O prêmio Puskás é concedido anualmente ao autor do gol mais bonito do ano no mundo inteiro. O vencedor no ano de 2015 foi o brasileiro Wendell Lira, na ocasião da premiação no evento na sede da FIFA em Zurique na Suíça,  o jogador emocionado citou a passagem bíblica de David e Golias, por ter vencido o nada mais nada menos que cinco vezes melhor do mundo Lionel Messi, que também concorria ao prêmio Puskás daquele ano. Meses após receber a premiação, anunciou sua aposentadoria dos gramados e lançou sua nova profissão, youtuber no ramo de vídeo games. Esta é a oitava edição do Prêmio Puskás, criado em homenagem ao ex-jogador húngaro, atacante do Real Madrid nos anos 50 e 60. Os vencedores foram: Cristiano Ronaldo (2009), Hamit Altintop (2010), Neymar (2011), Miroslav Stoch (2012), Zlatan Ibrahimovic (2013), James Rodríguez (2014) e Wendell Lira (2015).

Neste ano de 2016, no dia 21 de novembro, a FIFA anunciou a lista de 10 gols mais bonitos do ano, mais precisamente no período entre setembro de 2015 e setembro de 2016. Entre os jogadores mais conhecidos, estavam Neymar e Lionel Messi, porém os três finalistas acabaram sendo Marlone do Corinthians, a jogadora Daniuska Rodríguez da seleção Sub-17 da Venezuela e o jogador Mohd Faiz Subri, do Penang FA.

Os concorrentes do brasileiro Marlone

Daniuska Rodríguez e Mohd Faiz Subri.

Daniuska Rodríguez e Mohd Faiz Subri.

Como o Brasil não terá representante entre os melhores jogadores do mundo no ano de 2016, pelo menos poderemos torcer por um brasileiro no prêmio Puskás, o brasileiro Marlone. Por isso, os outros dois atletas desconhecidos tornam-se concorrentes do brasileiro. O prêmio Puskás já mostrou ser bastante democrático, até mesmo que no ano passado, o grande vencedor foi o desconhecido jogador do Goianésia em um gol válido pelo Campeonato Goiano.

Agora mais uma vez, a premiação colocou entre os três finalistas, jogadores que não possuem tanta expressão no cenário mundial, mas que fizeram lindos gols que valem o prêmio. Um dos  concorrentes do brasileiro Marlone é a  jogadora Daniuska Rodríguez da seleção Sub-17 da Venezuela que fez um lindo gol em jogo válido pelo Sul-Americano Sub-17, em um lance de categoria, driblou duas oponentes dentro da área, defendendo muito bem o domínio da bola, escorando com o próprio corpo driblou a primeira adversária  e com drible rápido de futebol de salão, fez a segunda oponente cair no chão, após isso emendou um chute forte no ângulo, sem chances para a goleira adversária.

Outro concorrente do brasileiro é o jogador Mohd Faiz Subri, do Penang FA da Malásia, que fez uma pintura de gol na partida contra o Pahang, em fevereiro, pelo Campeonato Malaio. Mohd bateu uma falta do lado esquerdo do ataque a uns cinco metros do bico da grande área. O jogador bateu com o pé direito de três dedos, a bola inicialmente parecia que ia para fora, mas fez um curva inacreditável, entrando no ângulo inverso do goleiro, realmente uma curva improvável, lindo gol.

Marlone

Marlone em lance do gol que o credenciou a finalista do Prêmio Puskás.

Marlone em lance do gol que o credenciou a finalista do Prêmio Puskás.

O finalista brasileiro deste ano no Prêmio Puskás é o jogador do Corinthians Johnathan Marlone Azevedo da Silva, ou simplesmente Marlone. O jogador de 24 anos fez um belo gol em partida válida pela Copa Libertadores da América na Arena Corinthians contra o Cobresal. A pintura aconteceu em um lance de contra-ataque, após um cruzamento vindo do lateral-direito, Marlone que estava próximo a meia lua da grande área, matou a bola no peito, porém a bola subiu de mais, dando tempo de o jogador fazer um movimento de voleio a meia altura e finalizar no canto esquerdo do goleiro adversário, um chute sem defesa, um golaço.

Considerado como intruso na lista dos 10 gols mais bonitos, na fase anterior da  premiação, o  meia Marlone, agora finalista da premiação, pode ser o terceiro brasileiro a vencer o prêmio Puskás. Já venceram Neymar (2011) e Wendell Lira (2015).  Marlone é uma jovem promessa que foi revelado pelo Vasco da Gama e teve passagens pelo Cruzeiro, Fluminense e Sport antes de chegar ao Corinthians. Em sua breve trajetória no mundo do futebol, conquistou pelo Vaso da Gama o Campeonato Carioca de Juniores (2010), pelo Cruzeiro o Campeonato Mineiro (2014) e o Campeonato Brasileiro (2014). Além dos títulos em equipe, o jogador recebeu um prêmio individual de Melhor jogador do Vasco da Gama na temporada 2013.

 

Boas Apostas!