Universidad de Chile – Vasco da Gama (Copa Libertadores)
Universidad de Chile e Vasco da Gama enfrentam-se no Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos (Santiago de Chile), às 21:30 do dia 22/05/18. Esta partida é válida pela 6ª rodada (fase de grupos) da Copa Libertadores de 2018. O Universidad de Chile chega para esta sexta rodada ocupando a terceira posição do grupo 5 com cinco pontos conquistados. Em cinco jogos realizados venceu um, empatou dois e perdeu dois, tendo marcado dois gols e sofrido nove, se encontrando desta forma com um saldo negativo de sete gols.
Em suas duas partidas disputadas em seus domínios pela Libertadores o Universidad de Chile não passou de dois empates. Em seu primeiro compromisso a equipe empatou em 1-1 diante do Racing. Já na segunda partida a igualdade veio diante do Cruzeiro (0-0). Nestas condições demonstrou que vem deixando a desejar ofensivamente, porém, o seu setor defensivo tem funcionado, pois enquanto marca em média apenas 0.50 gols, sofre em média também apenas 0.50 gols por partida. Outro dado importante é que a equipe também vem encontrando dificuldades para vencer pelo Campeonato Chileno em seus domínios, pois até aqui foram sete duelos, ficando com apenas três vitórias e ao mesmo tempo com a derrota em sua maioria, ou seja, quatro em seu todo. Já neste contexto, apesar do seu setor ofensivo estar funcionando, vem ao mesmo tempo deixando espaços em seu setor defensivo. Lembrando que o Universidad de Chile atualmente após quatorze rodadas figura na quarta posição de seu campeonato.
Vale observar que o seu momento por suas competições não é positivo, pois chega para esta partida com apenas uma vitória diante de seus últimos nove compromissos. Para esta que é a última rodada o técnico deverá estar focado também no rendimento defensivo de sua equipe, pois destacou o seu último resultado, onde na derrota frente ao Palestino por 1-2 sofreu seus dois gols em apenas um intervalo de três minutos. Outro dado é que a equipe deverá neste duelo buscar a classificação para a Sul-Americana, pois para ficar com uma vaga nas oitavas, terá que vencer esta partida e reverter a grande diferença no saldo de gols em relação ao segundo colocado, fora contar com o resultado negativo do Cruzeiro. Lembrando que neste duelo L. Reyes está fora, pois cumpre suspensão.
Provável escalação: F. De Paul, Rafael Vaz, A. Contreras, D. Pizarro, M. Rodríguez, G. Lorenzetti, J. Beausejour, F. Seymour, A. Araos, I. Díaz, N. Guerra.
O Vasco da Gama chega para esta sexta rodada ocupando a quarta e última posição do grupo 5 com apenas dois pontos conquistados. Em cinco jogos disputados empatou dois e perdeu três, tendo marcado um gol e sofrido dez, se encontrando desta forma com um saldo negativo de nove gols.
Atuando afastado de sua torcida em quatro jogos realizados no total venceu em sua maioria, ou seja, foram dois triunfos, também um empate e ainda somente uma derrota. Vale lembrar que o Gigante da Colina entrou na segunda fase da pré-libertadores. Apesar de ter triunfado em dois jogos, vem neste contexto deixando a desejar em ambos os setores, pois apresenta em média 1 gol marcado e 2 sofridos por duelo. Outro dado é que a equipe está tendo que se dividir em três competições, ou seja, além do Torneio Continental, também disputa o Brasileiro, onde empatou seis dois jogos fora de casa e no momento figura na sexta posição, fora a Copa do Brasil, onde perdeu o primeiro confronto das oitavas frente ao Bahia (3-0).
Para esta partida a equipe Brasileira e como o seu adversário chega não vivendo o seu melhor momento, pois vem para esta partida com apenas uma vitória diante de seus últimos oito confrontos por suas competições. Nesta que é a última rodada da fase de grupos a equipe tem como objetivo uma vaga para a próxima Sul-Americana. Como fator positivo podemos destacar que no seu último compromisso empatou fora frente ao Flamengo (1-1) no clássico carioca pelo Brasileirão, onde o técnico Zé Ricardo entendeu como sendo este um bom resultado, pois destacou a concentração e a inteligência da equipe. Outro dado importante é que a equipe chega com chances de ficar com a vaga para a próxima Sul-Americana, porém, e para isto, precisa vencer o Uniersidad de Chile por dois ou mais gols de diferença devido ao critério de desempate saldo de gols.
Provável Escalação: M. Silva, Bruno Silva, Werley, Paulão, Yago Picachu, Henrique, Wellington, Thiago Galhardo, A. Ríos, Rildo, Evander.
Nestas três partidas realizadas podemos observar que o Univesidad de Chile leva vantagem após vencer dois jogos. Também ocorreu um empate. Outro dado é que nos últimos dois confrontos ambas não marcaram, fora o fato de que em todos os duelos o placar final não superou dois gols. Destacando que em única partida disputada em casa, os Chilenos triunfaram.
Vasco da Gama | 0-1 | Univ de Chile | Libertadores 2018 |
Univ de Chile | 2-0 | Vasco da Gama | Sul-Americana 2011 |
Vasco da Gama | 1-1 | Univ de Chile | Sul-Americana 2011 |
Esta deverá ser uma partida disputada de uma forma mais aberta, principalmente por parte do Vasco que deverá contribuir com este fato, pois precisa buscar a vitória por dois ou mais gols de diferença para assim ficar com a vaga para a próxima Sul-Americana. Já o Universidad de Chile apesar de estar uma posição acima, deverá mesmo lutar também por esta vaga, devendo buscar no máximo dificultar a vida do Vasco, seu concorrente direto, fora o fato de atuar diante de sua torcida e poder ser aproveitar das subidas em seu campo.
Visto isto e analisando o contexto mencionado, optar por uma partida com pelo menos dois gols marcados deverá ser uma boa opção, pois se o confronto terminar apenas com dois gols marcados, teremos como segurança o nosso investimento devolvido. Lembrando que ambas são as equipes que mais sofreram gols dentro do grupo até o momento.