Vivendo um momento conturbado nos bastidores com a demissão do técnico Sam Allardyce, a seleção da Inglaterra já tem que se preparar para a continuidade das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. O agora treinador interino da seleção inglesa, Gareth Southgate, divulgou no último domingo (02) a lista dos jogadores convocados que representarão a Inglaterra nas duas próximas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Ocupando atualmente a segunda colocação do Grupo F da competição, a equipe inglesa enfrentará na 2ª e 3ª rodada das Eliminatórias a seleção de Malta no próximo dia 08 e depois enfrentará a seleção da Eslovênia no próximo dia 11. Sem nenhuma surpresa na convocação, Southgate chamou jogadores já conhecidos na seleção inglesa e afirmou que o experiente Wayne Rooney continuará sendo o capitão da Inglaterra.

Wayne Rooney atuando pela seleção inglesa.

Wayne Rooney atuando pela seleção inglesa.

Goleiros: Joe Hart (Torino-ITA), Fraser Forster (Southampton-ING), Tom Heaton (Burnley-ING);

Defensores: Glen Johnson (Stoke City-ING), Kyle Walker (Tottenham-ING), Gary Cahill (Chelsea-ING), Phil Jagielka (Everton-ING), Chris Smalling (Manchester United-ING), John Stones (Manchester City-ING), Danny Rose (Tottenham-ING), Ryan Bertrand (Southampton-ING);

Meio-campistas: Eric Dier (Tottenham-ING), Jordan Henderson (Liverpool-ING), Dele Alli (Tottenham-ING), Jesse Lingard (Manchester United-ING), Michail Antonio (West Ham-ING), Alex-Oxlade Chamberlain (Arsenal-ING);

Atacantes: Theo Walcott (Arsenal-ING), Wayne Rooney (Manchester United-ING), Raheem Sterling (Manchester City-ING), Marcus Rashford (Manchester United-ING), Jamie Vardy (Leicester-ING), Daniel Sturridge (Liverpool-ING);

Demissão de Alllardyce

Sam Allardyce não é mais o treinador da seleção da Inglaterra.

Sam Allardyce não é mais o treinador da seleção da Inglaterra.

No fim de setembro, o treinador Sam Allardyce pediu demissão do comando técnico da seleção inglesa. Depois de apenas 67 dias como treinador da Inglaterra, o treinador entrou em acordo com a FA (entidade do futebol inglês) e deixou o cargo após ter sido denunciado pelo jornal “The Daily Telegraph” por corrupção. Em um vídeo divulgado pelo jornal, Allardyce aparece explicando, entre outras coisas, como burlar as leis do mercado de contratações na Inglaterra. A gravação fez parte da primeira de uma série de reportagens produzidas pelo jornal inglês sobre corrupção, que revelou que o treinador da seleção inglesa aceitou receber cerca de £ 400 mil (R$ 1,68 milhão) de uma empresa asiática, que na verdade não existia e que tinha sido criada pelo “The Daily Telegraph”, para ajuda-la a burlar as leis de transferência de atletas na Inglaterra. Depois da publicação da reportagem, o presidente da FA, Greg Clarke, abriu uma investigação sobre o caso e alguns dias depois a entidade de o técnico Sam Allardyce entraram em comum acordo sobre a demissão do treinador.

Confira a seguir a nota oficial divulgada pela FA sobre a saída de Allardyce do comando técnico da seleção inglesa. “A conduta de Allardyce, como foi reportada, foi inapropriada como técnico da Inglaterra. Ele aceita que fez um erro significante de julgamento e pede desculpas. No entanto, devido à seriedade da natureza de suas ações, a FA e Allardyce concordaram em terminar seu contrato com efeito imediato.Esta não é uma decisão que foi tomada de forma animadora, mas a prioridade da FA é proteger os interesses mais amplos do jogo e manter os mais elevados padrões de conduta no futebol. O técnico da seleção inglesa é uma posição que deve demonstrar forte liderança e mostrar respeito pela integridade do jogo em todos os momentos”.

Treinador Interino

Treinador interino da seleção inglesa Gareth Southgate.

Treinador interino da seleção inglesa Gareth Southgate.

Na mesma nota em que anunciou a demissão do técnico Sam Allardyce, a entidade que comanda o futebol inglês, FA (Football Association) anunciou também que Gareth Southgate será o treinador interino da Inglaterra por algum tempo, comandando inicialmente a equipe inglesa nas próximas quatro partidas oficiais. “Gareth Southgate vai assumir o comando da seleção para os próximos quatro jogos, contra Malta, Eslovênia, Escócia e Espanha, enquanto a FA começa sua busca pelo novo técnico da Inglaterra”.

Pouco conhecido no cenário futebolístico mundial, o agora treinador interino da seleção inglesa Gareth Southgate começou sua carreira no futebol como zagueiro entre 1988 e 2007, atuando somente em equipes inglesas, Crystal Palace entre 1988 e 1995, Aston Villa entre 1995 e 2001, e Middlesbrough entre 2001 e 2007, onde se aposentou como jogador aos 36 anos. Na mesma equipe em que deixou os gramados, Southgate também teve a sua primeira experiência como treinador, comandando a equipe entre 2006 e 2009. Depois de alguns anos fora do futebol, Southgate voltou a atuar como treinador, desta vez nas categorias de base da seleção inglesa, primeiro na equipe sub-21 em 2013, e depois a equipe sub-20 em 2014, até chegar na seleção principal como interino depois da demissão de Sam Allardyce.

Boas Apostas!