Na Inglaterra, o final de semana fica marcado pela realização das oitavas da tradicional FA Cup. No primeiro jogo desta fase, disputado nessa manhã de sábado, os 19 mil espetadores presentes no Turf Moor assistiram a um resultado histórico. O Lincoln, da National League, eliminou o Burnley, time que ainda na semana passada travou o Chelsea em casa.
Para a história. O modesto Lincoln City Football Club milita na National League, equivalente à quinta divisão da Inglaterra, mas isso não impediu o time de ser protagonista nestas oitavas da FA Cup. Líder da competição que disputa com 64 pontos conquistados em 30 jornadas, o Lincoln City sonha com o acesso direto à League Two para a próxima temporada. Mesmo que não consiga assegurar esse objetivo, a temporada 2016/17 vai ficar para a história: Os “Reds Imps”, como são conhecidos, garantiram uma vaga entre os oito finalistas da Copa da Inglaterra. Com mais de cem anos de existência e apenas um campeonato da quarta divisão (1975/76) no seu palmarés, o Lincoln vive um dos momentos mais brilhantes da sua história.
A competição mais antiga do mundo costuma proporcionar algumas surpresas, sobretudo nas primeiras eliminatórias, mas esse feito do Lincoln é algo de bem transcendente. O início do percurso deste time na FA Cup 2016/17 obriga-nos a recuar até outubro, quando se superiorizou ao também modesto Guiseley AFC em duas partidas (0-0; 2-1). Seguiram-se o Altrincham (2-1) e o Oldham Athletic (3-2) – esse da League One -, para depois subir mais um degrau e defrontar o Ipswich Town. Ao abandonar Portman Road com uma igualdade a dois gols, o Lincoln levou a decisão para casa e venceu o adversário por uma bola a zero, garantindo o acesso aos 16 avos da competição. Aí, surgiu novo confronto de máxima exigência contra o Brighton & Hove Albion, time que disputa o Championship e é dado como um dos principais candidatos à subida de divisão. Numa tarde memorável no estádio Sincil Bank, o Lincoln esteve a perder, deu a volta ao placard e venceu por três gols a um. Agora, nesse início de tarde de sábado em Inglaterra, chegou a vez de passar por um adversário do primeiro escalão inglês. O Burnley, time que ainda não semana passada travou o líder Chelsea, caiu às mãos do modesto time do Lincoln. Chelsea, Liverpool e Everton não conseguiram vencer no Turf Moor. O Lincoln conseguiu.
Se o goleiro Paul Farman segurou o sonho do Lincoln treinado por Danny Cowley durante praticamente toda a partida, foi Sean Ragget quem tornou a sua concretização possível. A um minuto do fim, após cobrança de escanteio, o zagueiro de 23 anos empurrou a bola para a rede da baliza defendida por Tom Heaton, deixando toda a bancada destinada a adeptos do Lincoln em total apoteose depois de a equipe de arbitragem ter hesitado na decisão, sem saber se a bola havia ultrapassado a linha de gol na totalidade.
O Lincoln, time amador, garantiu o aceso às quartas da FA Cup, algo que não acontecia há mais de 100 anos, mais precisamente desde 1912, quando o Swindon Town chegou nessa fase. Agora, o Lincoln aguarda o desfecho das restantes partidas para conhecer seus potenciais adversários nas quartas da competição.
Boas Apostas!