A FIFA (Federação Internacional de Futebol) concede anualmente o prêmio de “Treinador do Ano da FIFA”, a premiação acontece desde 2010, quando o técnico José Mourinho foi o eleito. Em 2011 o vencedor foi Josep Guardiola, em 2012 Vicente del Bosque, em 2013 Jupp Heynckes, em 2014 Joachim Low e em 2015 Luis Enrique.

José Mourinho, primeiro premiado em 2010.

José Mourinho, primeiro técnico a receber o prêmio em 2010.

A premiação do melhor técnico do ano, tanto de clubes quanto de seleções, teve uma prévia no dia 02 de novembro, quando a FIFA anunciou os dez melhores técnicos, agora no dia 02 de dezembro foram revelados os três melhores e o grande vencedor terá seu nome revelado no dia 09 de janeiro de 2017 na sede da FIFA em Zurique, na Suíça.

A lista dos dez indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo deste ano foram: Zinédine Zidane (Real Madrid), Diego Simeone (Atlético de Madrid), Fernando Santos (Portugal), Claudio Ranieri (Leicester City), Mauricio Pochettino (Tottenham), Luis Enrique (Barcelona), Jürgen Klopp (Liverpool), Pep Guardiola (Bayern de Munique / Manchester City), Didier Deschamps (França) e  Chris Coleman (País de Gales).

A votação para definir tanto dos três melhores quanto o grande vencedor tem 50% dos seus votos computados pelos treinadores e capitães de todas as seleções filiadas a FIFA, 25% por jornalistas escolhidos pela FIFA e 25% por votação popular pela internet. As votações iniciaram-se em 04 de novembro e encerraram-se no dia 22 de novembro. O três finalistas deste ano foram Claudio Ranieri, do Leicester, Fernando Santos, da seleção de Portugal, e Zinédine Zidane, do Real Madrid.

Claudio Ranieri, do Leicester

Técnico Claudio Ranieri com a taça da Premier League 2015/16.

Técnico Claudio Ranieri com a taça da Premier League 2015/16.

O italiano Claudio Ranieri de 65 anos se destacou pela excelente campanha do Leicester City, que foi campeão inglês da temporada 2015/16, surpreendendo a todos. O próprio técnico diz que a ideia inicial do time era não cair para a segunda divisão, porém o time encaixou tão bem e o clima entre os jogadores era tamanho que conquistou de forma inquestionável um dos maiores e mais importantes campeonatos nacionais entre clubes do mundo. Ranieri foi nomeado o melhor treinador da Premier League (Campeonato Inglês) do ano e inclusive ganhou uma medalha de Honra ao Mérito.

Ranieri é um ex-jogador que teve sua carreira futebolística toda na Itália, atuando como zagueiro. Ranieri foi revelado na Roma em 1973, passando também pelo Catanzaro, Catania e encerrando sua carreira no Palermo em 1986. Iniciou sua carreira de técnico no clube italiano Puteolana, passou também entre outras equipes italianas como Cagliari, Napoli, Fiorentina, Parma, Juventus, Roma e Internazionale. Treinou os clubes espanhóis Valencia e Atlético de Madrid, o francês Monaco a seleção da Grécia e enfim o Leicester City, time qual ainda comanda.

Fernando Santos, da seleção de Portugal

Técnico Fernando Santos com a taça da Eurocopa 2016.

Técnico Fernando Santos com a taça da Eurocopa 2016.

O técnico Fernando Santos levou a seleção de Portugal à conquista da Eurocopa da França, difícil torneio entre seleções da Europa, que contou com as seleções da Alemanha, Itália, Bélgica, Inglaterra, Espanha, além da anfitriã França entre outras. O técnico Fernando Santos contou com o craque Cristiano Ronaldo e o jovem recém revelado Renato Sanches, porém não dependeu exclusivamente destes jogadores, o que vimos foi um time compacto em bem montado que alcançou uma conquista improvável com muito mérito.

O técnico português de 62 anos continua no comando da seleção portuguesa e tem total confiança da FPF (Federação portuguesa de futebol) para prosseguir com seu trabalho. Iniciou sua carreira de treinador no clube português Estoril Praia em 1987, ficando longos 7 anos no comando. Em sua carreira de técnico, Fernando  Santos praticamente passou alternando entre clubes portugueses e gregos, até alcançar as duas seleções de ambos países. Passou pelos seguintes clubes portugueses além do Estoril Praia, Estrela da Amadora, FC Porto, Sporting e Benfica. Os clubes gregos foram AEK Atenas, Panathinaikos e PAOK, chegando a seleção da Grécia em 2010, ficando durante 4 anos no comando, chegando à seleção de Portugal em 2014 e permanecendo no comando até hoje.

Zinédine Zidane, do Real Madrid

Técnico Zidane com a taça da Liga dos Campeões 2015/16.

Técnico Zidane com a taça da Liga dos Campeões 2015/16.

Zinédine Zidane é sem dúvida alguma um grande profissional do futebol, grande jogador que conquistou inúmeros títulos em sua carreira e foi um ícone de uma geração. Após se aposentar como jogador do Real Madrid em 2006, passou por grande período de estudo e cursos e na temporada de 2013/14 foi auxiliar técnico do Real Madrid e desde 2014 vinha sendo técnico da equipe B do Real Madrid. Em 2016 assumiu o time principal do Real Madrid e não decepcionou, conquistando a Liga do Campeões da UEFA de 2015/16 e a Supercopa da UEFA de 2016.

Zinédine Zidane iniciou sua carreira futebolística na França, país onde nasceu, atuou em alguns clubes franceses na categoria de base, acabou sendo revelado profissionalmente pelo Cannes em 1988 e em 1992 foi para outro clube francês, o Bordeaux. Em 1996 foi para o clube italiano Juventus e chegou ao Real Madrid em 2001, onde atuou até 2006, encerrando sua carreira de jogador de futebol. Conquistou um título pelo Bordeaux, seis pela Juventus, seis pelo Real Madrid. Serviu a seleção francesa de 1994 à 2006, sendo personagem principal na conquista da Copa do Mundo da França, onde na final marcou dois gols na vitória por 3×0 sobre o Brasil. Ainda foi campeão da Eurocopa em 2000 com a seleção francesa.

Boas Apostas!