A FIFA definiu essa segunda-feira (4) como “deadline” para a apresentação das versões finais das listas de relacionados para a Copa do Mundo 2018. Mohamed Salah vai viajar para a Rússia.

Foto: "AFP"

Foto: “AFP”

O seleccionador egípcio Héctor Cúper aguardou até ao prazo limite para anunciar a lista de eleitos para a disputa da Copa do Mundo 2018. O principal motivo para essa demora correspondeu dá pelo nome de Mohamed Salah, principal rosto daquela seleção cuja presença na competição chegou a estar em causa em virtude da lesão contraída na final da Liga dos Campeões, ao serviço do Liverpool. Para gáudio dos torcedores egípcios que estão bastante expectantes com esse retorno da sua seleção à fase final de uma Copa do Mundo, Mohamed Salah está em condições de ir a jogo e integra a lista de 23 relacionados do time africano para a fase final da competição.

A seleção do Egito integra o grupo A do torneio juntamente com Rússia, Arábia Saudita e Uruguai, se preparando para disputar a partida inaugural logo no segundo dia da competição, a 15 de junho. Os egípcios iniciarão seu percurso diante do Uruguai e, ao que tudo indica, ainda não poderão contar com Mohamed Salah para esse primeiro desafio na competição.

Salah disputou seu último encontro com a camisa do Egito a 23 de março, em uma derrota no amistoso com Portugal por dois a uma no qual foi o autor do tento dos “faraós”. Desde então, os egípcios disputaram mais três jogos de preparação. Frente à Grécia, também em março, Salah não saiu do banco de reservas, enquanto nos dois últimos desafios frente a Kuwait (1-1) e Colômbia (0-0) nem sequer esteve entre os relacionados devido a lesão. O derradeiro ensaio dos egípcios acontecerá na próxima quarta-feira (6) frente à Bélgica.

O retorno de Mohamed Salah aos gramados estará previsto para o dia 19 de junho, data em que o Egito enfrentará a anfitriã Rússia na segunda rodada do grupo.

Artilheiro do apuramento

Salah protagonizou uma temporada fantástica ao serviço do Liverpool e também foi decisivo ao serviço da sua nação na briga pelo apuramento para a fase de grupos da Copa do Mundo 2018. O atacante egípcio auxiliou o Egito a vencer o grupo E de apuramento ao apontar cinco gols em seis desafios, registo igualado por Prejuce Nakoulma, internacional pelo Burkina Faso.

O seleccionador Héctor Cúper tem sido criticado pela estratégia excessivamente defensiva e a verdade é que a dependência de Salah do ponto de vista atacante é uma evidência: para além dos seis gols de Salah na derradeira etapa do apuramento, o Egito só fez mais dois.

Boas Apostas!