SBV Vitesse – FC Porto (Amistoso de Clubes)
SBV Vitesse e FC Porto duelam neste sábado, dia 23 de Julho às 09h30. Este jogo é válido aos Amistosos de Clubes. Quanto aos jogos oficiais, este será o primeiro confronto direto entre as duas equipes, pois antes disso não há nenhum registro de enfrentamento. O Vitesse é uma equipe holandesa, seu retrospecto no Campeonato nacional foi mediano. Pois o time terminou a campanha na nona posição na tabela de classificação, somando quarenta e seis pontos, sendo que o líder PSV teve oitenta e quatro pontos.
O Campeonato Eredivisie é composto de dezoito equipes, e são jogados ao todo trinta e quatro rodadas. Portanto, em todas estas rodadas o Vitesse conquistou doze vitórias, mais dez empates e sofreu doze derrotas também. Seu setor ofensivo chegou a balançar as redes em cinquenta e cinco vezes, média de 1.61 e sua defesa foram invadidas 1.11, isso implica dizer que o time tem funcionado bem no ataque e defensivamente no nível regular. O interessante é que a equipe teve a terceira defesa que menos sofreu gols na competição.
Nessa fase de pré-temporada, o Vitesse nesse mês de julho disputou ao todo três amistosos, nos quais conquistou de modo alternado duas vitórias e sofreu uma derrota, sem nenhum empate. Sendo que marcou seis gols e sofreu quatro. Percebe-se que além de ser uma equipe com ponto forte defensivo, ofensivamente funciona bem também.
Provável Escalação: Room; Ōta, Kashia, van der Werff, Diks; Yeini, Nakamba, Qazaishvili; Ibarra, Zhang Yuning e Rashica.
O Porto é um time de Portugal e tem disputado de modo competente no Campeonato português (Liga Sagres), onde na temporada passada a equipe terminou a campanha na terceira posição, ficando atrás do Benfica e do Sporting, com setenta e três pontos. Porém o Porto, mais recentemente sofreu uma derrota para o PSV da Holanda, pelo placar de 3×0.
Nos trinta e quatro confrontos disputados, o Porto vinte e três, mais quatro empates e sofreu sete derrotas, este é um time comumente com atuação de nível acima da média. Em todas estas partidas a equipe chegou a balançar o gol adversário sessenta e sete vezes, média de 1.97 e defensivamente sofreram trinta gols, média de 0.88 de gols por confronto. Dá para perceber que esta equipe é bastante ofensiva e que também sabe se defender quando contra-atacado.
Para pré-temporada o Porto vem de três amistosos seguidos neste de julho, nos quais teve no primeiro um empate, depois uma vitória e a dois dias atrás sofreu uma derrota. E em três jogos marcou três gols e sofreu cinco, ou seja, nos amistosos teve baixa de rendimento ofensivo e ficou mais vulnerável na defesa. Tudo porque o time costumeiramente propõe jogos muito ofensivos e, acaba deixado seu setor defensivo mais exposto, assim fica fácil numa falha da defesa tomar muitos gols.
Provável Escalação: Helton; M. Pereira, Ivan Marcano, Layún, Brahimi; Herrera, Sergio Oliveira, Danilo Pereira; Awaziem, Silvestre Varela e André Silva.
Quanto ao registro oficial de confronto direto entre estas duas equipes, é inexistente.
Para este confronto temos dois times com proposta de jogo ofensivo, e cada um deles, tanto no setor ofensivo quanto defensivo vem funcionando bem, pois apresentam uma média de gols marcados acima de 1.50. Porém, o Porto demostrou ser mais eficiente, superando seu adversário. Desse modo, é bem provável que tenhamos uma partida onde ambos os times lutarão para ficar com a posse de bola para si, o que resultará num jogo emocionante, bem corrido. No entanto, é mais provável que o Porto vença a partida, porque pelas análises atrai para si o favoritismo.