Real Sociedad – Manchester United (Liga Europa)
Em um encontro previsto para a próxima quinta-feira durante o período da tarde, os times da Real Sociedad e do Manchester United vão se defrontar no jogo de ida dos oitavos de final da Liga Europa. A partida está agendada para o gramado do complexo esportivo da Reale Arena, em San Sebastián.
O coletivo liderado pelo técnico Imanol Alguacil tem sido incapaz de manter o nível competitivo exibido nas últimas temporadas nessa época de 2024/25, sobretudo devido às dificuldades sentidas em La Liga para se intrometer como pretendido na briga pela qualificação para as competições europeias. Pressionados pelos maus resultados recentes, os bascos recebem a visita do grupo a cargo do português Ruben Amorim. Ainda pior do que seu adversário, os “red devils” seguem debaixo de fogo pela pressão da imprensa e da própria torcida e, apesar de seu técnico ter negado publicamente que salvaria a temporada, essa prestação na presente edição da Liga Europa, em caso de vitória, seria sempre uma bela lufada de ar fresco nos arredores de Old Trafford.
Análise Real Sociedad
A equipe da Real Sociedad tem estado a realizar uma temporada de um nível competitivo ligeiramente abaixo do que pretendia, inicialmente, exibir, como se percebe facilmente pelo 9.º lugar que ocupa na tabela classificativa de La Liga EA Sports, com 34 pontos, quatro abaixo do Betis (6.º) e 10 abaixo do Villarreal (5.º), os dois primeiros colocados em zona de classificação para as provas europeias do próximo ano. Nos 26 jogos realizados no campeonato, o coletivo liderado por Imanol Alguacil somou 10 vitórias, quatro empates e 12 derrotas, com 23 gols marcados e 27 gols sofridos.
As últimas semanas têm sido um espelho bem razoável do que tem sido a globalidade da temporada esportiva da Real Sociedad, que tem sentido muita dificuldade para evidenciar consistência no seu rendimento competitivo. Com três derrotas nas últimas cinco partidas, onde venceu nas restantes duas ocasiões, o time de Alguacil atravessa período delicado de forma recente, até porque vem de dois desaires consecutivos, apesar da dificuldade já prevista.
Na última rodada de La Liga, a Real Sociedad visitou a casa emprestada do Barcelona e saiu goleada, por 0-4, tendo ficado reduzida a 10 unidades aos 17 minutos, por expulsão de Elustondo. Apesar dos quatro gols sofridos, o time se livrou de uma goleada à antiga, pelo elevadíssimo volume ofensivo da equipe adversária. Antes disso, a Real Sociedad perdeu em casa com o Real Madrid (0-1), no jogo de ida das semifinais da Copa do Rei de Espanha.
Na fase de liga da Liga Europa, a turma de Alguacil falhou o top-8 da classificação geral, onde terminou no 13.º lugar, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate, três derrotas, 13 gols a favor, nove gols contra). No “play-off”, não teve problemas para ultrapassar a concorrência dinamarquesa do Midtjylland, com vitória no agregado por 7-3 (2-1, fora; 5-2, em casa).
Provável Escalação: Marrero; Aramburu, Zubeldia, Aguerd, Munoz; Zubimendi; Kubo, Méndez, Sucic, Barrenetxea; Oyarzabal
Análise Manchester United
O time do Manchester United tem vindo a protagonizar a pior temporada de toda a sua longa história e chega a essa eliminatória dos oitavos de final da Liga Europa altamente pressionado pelo rendimento conseguido até ao momento na Premier League inglesa. Ocupa o 14.º lugar do quadro classificativo, com os mesmos 33 pontos de Tottenham e West Ham, apenas um acima do Everton e a três do Crystal Palace, tendo o top-6 (zona europeia da tabela) a 11 pontos de distância.
Nos 27 jogos de campeonato, o coletivo tecnicamente dirigido por Ruben Amorim somou nove vitórias, seis empates e 12 derrotas, com 33 gols marcados e 39 gols sofridos. Ao contrário do que se previa depois do despedimento de Erik ten Hag, o jovem técnico português ex-Sporting tem sentido muitas dificuldades para devolver os “red devils” ao estatuto que lhes pertence historicamente.
Com apenas duas vitórias nas últimas seis partidas em todas as competições, a equipe do Manchester United chegará pressionada pelo mau momento de forma recente a essa partida em Espanha, na próxima quinta-feira. No último domingo, em partida referente aos oitavos de final da Copa de Inglaterra, o coletivo de Amorim recebeu em Old Trafford o Fulham e, depois de empate (1-1) no tempo regulamentar, foi eliminado da FA Cup nas grandes penalidades, diante de sua própria torcida.
Um regresso aos resultados negativos, depois do esforço a que teve de se submeter para derrotar o Ipswich anteriormente, por 3-2, em casa. Um triunfo que, na ocasião, quebrou ciclo de dois jogos sem ganhar, onde os “red devils” empataram fora com o Everton (2-2) e perderam com o Tottenham (0-1). Na Liga Europa, o Manchester United teve o lado positivo da moeda da avaliação de sua temporada, já que terminou a fase de liga no 3.º lugar do quadro classificativo, com 18 pontos, a apenas um de Athletic Bilbao e Lazio, depois de em oito partidas ter somado um total de cinco vitórias e três empates, sem derrotas, onde marcou 16 gols e sofreu em nove ocasiões.
Provável Escalação: Onana; Lindelof, Ligt, Yoro; Mazraoui, Bruno Fernandes, Casemiro, Dorgu; Garnacho, Hojlund, Zirkzee
Dica de Prognóstico
As duas equipes enfrentam temporadas onde têm ficado abaixo do esperado em seus campeonatos respetivos e esperam utilizar essa Liga Europa para melhorar sua situação global de 2024/25. O Manchester United terá, naturalmente, maiores responsabilidades na eliminatória na briga pela qualificação, perante um time da Real Sociedad que, perante a sua torcida, deverá tentar aproveitar o mau momento dos ingleses e adotar uma postura equilibradamente ofensiva, até para poder chegar ao jogo da volta numa situação confortável.
Os erros defensivos têm sido imagem de marca dessa equipe de Amorim, que, por outro lado, nem precisa de jogar muito futebol para criar, quase sempre, perigo na frente da ataque. Como tal, se prevê um jogo bem disputado, onde os dois coletivos possam colocar em cheque a organização defensiva contrária, pelo que haverá um valor acrescentado, na cotação de 1.91 na Bet365, associada ao mercado de Ambas Equipes Marcam.
As Melhores Casas de Apostas