O Barcelona está acertando a permanência do seu seu setor ofensivo, depois de anunciar a extensão de contrato do atacante Neymar, o clube catalão anunciou na última quinta-feira (17) a renovação de contrato do atacante Luiz Suárez até junho de 2021.

Suárez e Josep Bartomeu, presidente do Barcelona.

Suárez e Josep Bartomeu, presidente do Barcelona.

O atual presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, já havia confirmado que o jogador estenderia o seu contrato há algumas semanas, porém, o anúncio oficial só foi feito na última quinta-feira, com o jogador assinando o contrato no dia seguinte (16). Com a renovação de contrato, o atacante uruguaio acertou um vínculo com o clube catalão válido até 30 de junho de 2021, sendo que neste novo contrato ainda existe uma cláusula de multa rescisória no valor de € 200 milhões, cerca de R$ 705 milhões. No mesmo dia em que assinou seu novo vínculo, o atacante Luis Suárez concedeu entrevista coletiva, onde foi perguntado se encerraria sua carreira no Barcelona e lembrou que estará já com seus 34/35 anos quando o contrato foi encerrado. “Acho que qualquer jogador gostaria de terminar a carreira no clube em que é feliz. Mas estamos num clube em que há grande exigência. Nunca se sabe. Este é um contrato de longa duração, e ao final terei 34 ou 35 anos. Não vou perder minha ambição nem minha vontade de lutar e ganhar título. Meu objetivo será cumpri o contrato, mas vamos ver como estarei fisicamente”.

Com o contrato estendido por Neymar e Luis Suárez, o Barcelona espera agora apenas o acerto com o craque Lionel Messi, que ainda não renovou seu contrato. Quando perguntado sobre a permanência de seu colega de campo e amigo, Suárez limitou-se a afirmar que ficaria feliz com a renovação do craque argentino. “Este é o compromisso que tem um clube que quer continuar conquistando coisas importantes. E também é uma mensagem que eles (diretoria do clube catalão) estão feliz com Neymar e comigo, pelo nossa trabalha pelo clube. E obviamente, a felicidade estaria completa se confirmar a renovação de Messi”. Contratado em meados de 2014, Suárez já conquistou vários títulos e prêmios, sendo duas vezes campeão do Campeonato Espanhol, uma vez da Liga dos Campeões e Mundial de Clubes, além de ter conquistados a Chuteira de Ouro da Europa na temporada passada.

O artilheiro Suárez

Luis Suárez comemorando gol pela seleção da Argentina.

Luis Suárez comemorando gol pela seleção da Argentina.

O atacante uruguaio Luis Alberto Suárez Díaz, ou simplesmente Luis Suárez, tem atualmente 29 anos, é uma das principais peças ofensivas do FC Barcelona, onde em praticamente cento e vinte jogos pelo Barcelona, até agora o atacante marcou 98 gols, ajudando o clube a conquistar diversos títulos como duas La Liga (Campeonato Espanhol), duas Copas do Rei, uma Supercopa da UEFA, uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes da FIFA entre outros.

Iniciou a carreira nas categorias de base de alguns clubes uruguaios antes de chegar na base do Nacional do Uruguai, clube que o revelou profissionalmente em 2005, quando já na sua primeira temporada, ajudou o time a conquistar o Campeonato Uruguaio de 2005/06. Logo foi comprado pelo clube holandês Groningen e após isso foi para o FC Ajax em 2007, onde teve grande destaque marcando 113 gols em 161 jogos, sendo artilheiro do Campeonato Holandês da temporada 2009/10 com 35 gols. Em 2011 foi negociado com o Liverpool por 22,8 milhões de Libras e não decepcionou, marcando 82 gols em 133 jogos, conquistando a artilharia do Campeonato Inglês da temporada de 2013/14 com 31 gols, conquistando a Copa da Liga Inglesa, além disso foi bola de ouro da UEFA na temporada 2013/14 entre outros prêmios individuais. Chegou ao Barcelona em julho de 2014 para ser uma referencia ofensiva mais uma vez, até agora além dos títulos conquistados pelo Barcelona, foi artilheiro da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2015 com 5 gols, artilheiro do Campeonato Espanhol de 2015/16 com 40 gols e da Copa do Rei de 2015/16 com 5 gols entre outros diversos prêmios individuais. Suárez ainda tem participações pela seleção do Uruguai, seleção qual serve desde 2007 quando ainda atuava pelo Sub-20, Suárez foi artilheiro das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2014 com 11 gols marcados. Com certeza, um jogador com toda esta história deverá contribuir e muito para a sequência do time do Barcelona nos próximos anos.

Boas Apostas!