Tottenham – AZ Alkmaar (Liga Europa)
Nessa próxima quinta-feira, as equipes do Tottenham e do AZ Alkmaar irão se enfrentar por conta do jogo da volta dos oitavos de final da Liga Europa, no gramado do Tottenham Hotspur Stadium, em Londres, após a derrota dos ingleses (0-1) na visita aos Países Baixos da última semana.
A formação tecnicamente dirigida por Ange Postecoglou observa com redobrada atenção a possibilidade de garantir a qualificação para a próxima etapa e chegar longe nessa edição da segunda maior competição de clubes da UEFA, até porque vem realizado uma campanha bem pobre no campeonato inglês e chegar à final da Liga Europa poderia representar uma espécie de salvação da temporada. Para isso, os “spurs” terão de afastar o coletivo a cargo do técnico Maarten Martens, que a nível interno tem sido incapaz de corresponder inteiramente às expectativas delineadas inicialmente, mas que nas competições europeias tem sido destaque, em especial depois de afastar o Galatasaray no “play-off” anterior.
Análise Tottenham
O time do Tottenham tem vindo a realizar um trajeto bem abaixo das expectativas inicialmente criadas na sua temporada, seguindo no 13.º posto do quadro classificativo da Premier League nessa altura, com os mesmos 34 pontos de registro do Manchester United, um ponto acima do Everton e do West Ham e a quatro pontos de distância do Brentford. Em 28 partidas, o saldo total da equipe liderada pelo treinador Ange Postecoglou incluiu 10 vitórias, quatro empates e 14 derrotas, com 55 gols marcados e 41 gols sofridos.
Longe do momento de maior confiança na sua temporada (desde outubro que a equipe não consegue vencer mais do que dois jogos consecutivos…), o time do Tottenham vai tentar virar a eliminatória dos oitavos de final da Liga Europa a seu favor depois de três jogos consecutivos sem ganhar. A pressão estará assim em alta, até porque há uma semana atrás o coletivo de Postecoglou sentiu muita dificuldade para transformar o seu domínio territorial em criatividade na visita ao terreno do AZ Alkmaar, onde perdeu por 0-1, oferecendo consideravelmente mais chances ao adversário do que aquelas que criou
No regresso aos jogos do campeonato, a tentar reagir à derrota anterior com o Manchester City (0-1), a equipe do Tottenham foi incapaz de conseguir melhor do que um ponto diante do Bournemouth, com quem empatou a 2-2, perante a própria torcida, tendo se livrado da derrota com gol na reta final da partida da autoria de Son Heung-Min (84’) a salvar desvantagem que chegou a ser de dois gols.
Provável Escalação: Vicario; Pedro Porro, Van de Ven, Romero, Udogie; Bergvall, Gray, Maddison; Johnson, Solanke, Son
Análise AZ Alkmaar
O time do AZ Alkmaar tem sido incapaz de realizar uma grande campanha na atual edição da Eredivisie, onde ocupa o 6.º lugar da tabela classificativa, com 43 pontos de registro, dois acima do Go Ahead Eagles e a um ponto de distância do Feyenoord, a três do Twente e a seis do Utrecht (zona de acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões). Em 24 partidas de campeonato, menos uma do que os quatro primeiros colocados do seu campeonato, o conjunto chefiado por Maarten Martens somou 13 vitórias, quatro empates e sete derrotas, com 40 gols marcados e 24 gols sofridos.
Com apenas um desaire nas últimas nove partidas realizadas, onde foi capaz de ter sucesso em sete das nove ocasiões, a equipe do AZ Alkmaar chegará à capital inglesa com os índices de confiança e motivação reforçados. No fim-de-semana, a equipe de Martens “folgou” de modo a chegar fisicamente fresca a essa partida da volta dos oitavos de final da Liga Europa, onde um empate bastará para fechar a classificação para a próxima etapa. Isso porque, na última quinta-feira, o AZ fez bem o trabalho de casa e colocou em prática, vencendo o Tottenham, por 1-0, num jogo onde apesar de ter tido menos posse de bola (39% contra 61%) foi melhor equipe.
No jogo anterior, realizado por último para a Eredivisie, onde tem estado aquém do esperado na briga pela qualificação para a melhor competição europeia possível, a equipe do AZ Alkmaar foi surpreendida na deslocação ao terreno do Heerenveen, onde perdeu por 1-3, quebrando série de três vitórias seguidas no seu campeonato (onde vitimou os times do Sittard, 1-0; Zwolle, 2-0; e Willem II, 2-0).
Provável Escalação: Owusu-Oduro; Maikuma, Goes, Penetra, Wolfe; Clasie, Buurmeester, Koopmeiners; Poku, Parrott, Sadiq
Dica de Prognóstico
A necessitar de um triunfo para poder virar a eliminatória a seu favor, a equipe do Tottenham deverá promover uma entrada forte, pressionante e com boa dinâmica ofensiva coletiva nessa próxima quinta-feira, até para chegar rapidamente à vantagem e brigar pela classificação nos 90 minutos. Em vantagem, o time do AZ Alkmaar deve priorizar a organização tático-defensiva, visando preencher bem os espaços rumo ao seu gol, sem deixar de tentar aproveitar o espaço dado pelos ingleses para sair rapidamente em transição ofensiva.
Se prevê, por isso, um duelo interessante, de parada e resposta, onde ambos os sistemas defensivos venham a ser continuadamente testados, tornando a seleção mais interessante a opção pelo mercado de Mais de 2,5 gols, cotado a 1.63 na Betsson, no Total de Gols da partida.
As Melhores Casas de Apostas