na defesa, ou seja, até aqui já sofreu oito gols e marcou treze. Assim devem fazer de tudo para evitar qualquer resultado negativo para avançar acima na ponta da tabela.
Provável Escalação: Ortíz; Arboleda, Estupiñán, Preciado, Hincapié, Martínez, Méndez, Plata, Caicedo, Valencia e Estrada.
Dica de Prognóstico
As duas seleções em questão estão com sede de vitória, porque até aqui, ainda não venceram na competição. A Venezuela vem de uma derrota e um empate, ao passo que o Equador com um jogo a menos, sofreu uma derrota na estreia. É impreciso determinar um vencedor para confronto em função da irregularidade que ambos os times vêm mostrando em campo. Portanto, a lógica em termos de placar, aponta para provável dois ou três gols marcados, por razões de ineficiência que os elencos apresentam como comportamento em campo.