A Copa do Mundo de Clubes da FIFA é o principal título que um clube de futebol pode conquistar, o Real Madrid conquistou algo que não é para qualquer um e neste quesito o clube espanhol Real Madrid é líder, este título do mundial conquistado em 2016 é o quinto de sua história, tornando-se o clube maior detentor de mundiais.
O clube conquistou em três ocasiões a Copa Intercontinental (1960, 1998 e 2002), competição esta que existiu como título mundial de 1960 a 2004. A partir de 2005, quando a FIFA e os organizadores e patrocinadores da Copa Intercontinental (UEFA, CONMEBOL e Toyota) entraram em acordo, a competição passou a se chamar Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A partir deste momento, o Real Madrid venceu por duas vezes a competição, em 2014 e 2016, contando com as três conquistas das Copas Intercontinentais, o Real Madrid torna-se Pentacampeão Mundial.
Na Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2016, tínhamos quatro equipes para disputar o título, o time japonês Kashima Antlers, o colombiano Atlético Nacional, o mexicano América do México e o espanhol Real Madrid. Nas semifinais o Real Madrid venceu o América do México por 2×0 e o Kashima Antlers venceu o Atlético Nacional por 3×0. Na disputa de 3º e 4º lugares, o Atlético Nacional conseguiu empatar em 2×2 com o América do México e levar a partida para os pênaltis onde venceu por 4×3 e tornou-se o terceiro melhor do mundo. Na grande final, o Real Madrid teve um jogo difícil com o Kashima Antlers porém depois de um empate em 2×2 no tempo normal, venceu por 4×2 na prorrogação com 3 gols de Cristiano Ronaldo e conquistou seu quinto título mundial.
O jogo do título
A grande final que deu ao Real Madrid o status de maior campeão de mundiais foi contra uma equipe japonesa que demonstrou o porque chegou até a final de um mundial. O Real Madrid era o favorito na final e mesmo saindo na frente com um gol de Karim Benzema aos 9’, levou uma virada improvável do time japonês com dois gols de Gaku Shibasaki (44’ e 52’), porém o gigante Cristiano Ronaldo acordaria para empatar o jogo em um gol de pênalti aos 60’. Com o jogo acabando em 2×2 no tempo normal, a decisão foi para a prorrogação e logo aos 7’ da prorrogação Cristiano Ronaldo colocou o Real Madrid na frente e aos 14’ fez mais um e praticamente decretou o título para o time de Madrid. Com este feito, Cristiano Ronaldo se igualou a Pelé, único até então a fazer um Hat-Trick (Três gols marcados em uma única partida) em uma final de mundial.
Os jogadores que participaram da grande final foram: Navas; Carvajal, Varane, Sérgio Ramos (Nacho Fernández) e Marcelo; Casemiro, Kroos e Modric (Kovacic); Lucas Vazquez (Isco), Benzema e Cristiano Ronaldo (Morata). Grande destaque para o técnico Zinedine Zidane, que foi um multicampeão na carreira de jogador e ídolo da torcida do Real Madrid, já foi campeão da Copa Intercontinental em 2002 pelo próprio Real Madrid, além de muitos outros títulos pela equipe de Madrid, assumiu a equipe principal do Real Madrid em 2016 e já conquistou a Liga dos Campeoões de 2016 e agora o Mundial de Clubes, sem dúvida começou com o pé direito.
O maior campeão de mundiais
O Real Madrid se tornou o maior detentor de títulos mundiais com cinco conquistas, três Copas Intercontinentais (1960, 1998 e 2002) e dois títulos de Campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2014 e 2016). O time do Real Madrid de 1960, disputou e ganhou o primeiro título de mundial de clubes, contava com grandes lendas do como Di Stéfano e Puskás, o jogo foi contra o Peñarol do Uruguai, o Real fez 5×1 com dois gols de Puskás e um de Di Stéfano. O Real Madrid de 2016 conquistou o quinto título e superou o clube italiano Milan que tem quatro conquistas mundiais, três Copas Intercontinentais (1969, 1989 e 1990) e uma no novo formato em 2007. Os outros clubes que mais conquistaram títulos mundiais que tem três conquistas são Peñarol-URU, Boca Juniors-ARG, Barcelona-ESP, Bayern de Munique-ALE, Nacional-URU, São Paulo-BR e Inter de Milão-ITA, dentre estes, o time do Barcelona se destaca por ser o clube que mais conquistou títulos mundiais no novo formato (2009, 2011 e 2015). Outros clubes ainda conquistaram 2 títulos mundiais, estes clubes são: Independiente-ARG, Juventus-ITA, Manchester United-ING, Ajax-HOL, Porto-POR, Santos-BRA e Corinthians-BRA.
Boas Apostas!