Real Madrid – Borussia Dortmund (Liga dos Campeões)
O Santiago Bernabéu acolhe a reedição da última final da Liga dos Campeões. Assim como em Londres, o Real Madrid ambiciona se superiorizar ao Borussia.
Análise Real Madrid
Campeão europeu em título, maior vencedor da história da competição e um dos favoritos a erguer a troféu na nova época, o Real Madrid se prepara para disputar o segundo encontro caseiro da temporada na “liga milionária”.
Em ano marcado pela chegada de Kylian Mbappé a Bernabéu, os “Merengues” encaram a temporada de forma muito ambiciosa, até porque seus pergaminhos a isso obrigam.
Na La Liga, o Real ocupa a segunda posição, somente três pontos atrás do Barcelona, ao passo que na Liga dos Campeões, já passou por sensações contrárias: se estreou com uma vitória ante o Estugarda (3-1), porém perdeu na segunda rodada para o Lille (1-0).
Tanto no encontro com o Estugarda quanto no duelo com o Lille, o Real Madrid foi muito pouco convincente para aquilo que de si se espera. No Bernabéu, os eleitos de Ancelotti foram bem permissivos e o saldo final do encontro acaba por escapar um pouco ao que realmente se passou no gramado, ao passo que, na França, o Real rubricou uma exibição muito “cinzenta”.
Atendendo as ambições que o time da capital espanhola tem em uma competição como a Liga dos Campeões, está claro que entrará com tudo nesse desafio, disposto a conquistar os três pontos em uma partida na qual os índices de motivação estarão nos píncaros.
Escalação provável: Courtois, Vázquez, Militão, Rudiger, Mendy, Tchouaméni, Valverde, Bellingham, Vini Júnior, Rodrygo, Mbappé
Análise Borussia Dortmund
O Borussia Dortmund surpreendeu a Europa do futebol ao chegar na final da última edição da Liga dos Campeões.
O time do Westfalenstadion não estava entre os principais candidatos a alcançar a decisão da prova mas foi capaz de superar a expetativa generalizada e se classificar.
Inspirada na última campanha, o Borussia Dortmund ambiciona voltar a se destacar na principal competição de clubes da Europa e, para já, o balanço é bem positivo: venceu na visita à Bélgica para se enfrentar ao Club Brugge (0-3) e impôs uma goleada com contornos históricos ao Celtic de Glasgow, por sete a um.
A visita ao Bernabéu ditará, logicamente, uma tremenda subida em termos de exigência em relação aos dois primeiros desafios.
No retorno após a pausa para jogos de seleções, o Dortmund venceu o St. Pauli por dois a um, mas teve que sofrer para vencer, já que permitiu o empate aos 78 e foi graças a um golo volvidos cinco minutos que ainda resgatou um ponto.
Um dado que nos merece destaque, sobretudo na antecâmara de um duelo com um time com o potencial ofensivo do Real Madrid, tem que ver com fato de o Borussia Dortmund sofrer gols há cinco encontros consecutivos.
O técnico Nuri Sahin recusou realizar o habitual treino de adaptação ao gramado do Bernabéu para evitar eventuais “espiões” nas arquibancadas. A expetativa é a de um time do Dortmund apostado em jogar olho no olho, pressionante e agressivo sobre a bola, mesmo cedendo a iniciativa ao Real Madrid.
Escalação provável: Kobel, Ryerson, Anton, Schlotterbeck, Bensebaini, Sabitzer, Can, Brandt, Malen, Gittens, Guirassy
Dica de Prognóstico
Real Madrid e Borussia Dortmund voltam a se encontrar cerca de cinco meses após o último encontro entre si e a expetativa é a de que o desfecho seja o mesmo, com os “Merengues” na condição de favoritos à vitória final.
[kto]