Suíça – Polônia (Euro 2016)
Suíça e Polônia enfrentam-se no Stade Geoffroy-Guichard (Saint-Ètienne), às 10:00 do dia 25/06/16. Esta partida é válida pelas oitavas de final da Euro 2016. A seleção da Suíça chega para estas oitavas após pela fase de grupos ter terminado na segunda posição do seu grupo, tendo ficado atrás somente da seleção da França. A equipe nesta fase disputou três jogos, tendo vencido um e empatado dois, terminando desta forma com cinco pontos conquistados.
Em seu primeiro jogo, a Suíça venceu a Albânia por 0-1. Em sua segunda partida empatou diante da Rômenia em 1-1 e no seu último jogo realizado a Suíça conquistou mais um empate, desta vez diante da França em 0-0. É importante observarmos que fora os quatro amistosos disputados, onde perdeu três, a seleção pelas eliminatórias da Eurocopa disputou um total de dez jogos, tendo vencido sete e perdido três, ou seja, além de não ter empatado nenhum jogo, conquistou em sua maioria vitórias. Jogando nestas condições a seleção da Suíça apresentou uma média de 2.40 gols marcados e uma média de 0.80 gols sofridos, demonstrando que tanto o seu setor ofensivo como o defensivo funcionou de forma desejada. Diante destes números a seleção terminou na segunda posição do seu grupo com vinte e um pontos em dez jogos, ficando atrás apenas da seleção da Inglaterra que terminou em primeiro.
Destacando que a Suíça fez o seu papel, pois em seu grupo onde a França era considerada a seleção mais forte do grupo e a Suíça considerada a segunda, a seleção conseguiu terminar nesta segunda posição e avançou para as oitavas. É importante observarmos que a seleção demonstrou uma boa posse de bola e dominou em grande parte os jogos que disputou, apresentando maior posse de bola nas três partidas que disputou, tendo sido inferior nas finalizações somente na partida frente à França, devido ter adotado uma postura mais conservadora. Para esta partida provavelmente todo o elenco estará à disposição do técnico Vladimir Petkovic.
Provável Escalação: Y. Sommer, J. Djourou, S. Lichtsteiner, R. Rodríguez, F. Schär, V. Behrami, B. Džemaili, X. Shaqiri, G. Xhaka, A. Mehmedi, B. Embolo.
A seleção da Polônia chega para estas oitavas após pela fase de grupos ter terminado na segunda posição do grupo, ficando atrás somente da seleção da Alemanha. A seleção disputou três partidas, tendo vencido duas e empatado uma. Em seu primeiro jogo venceu a Irlanda do Norte por 1-0. Em sua segunda partida empatou em 0-0 diante da poderosa Alemanha. Já em seu terceiro e último jogo realizado até o momento, a Polônia venceu a Ucrânia por 0-1.
Fora os quatro amistosos, onde venceu dois, a seleção pelas eliminatórias da Eurocopa disputou um total de dez jogos, tendo vencido seis, empatado três e perdido um, ou seja, além de ter sofrido somente uma derrota, conquistou a vitória em sua maioria. Jogando nestas condições a seleção apresentou uma média de 3.30 gols marcados e uma média de 1 gol sofrido, demonstrando desta forma grande rendimento ofensivo e um rendimento de nível médio em seu sistema defensivo. Diante destes números a seleção da Polônia terminou na segunda posição do seu grupo com vinte e um pontos em dez jogos, ficando desta forma somente atrás da seleção da Alemanha.
Como o seu adversário destas oitavas, a seleção da Polônia fez o esperado, terminando na segunda posição do seu grupo, ficando atrás da Alemanha em primeiro e da Polônia em segundo em um grupo que também tinha Irlanda do Norte e Ucrânia. Destacando que a seleção atuou de uma forma mais defensiva e ataca principalmente através dos contra-ataques, buscando R. Lewandowski e A. Milik. Outro fato é que a seleção diante dos três jogos que disputou, foi inferior diante da Ucrânia e também da Alemanha no que diz respeito à posse de bola e também nas finalizações, tendo sido superior somente frente à Irlanda do Norte. Para esta partida provavelmente o goleiro Lukasz Fabianski deverá continuar no lugar de Wojcieh Szczesny que se machucou no primeiro jogo e não deverá ainda estar recuperado.
Provável Escalação: T. Fabiański, A. Jędrzejczyk, M. Pazdan, T. Cionek, K. Glik, T. Jodłowiec, G. Krychowiak, P. Zieliński, B. Kapustka, R. Lewandowski, A. Milik.
Nestas quatro partidas disputadas entre as seleções, podemos observar que a Polônia leva vantagem no que diz respeito ao confronto direto, pois venceu três jogos enquanto a Suíça não venceu nenhum. Também ocorreu um empate. Podemos também observar que em três jogos ambas não marcaram. Outro fato é que em todos os jogos ocorreram pelo menos dois gols por partida realizada.
Polônia | 2-2 | Suíça | Amistoso 2014 |
Suíça | 0-4 | Polônia | Amistoso 2001 |
Suíça | 0-2 | Polônia | Elim. Eurocopa 1980 |
Polônia | 2-0 | Suíça | Elim. Eurocopa 1980 |
Para esta partida, é importante atentarmos que a Polônia enfrentou seleções mais capacitadas, tendo demonstrado um bom rendimento defensivo e também foram sólidos taticamente. Já a Suíça apesar de ter feito uma melhor primeira fase, enfrentou seleções consideradas inferiores. Desta forma e diante dos fatos observados de uma forma geral, provavelmente para esta partida a Polônia conquiste pelo menos um empate diante da Suíça.