O clube inglês Manchester United anunciou neste sábado (02) que Ryan Giggs, está fazendo sua segunda despedida. O galês Giggs foi jogador do clube durante toda sua carreira profissional, se aposentou em 2014 depois de quase mil jogos disputados pela equipe, se tornando o jogador que mais vestiu a camisa dos “Red Devils” (Diabos Vermelhos) em todos os tempos.
Ryan Giggs como auxiliar técnico de Louis Van Gaal.
O ex-jogador que atuava como meia, chegou a assumir a equipe por algumas rodadas de forma interina e trabalhou durante dois anos como auxiliar técnico do holandês Louis Van Gaal.
O técnico holandês Van Gaal foi demitido do Manchester United após a campanha que culminou com a eliminação do United ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões. Giggs provavelmente achou que poderia ter chances de assumir o comando técnico da equipe, porém com a contratação de José Mourinho para comandar os Red Devils, Giggs viu que não teria chances de se tornar o técnico da equipe. Giggs ainda não tem nenhuma definição sobre seu futuro, espera-se que ele ingresse como técnico em alguma equipe britânica de menor expressão. Após 29 anos no clube, Giggs se desligou da comissão técnica do clube.
Ryan Giggs jogador do Manchester United
Ryan Giggs com a taça da Copa da Inglaterra de 1994.
Antes de vestir a camisa dos Devils, o jogador atuou pela categoria de base do Manchester City entre 1985 a 1987, porém quando vestiu a camisa do Manchester United foi para nunca mais tirá-la. Após uma indicação de um funcionário do United para o lendário técnico Alex Fergunson que foi o maior detentor de conquistas da Premier League (Campeonato Inglês). O técnico Alex Fergunson foi assistir a um jogo treino onde o menino Giggs jogaria contra o time da base do United, Ryan Giggs fez simplesmente um hat-trick, bastou, começava assim a história da grande lenda.
O meia foi para o Manchester United em 1987 quando tinha apenas 14 anos e atuou nas categorias de base até 1990 quando estreou com apenas 17 anos na equipe principal, iniciava-se ali uma longa trajetória de grandes conquistas, o que o tornaria o maior detentor de títulos em equipe da história. Ryan Giggs tem impressionantes 36 títulos conquistados em 24 anos na equipe principal do Manchester United. Dentre os principais títulos conquistados estão treze conquistas da Premier League (Campeonato Inglês), duas Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes da FIFA. O jogador foi incluído no Hall da Fama do futebol inglês, uma homenagem a um seleto número de jogadores que fizeram história na Inglaterra.
Declarações
Depois de 29 anos fazendo parte do Manchester United, Ryan Giggs deixou declarações que deixam claro a intenção de Giggs tornar-se um treinador de futebol e poder fazer história, assim como fez em sua carreira de jogador. Confira algumas declarações de Giggs sobre sua saída do Manchester United.
“É uma decisão imensa para mim: deixar o clube que foi a minha vida desde que eu tenho 14 anos. Não foi algo decidido facilmente. Levarei muitas memórias especiais e experiências que espero, sirvam para o meu futuro”.
“No entanto, o tempo parece certo para mim e, embora eu não tenha uma negociação imediata para me tornar técnico, é onde eu quero chegar.”
Giggs parabenizou e desejou boa sorte ao novo treinador do Manchester United, José Mourinho: “Quero parabenizar José Mourinho por ganhar a chance de se tornar técnico do maior clube do mundo. Apenas alguns são vitoriosos no mais alto nível e Mourinho é um deles”. “Depois de 29 temporadas no Manchester United, como jogador e auxiliar técnico, eu sei que vencer está no DNA deste clube. É saudável ter alta expectativa. É certo buscar a vitória. Manchester United espera, merece nada menos que isso”.
Boas Apostas!