Vasco da Gama – Fortaleza (Brasileirão)
O gramado do Estádio São Januário vai acolher nesse próximo sábado as equipes do Vasco da Gama e do Fortaleza, por conta da calendarização da 9.ª rodada da Série A do Brasileirão 2025, numa fase em que os times chegam separados por apenas três pontos, porém em momentos de forma bem distintos.
A equipe orientada pelo técnico Fernando Diniz, que fez a sua estreia como sucessor a título definitivo de Fábio Carille com derrota continental frente ao Lanús, não vence há mais de um mês e soma mesmo quatro derrotas consecutivas, o que a deixa na zona de rebaixamento à Série B. Do outro lado, estará o time liderado por Juan Pablo Vojvoda, que recuperou algum ânimo com a goleada no regresso às vitórias da última rodada, diante do Juventude. Em caso de vitória, os visitantes podem deixar a zona de acesso à Copa Sul-Americana e aproximar-se da zona de classificação às pré-eliminatórias da Copa Libertadores.
Análise Vasco da Gama
A equipe do Vasco da Gama tem sido incapaz de acompanhar o peso das expectativas de se envolver na briga pelo acesso à Copa Libertadores da próxima temporada, chegando a essa rodada bem aflita em termos classificativos, com apenas sete pontos somados, juntamente com o Juventude (dois acima do Santos e dois atrás de São Paulo, Grêmio, Vitória e Internacional), na 17.ª posição – a primeira em zona de rebaixamento. Nos oito jogos realizados, a equipe carioca somou apenas duas vitórias, um empate e cinco derrotas já, com sete gols marcados e 11 gols sofridos.
Numa sequência de quatro derrotas consecutivas, a equipe do Vasco da Gama atravessa uma crise de resultados séria e da qual tem sido complicado sair. Aliás, a contratação de Fernando Diniz, ex-selecionador brasileiro, vai no sentido preciso de conferir maior competitividade ao time, que era apontado a brigar pela primeira metade da classificação, no mínimo.
Na última rodada da Série A, antes da estreia de Diniz, o Vasco foi derrotado na visita do passado fim-de-semana ao terreno do Vitória, depois de perder para Palmeiras (0-1, em casa) e Cruzeiro (0-1, fora de portas). Na última quarta-feira, o Vasco jogava partida importante na fase de grupos da Copa Sul-Americana, tendo perdido fora com os argentinos do Lanús, por 0-1, ficando a depender de uma vitória na última rodada contra o Melgar, para garantir o acesso aos 16 avos de final da competição.
Provável Escalação: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo, Lucas Piton, Hugo Moura, Tchê Tchê, Coutinho, Rayan, Nuno Moreira e Vegetti
Análise Fortaleza
A equipe do Fortaleza tem vindo a realizar um trajeto equilibrado tendo em conta as suas expectativas e chega a essa rodada com registro de 10 pontos, a par de Mirassol e Corinthians, a ocupar o 11.º lugar do quadro classificativo da Série A, um ponto atrás do Botafogo e um à frente de outras quatro equipes. Nos oito jogos disputados no campeonato, o coletivo liderado por Vojvoda somou duas vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, com saldo muito interessante de 10 gols marcados e cinco gols apenas sofridos – o que lhe faz estar entre as defesas menos batidas do Brasileirão.
Apesar de só ter três vitórias nos últimos 13 encontros realizados, o time do Fortaleza soma sete jogos consecutivos sem conhecer o amargo sabor da derrota, o que lhe confere o estatuto de adversário complicado de enfrentar por estes dias. Na última rodada do Brasileirão, a equipe de Vojvoda chegou ao terceiro jogo consecutivo na Série A a somar pontos, com exibição de arromba frente ao Juventude, a quem venceu por 5-0, depois de empatar fora com o São Paulo (0-0) e o Sport Recife (0-0).
Na última noite, a equipe do Fortaleza recebeu o Atletico Bucaramanga na fase de grupos da Copa Libertadores à procura de um trunfo que fechasse as contas da classificação para os oitavos de final, mas não materializou a supremacia em gol, empatando a 0-0 e ficando dependente de um resultado positivo na última rodada, na visita ao Racing Club, para poder seguir em frente – isto caso os colombianos também cumpram a sua tarefa contra o eliminado Colo Colo, no Chile.
Provável Escalação: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Mancha, Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Rossetto e Martínez; Marinho, Lucero e Breno Lopes
Dica de Prognóstico
Ótimo embate em perspetiva, naquela que será a estreia de Fernando Diniz como novo técnico do Vasco no São Januário e também no campeonato brasileiro. Com a injeção de moral da chegada do novo treinador, a equipe anfitriã promete apresentar uma energia renovada e lutar de forma séria por quebrar a crise, com concentração competitiva elevada e uma postura equilibrada entre o processo defensivo e ofensivo. Já o Fortaleza é um time taticamente coeso, por norma, e não deve abdicar do seu equilíbrio nessa deslocação, mas certamente terá muito espaço para poder explorar. Assim, se prevê um duelo repartido e com espaços para que os dois times criem um número interessante de boas ocasiões de gol.
As Melhores Casas de Apostas