Turquia – Geórgia (UEFA EURO 2024)
Em um jogo previsto para a próxima terça-feira, ainda pela 1ª rodada da fase de grupos do Campeonato Europeu 2024, a seleção nacional da Turquia irá encarar sua congênere da Geórgia, no gramado do Signal Iduna Park, em Dortmund. O encontro estará inserido nas contas do Grupo F, onde competem também Chéquia e Portugal, que estreiam logo depois. A equipe orientada pelo treinador nacional Vincenzo Montella foi dona de uma bela campanha de qualificação para esta fase final e alimenta a esperança de conseguir ultrapassar a fase de grupos, em um grupo que poderia ter sido pior para os turcos. Pela frente, estará a formação a cargo do técnico de nacionalidade francesa Willy Sagnol, que comemorou com os georgianos a primeira classificação de sempre para uma grande prova de seleções internacional. Na estreia absoluta em Eurocopas, os georgianos pretendem deixar um bom nome para o seu futebol e remar contra a maré das expectativas frente a Portugal, Turquia e Chéquia.
Análise Turquia
A seleção nacional da Turquia tem falhado a presença de forma notória nas últimas edições das maiores competições de seleções do mundo, sendo que nas últimas duas participações na Eurocopa não conseguiu ir além da fase de grupos. Neste Grupo F, as expectativas são de que a equipe às ordens de Vincenzo Montella possa garantir a qualificação, até porque em um patamar competitivo claramente superior, em termos teóricos, terá apenas a equipe nacional portuguesa.
Na fase de qualificação europeia, a Seleção Turca superou as expectativas, ao terminar na 1ª posição da tabela classificativa do Grupo D, com 17 pontos, um acima da favorita Croácia e cinco acima do País de Gales. Nas oito rodadas de qualificação, a equipe de Montella somou cinco vitórias, dois empates e uma derrota, com 14 gols marcados a favor e sete gols contra. A equipe mostrou na maior parte de suas atuações uma segurança defensiva interessante, bem como processos de jogo ofensivo coletivos bem assimilados.
Depois de passar por uma sequência de resultados bastante positiva, a Turquia chega algo pressionada a essa estreia no Euro 2024, depois de ter sido incapaz de vencer nas últimas cinco aparições competitivas, sendo que a última vitória até foi contra a Alemanha, anfitriã da competição, em novembro passado, por 3-2. Na preparação mais recente para a fase final do torneio, a equipe de Montella perdeu para a Polônia, por 1-2, e empatou com a Itália, em 0-0.
Escalação Provável: Cakir; Celik, Demiral, Ayhan, Kadioglu; Ozcan, Calhanoglu; Kahveci, Akturkoglu, Yildiz; Yilmaz
Análise Geórgia
A equipe nacional da Geórgia vai cumprir em 2024 a primeira competição internacional (entre Copas do Mundo e Eurocopas) de sempre na história do seu país, havendo por isso a curiosidade de perceber como é que o coletivo de Willy Sagnol se irá comportar perante adversários com maior peso histórico e com expectativas mais elevadas. O Grupo F trará a concorrência de Portugal, Turquia e Chéquia. A força do compromisso coletivo e do rigor defensivo deverá constituir a principal valência da equipe georgiana, que estará livre de grandes expectativas e pressão.
Foi graças à prestação na Liga das Nações que a Geórgia conseguiu carimbar o bilhete para esta Eurocopa 2024, ao vencer nos play-offs o Luxemburgo (2-0) e a Grécia (1-0, nas cobranças de pênaltis). Na qualificação regular, a equipe de Sagnol tinha terminado no 4º lugar da tabela classificatória do Grupo A, com oito pontos, três abaixo da Noruega. Nos oito jogos de qualificação, os turcos somaram duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, com 12 gols marcados e 18 gols sofridos.
Em termos motivacionais, dificilmente a Geórgia poderia almejar chegar melhor a esta estreia na Eurocopa contra a Turquia, em Dortmund, visto que somou cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota nas últimas sete partidas realizadas. Depois de perder frente à Espanha (1-3), na última rodada da fase de qualificação regular para o Euro, a Geórgia venceu Luxemburgo e Grécia, acabando por realizar em junho apenas um jogo de preparação, onde foi capaz de superar a seleção de Montenegro, com triunfo moralizador por 3-1.
Escalação Provável: Mamardashvili; Kverkvelia, Kashia, Dvali; Kakabadze, Kiteishvili, Kochorashvili, Shengelia, Chakvetadze; Kvaratskhelia, Mikautadze
Dica de Prognóstico
Na estreia na fase de grupos da Eurocopa, será a Turquia a equipe que dessas duas tenderá a sentir mais o peso da pressão na luta pela vitória, já que enfrenta uma estreante Geórgia, que faz da força coletiva e da organização defensiva algumas das suas principais virtudes, que lhe permitiram chegar até aqui. Assim, espera-se um jogo onde a equipe de Vincenzo Montella consiga ser dominante na gestão da posse e na envolvência ofensiva, sem deixar de tentar impor uma reação rápida e eficaz à perda, de forma a assegurar de maneira eficiente os equilíbrios tático-defensivos. Como tal, espera-se uma partida mais trancada taticamente e sem muito espaço para que o rasgo individual sobressaia eficazmente, pelo que o melhor investimento estará no mercado de Total de Gols, a favor de Menos de 2,5 gols, com cotação de 1.74 na Betsson.
Casas de Apostas com os melhores Bónus
[betfair]