A FIFA anunciou as três finalistas que concorrem ao prêmio “Melhor Jogadora do Ano da FIFA” 2016. O prêmio que de 2010 a 2015 teve parceria da revista France Football, nomeado como Balon d’Or ou Bola de Ouro, que contava com votos de jornalistas de várias partes do mundo e dos capitães e técnicos das seleções nacionais. Porém agora em 2016, a entidade máxima de futebol, a FIFA, acabou não entrando em acordo com a revista francesa France Football e voltaram a fazer as premiações de forma separada, como já haviam sendo feitas as premiações antes de 2010.

A votação do prêmio de melhor jogadora do ano da FIFA 2016 foi votada com os seguintes critérios: 50% dos votos foram de capitães e treinadores de todas as seleções do mundo. A outra metade dos votos é dividida da seguinte forma, 25% de votos populares pela internet e 200 jornalistas escolhidos em seis continentes que fecham o restante dos 25% dos votos. Estas votações iniciaram-se no dia 04 de novembro e encerraram-se no dia 22 de novembro. A cerimônia de entrega do prêmio, que também terá outras quatro categorias (melhor treinador futebol feminino, melhor treinador futebol masculino, melhor jogador e Puskás), será realizada no dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

As gringas

Carli LIoyd, melhor do mundo em 2015.

Carli LIoyd, melhor do mundo em 2015.

As duas gringas que chegaram entre as três finalistas do prêmio foram uma norte americana e uma alemã. Muitas eram as concorrentes para o prêmio de melhor jogadora do ano de 2016, porém, após encerradas as votações, a FIFA comunicou no dia 02 de novembro o nome das três finalistas, são elas: a brasileira Marta que atua no Rosengard, a norte americana Carli LIoyd que atua no Houston Dash e a alemã Melanie Behriger que joga pelo Bayern de Munique.

A norte americana Carli LIoyd de 34 anos, foi a grande campeã do ano de 2015, vencedora do Balon d’Or, quando ainda a revista France Football e a FIFA premiavam juntamente a melhor do mundo. A americana viu a sua seleção ser eliminada nos quartos de final da competição olímpica. A alemã Melanie Behringer tem 31 anos e joga como meia, foi campeã olímpica com a Alemanha nos Jogos do Rio, marcou cinco gols na campanha vitoriosa e ajudou a Alemanha a ganhar a medalha de ouro olímpica. Junto com o time feminino do Bayern de Munique, conquistou a Frauen Bundesliga (Campeonato Alemão Feminino).

Marta, a maior vencedora

Marta, cinco vezes melhor do mundo.

Marta, cinco vezes melhor do mundo.

A brasileira Marta de 30 anos atua como atacante do clube sueco FC Rosengard. Pelo seu atual clube, Marta já conquistou cinco títulos do Campeonato Sueco Feminino (2007, 2008, 2012, 2014 e 2015). Agora Marta pode conquistar seu sexto título, o Campeonato está na 22ª rodada e o time de Marta é o vice-líder, até agora no Campeonato Sueco Feminino, Marta marcou 13 gols em 19 jogos. Marta é nomeada pela 12.ª vez em 13 anos, e aparece na lista mesmo que o Brasil tenha passado pela desilusão de ficar em quarto lugar nas olimpíadas.

No ano passado ficou de fora por consequência da campanha ruim do Brasil no Mundial do Canadá, mesmo assim, Marta é a maior vencedora da premiação, com cinco troféus, além de três segundas colocações e dois terceiros lugares. A última conquista da atacante do FC Rosengard no prêmio aconteceu em 2010, quando chegou a defender o Santos. Marta tem sido referência na seleção brasileira há muitos anos e tem lutado pela causa do futebol feminino no Brasil, mostrando a realidade incompatível das atletas brasileiras. A solução de muitas jogadoras brasileiras tem sido fazer carreira fora do Brasil, no caso de Marta, tem se dado muito bem no time sueco FC Rosengard.

Boas Apostas!