Logo da Federação Paranaense de Futebol.

Escudo da Federação Paranaense de Futebol.

O Campeonato Paranaense é disputado desde 1915, estando na sua centésima primeira edição, organizado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). O principal campeonato estadual do Paraná teve como primeiro campeão o Internacional, que juntamente com o América, futuramente se fundiriam e formariam o Clube Atlético Paranaense. A cidade de Curitiba é a sede da maioria dos campeões paranaenses, sendo que das 101 edições da competição, em apenas 11 temporadas clubes de fora da capital se sagraram campeão do estado, as mais recentes em 2014, quando o Londrina foi campeão, e em 2015, vencida pelo Operário Ferroviário. Os dois maiores campeões do Campeonato Paranaense são justamente os dois maiores rivais do estado, Coritiba e Atlético Paranaense. O primeiro vencendo a competição trinta e sete vezes e o segundo vinte e duas vezes, e para o terceiro maior campeão, o numero de títulos despenca drasticamente, com o Ferroviário (clube já extinto) com oito títulos.

A edição de 2016 contou com doze clubes, sendo quatro da capital Curitiba e oito clubes de outras regiões. Na fase de classificação, os oito clubes que se classificaram, os quatro primeiros colocados foram os times da capital. A ordem de classificação de primeiro a oitavo foi a seguinte: Paraná, JMaucelli, Coritiba, Atlético-PR, Londrina, Toledo, PSTC e Foz do Iguaçu. Já os dois clubes que acabaram rebaixados foram justamente o atual campeão, Operário, e o Maringá, que foi vice-campeão em 2014. Cascavel e Rio Branco-PR foram os dois clubes que permaneceram na primeira divisão do Campeonato Paranaense, porém, não conseguiram se classificar para as oitavas.

Atlético Paranaense x Paraná Clube

Escudo do Atlético Paranaense e do Paraná Clube.

Escudo do Atlético Paranaense e do Paraná Clube.

Uma das semifinais será entre Paraná Clube e o Clube Atlético Paranaense, trata-se de um clássico do futebol paranaense. Quando analisamos o histórico de confrontos entre os dois times, contando todas as competições como Brasileirão, Série B, Copa Sul-Americana, Campeonato Paranaense e Copa Sul-Minas, temos os seguintes números: São trinta e nove jogos com  onze vitórias do Paraná Clube, nove empates e dezenove vitórias do Clube Atlético Paranaense.  Já pela competição em questão, o Campeonato Paranaense, foram dezesseis jogos com cinco vitórias do Paraná Clube, um empate e dez vitórias do Clube Atlético Paranaense. A única partida disputada entre os times neste campeonato foi na casa do Paraná Clube e terminou em 1×0 para o Paraná Clube.

As campanhas dos times neste Campeonato Paranaense de 2016, dão uma certa vantagem para o Paraná Clube, pois o time acabou a primeira fase como líder da competição, inclusive dando o direito de o clube levar a segunda partida para seu estádio (Vila Capanema).  Após onze jogos da primeira fase, o time conquistou seis vitórias, três empates e duas derrotas, dezesseis gols marcados e onze sofridos, terminando com cinco gols de saldo. Se classificando em primeiro lugar, enfrentou o oitavo colocado (Foz do Iguaçú) nas quartas de final. O Paraná venceu o primeiro jogo na casa do Foz por 0x3, no segundo jogo perdeu pro 1×2 em casa, porém garantindo a vaga na semifinal.  O destaque do Paraná Clube é o atacante Lúcio Flávio, o jogador tem oito gols anotados e é o vice-artilheiro da competição.  O Paraná Clube teve seu auge na década de 90, onde conquistou o espetacular pentacampeonato da competição de 1993 à 1997.

O Clube Atlético Paranaense se classificou em quarto lugar na primeira fase, com uma campanha de quatro vitórias, quatro empates e três derrotas em onze jogos, com quinze gols marcados e onze gols sofridos, acumulando um saldo de quatro gols. Como terminou em quarto colocado, pela regra da competição, nas quartas de final o Clube Atlético Paranaense enfrentou o Londrina que se classificou em quinto lugar. O primeiro confronto foi em Londrina e o jogo resultou em 1×1, já no segundo confronto na casa do Atlético, o jogo acabou em 2×0 para o Furacão, como é conhecido o Atlético Paranaense. Com este resultado o Furacão se classificou para a semifinal da competição.

PSTC x Coritiba

Escudos do PSTC e do Coritiba.

Escudos do PSTC e do Coritiba.

A outra semifinal será disputada entre o Paraná Soccer Technical Center (Centro de Treinamento de Futebol do Paraná), ou simplesmente PSTC e Coritiba Foot Ball Club, ou Coritiba, mais conhecido como Coxa. O PSTC é estreante na 1ª Divisão do Campeonato Paranaense, ficou na sétima colocação com treze pontos na primeira fase da competição, conquistado através de três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Nessa fase a equipe marcou doze gols e sofreu quinze, resultado em um saldo de três gols negativos. Como se classificou em sétimo, o PSTC enfrentou o segundo colocado JMalucelli nas quartas de final. A partida de ida foi em Cornélio Procópio, casa do PSTC, partida a qual terminou com a vitória por 0x3 para o JMalucelli. Já a partida de volta aconteceu em Curitiba e mesmo com a grande desvantagem, o PSTC conseguir vencer por 0x3, levando a partida para os pênaltis. Despois de cinco pênaltis cobrados para ambos os lados, o PSCT se classificou para as semifinais com 4 pênaltis convertidos contra 3 do JMalucelli.

O Coritiba terminou a primeira fase na terceira colocação, com vinte pontos conquistados através de seis vitórias, dois empates e três derrotas. Com o melhor ataque da competição, o Coritiba marcou vinte e seis gols e sofreu onze, ficando com um saldo de quinze gols positivos. Por ter se classificado na primeira fase em terceiro colocado, a equipe enfrentou o Toledo sexto colocado, nas quartas de final. A primeira partida aconteceu em Toledo, terminando com a vitória por 0x2 para o Coritiba. Já na partida de volta, a equipe aumentou a contagem de gols, vencendo a partida por 4×0.  O destaque da equipe é o atacante Kleber, que é o artilheiro da competição, tendo marcado 12 gols.

Boas Apostas!