Imagem do começo da reforma no Estádio Morumbi.

Imagem do começo da reforma no Estádio Morumbi.

O estádio Morumbi teve início de obras em 1952 e teve inauguração em 2 de outubro de 1960. O estádio passou por remodelações em 1994 à 1996, 2000, 2006, 2009, 2013 e agora novamente em 2016. Após a partida de despedida do goleiro Rogério Ceni no fim de dezembro de 2015, o São Paulo FC deu inicio a maior reforma dos últimos 20 anos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o famoso Morumbi. Entre os motivos para a reforma estão algumas mudanças dentro do gramado e a melhora da drenagem do campo. Uma das alterações realizadas foi a substituição das traves de gol por novas que atendessem o padrão estabelecido pela FIFA de 2,44 metros de altura por 7,32 metros de comprimento. Outra mudança aconteceu no tamanho do gramado do Morumbi, que antes media 108,25 metros de comprimento por 72,70 metros de largura, mas que agora com a reforma atenderão outro padrão estabelecido pela FIFA, medindo 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, medida que foi usada em todos os estádios da Copa do Mundo de 2014 e que passa a ser uma exigência da CBF para o ano de 2016 para os campeonatos da Série A e Série B. Além de ser uma determinação da FIFA e da CBF, a Federação Paulista de Futebol (FPF) também exigiu que todos os estádios do Campeonato Paulista se adequassem ao padrão de gramado, causando a alteração de pelo menos 13  estádios que participam do campeonato. Outra mudança que ocorrerá no gramado é o tipo de grama a ser usada, que antes era a Esmeralda e agora será a Bermuda Celebration.

Já nos primeiros dias da reforma, todo o gramado foi retirado e o centro do campo foi rebaixado. Posteriormente, o terreno foi nivelado com o uso de uma máquina a laser e de um trator que percorria todo o campo com peças metálicas para que tudo ficasse nivelado. Por causa da reforma no Morumbi, o São Paulo não pode realizar jogos importantes em casa, como a partida contra o César Vallejo do Peru, no dia 10 de fevereiro pela fase preliminar da Copa Libertadores e a estreia na fase de grupo da mesma competição contra o The Strongest no dia 17 de fevereiro, ambas as partidas foram disputadas do estádio Pacaembu. Por outro lado, o estádio pode receber os shows da banda inglesa Rolling Stones nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Reabertura em breve

Foto divulgada pelo São Paulo da nova rede dos gols no Morumbi.

Foto divulgada pelo São Paulo da nova rede dos gols no Morumbi.

Depois de quase três meses e meio de reforma, o reencontro dos torcedores do São Paulo com o estádio Morumbi foi marcado para o dia 2 de abril, em uma partida válida pela décima quarta rodada do Campeonato Paulista contra o Oeste. Além de ser um motivo de festa para a torcida, o zagueiro Diego Lugano também se diz muito feliz por poder jogar novamente no Morumbi depois de dez anos. “É o reforço que falta para o São Paulo. Estamos sentindo saudade e precisamos da acolhida da nossa casa para enfrentar os desafios que teremos pela frente. No Morumbi, nos sentimos mais fortes e protegidos. Tem uma energia positiva que faz o time quase ser imbatível”, declarou o jogador.

Com a volta para o Morumbi, o São Paulo espera mostrar a grande importância que o estádio tem para o São Paulo. Pelos números podemos ver que o time tem resultados muito bons jogando no Morumbi. Em 1598 jogos no estádio, foram 947 vitórias, 391 empates e 260 derrotas, com um aproveitamento de 67%. Só pelo Campeonato Paulista, já foram 700 partidas, com 422 vitórias, 170 empates e 108 derrotas, com um aproveitamento de 68,38%. Já pela Copa Libertadores, o São Paulo tem um desempenho ainda melhor em jogos no Morumbi. Com 78 jogos, foram 60 vitórias, 10 empates e apenas 8 derrotas, com um incrível aproveitamento de 81%. Porém, no ano de 2016 esse aproveitamento não pode ser aumentado já que sua única partida como mandante aconteceu no Pacaembu e terminou com uma derrota por 0x1 para o The Strongest (Bolívia), pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.

Além da novidade do gramado que já foi citado, os jogadores e a torcida poderão ver que as duas redes dos gols estão com faixas pretas e vermelhas, imitando o uniforme principal usado pelo São Paulo. As linhas que delimitam o campo também são diferentes da antiga, utilizando um novo e moderno sistema. O que a torcida são-paulina espera é que as mudanças e a volta ao estádio possam ajudar a equipe a melhorar seu desempenho nesta temporada tendo bons resultados em casa. Entre as principais partidas que serão disputadas no Morumbi estão as duas próximas partidas da fase de grupo da Copa Libertadores. A primeira contra o Trujillano no dia 5 de abril e a segunda contra o River Plate no dia 13 de abril. Caso o São Paulo vença essas duas partidas, poderá se classificar para as oitavas de final da Libertadores e de quebra espantar algumas críticas que todo o elenco vem recebendo.

Boas Apostas!