Logo da segunda divisão do futebol chinês

Logo da segunda divisão do futebol chinês

A Chinese League One é uma competição da segunda divisão chinesa. Este campeonato conta com a participação de dezesseis equipes, que se enfrentam em jogos de turno e returno. Os dois primeiros colocados sobem para a divisão principal, a Chinese Super League e os dois últimos são rebaixados para a China League Two.

O campeonato da segunda divisão já teve vários campeões desde que mudou de nome em 2004 (antes chamava-se Jia B League), entre eles estão Henan Jiannye, campeão em 2013, Chongqing Lifan, campeão em 2014 e Yanbian Changbaishan, atual campeão. Além destes times, o Ghangzhou Evergrande, time onde jogava o brasileiro Elkeson, onde ainda jogam os também brasileiros Ricardo Boulart, Paulinho e é treinado por Felipão, time qual foi campeão em 2010.

Nesta temporada, a segunda divisão contará com cinquenta e quatro estrangeiros. Entre eles estão 13 brasileiros, Jadson, Luis Fabiano, Geuvânio que foram para o Tianjin Quanjian, Biro Biro que foi para o Shanghai Shenxin , Dorielton que está no Harbin Yiteng FC, Rodrigo Paulista que embarcou no Shenyang Dongjin, além de Jonny , Everton, Guto, William Paulista, Vicente, Japa e Rogerinho que foram para outro time da segundona.

O Clube Tianjin Quanjian

Atual escudo oficial do Clube, o qual já passou por três alterações desde 2006

Atual escudo oficial do Clube, o qual já passou por três alterações desde 2006

O Tianjin Quanjian Football Club  foi fundado em 2006, porém na época tinha outro nome (Tianjin Songjiang). O nome do clube mudou para Quanjian em 2015, após do dono da Quanjian Group (Shu Yuhui) comprar o clube. Atualmente jogando na segunda divisão da China, o clube está localizado na cidade de Tianjin, situada 140 km da capital Pequim. É uma das maiores cidades da China, com quase 15 milhões de habitantes ,maior que São Paulo que atualmente conta com 11 milhões de habitantes.

A cidade trata-se de um Polo industrial e um dos principais portos do norte da China, Tianjin é uma das quatro cidades do país com status de província, ao lado de Pequim, Xangai e Chongqing. Existe um certo nível de poluição nesta cidade, considerada a 11ª cidade mais poluída da China, isto porque é um polo industrial. Economicamente falando, trata-se de uma das maiores da China, e como todos sabemos a China é a primeira economia do mundo, isso significa muito dinheiro.

Falando de infraestrutura, o clube conta com um estádio  muito bom, (tianjin tuanbo football stadium) em um modelo de arena, novinha em folha, é moderna e tem capacidade para 40 mil torcedores, trata-se de um Centro Olímpico construído visando as Olimpíadas de Pequim. Para a construção da Arena, o clube teve um incentivo muito grande do Governo, o qual cedeu o terreno em um acordo que visa incentivar o mercado desportivo no país.

O responsável pelo Tianjin Quanjian

Estádio “tianjin tuanbo football” do Clube Tianjin Quanjian

Estádio “tianjin tuanbo football” do Clube Tianjin Quanjian

O time do Tianjin Quanjian foi comprado pelo empresário Shu Yuhui, que é o dono da Quanjian Group. Esta empresa atua no ramo da saúde, tendo uma rede de hospitais especializados no combate ao câncer. Ela também tem comércios com produtos de beleza, remédio e possui uma instituição de pesquisa também na área da saúde. Tendo um faturamento de cerca de R$ 16 milhões por ano, o milionário Shu Yuhui quer usar sua paixão por futebol para transformar o Tianjin em um time de alto nível, sendo uma potencia na Ásia.

Para fazer do Tianjin um time grande, o presidente procurou Vanderlei Luxemburgo, que teve passagem pelo Real Madrid, Flamengo e seleção brasileira. Vanderlei por sua vez, diz ter recebido outras propostas, mas que o projeto do time o agradou. “Recebei propostas de outros clubes, times da primeira divisão. Mas o projeto do Tianjin me atraiu”. O treinador também contou as vantagens que teria na equipe. “O presidente quer chegar ao topo e deu total liberdade para implantarmos nossas ideias. Estou levando mais de 10 profissionais brasileiros para lá, desde médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, tudo para passarmos nosso conhecimento”. Ele afirmou também querer deixar um legado no futebol chinês com seu trabalho. O empresário Shu Yuhui, antes de ter o próprio time, investia em publicidade em outra equipe do município, o Tianjin Teda, que está na primeira divisão. Vemos que o empresário tem grandes aspirações e deve conseguir sucesso neste ano de 2016, o objetivo principal é levar o Tianjin Quanjian para a principal liga da China, a Chinese Super League, primeira divisão do futebol chinês.

O time do Tianjin Quanjian

Luis Fabiano e Jadson foram os primeiros reforços apresentados

Luis Fabiano e Jadson foram os primeiros reforços apresentados

O time do Tianjin conta em sua maioria com jogadores chineses, tendo apenas três brasileiros, os já citados anteriormente Jadson, Luís Fabiano e Geuvânio, e dois jogadores de Hong Kong, Ng Wai Chiu e Jean-Jacques Kilama. Já a comissão técnica é toda formada por brasileiros, desde o técnico Vanderlei Luxemburgo, os preparadores físicos Daniel Félix e Diogo Linhares, até o fisiologista, Claudio Pavanelli e o analista de desempenho João Fonseca.

Para esta temporada, o clube investiu US$ 1 milhão em equipamentos de recuperação de jogares, além de investirem na parte de musculação, fisioterapia e tecnologia esportiva que podem ser comparadas as da Europa. O técnico Luxemburgo aceitou a proposta do clube, também por ter toda a liberdade para trabalhar e implementar suas ideias no time, visando sempre a melhora e evolução da equipe, isso levou o treinador a observar a carência no ataque do Tianjin e a propor a contratação de jogadores ofensivos, resultando na ida dos três brasileiros para a China. Luxemburgo também comentou que tem as condições financeiras para implementar um centro de treinamento moderno, o qual tentou fazer no Flamengo mas não teve as condições.

Na pré-temporada o clube fez uma boa escolha e veio ao Brasil. Os jogos  estão sendo realizados no interior de São Paulo, o Tianjin já realizou quatro amistosos, em todos o time chinês acabou perdendo. O primeiro foi contra o XV de Piracicaba, 2×1. Outro contra o Bragantino, perdendo de goleada por 4×0. O terceiro amistoso foi contra o Taubaté, dessa vez por 4×2, tendo pelo menos marcado dois gols. E o último foi contra o Vitória, derrota por 5×1. Destaque para Luís Fabiano, que já fez seu primeiro gol no time chinês, contra o Taubaté.

Boas Apostas!