Uniforme número 1 do Rangers 2016 – (Patrocínio da Puma).
O Rangers, time de futebol tradicional da Escócia voltou a elite do futebol nacional no último dia 05 de abril, quando o Rangers venceu o Dumbarton por 1×0, conquistando o título da segunda divisão da Escócia. Sua campanha somou vinte e cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, conseguindo abrir uma vantagem de dezessete pontos para o vice-líder Falkirk. O clube é o maior detentor de títulos nacionais de primeira divisão do mundo, são cinquenta e quatro títulos conquistados.
O grande destaque do time é o atacante inglês Martyn Waghorn de 26 anos que somou vinte gols até agora, com um hat-trick em agosto de 2015 em um jogo que o Rangers visitou o Greenock Morton e venceu por 0x4. Em outras cinco oportunidades o atacante fez dois gols no mesmo jogo.
O clube havia falido em 2012 após estar devendo cerca de 140 milhões de libras (R$ 714 milhões), foi comprado por empresários e teve seu nome alterado para “The Rangers Football Club Ltda”. Precisamos esclarecer que na Escócia existe a Premier League (1ª Divisão), depois vem a 1ª Divisão (que corresponde a 2ª Divisão), depois vem a 2ª Divisão (que corresponde a 3ª Divisão) e depois vem a 3ª Divisão (que corresponde a 4ª Divisão). Portanto vamos comentar sobre as divisões correspondentes.
A equipe teve que começar da quarta divisão e galgar o acesso divisão por divisão. O clube subiu para a terceira divisão já no primeiro ano, no ano seguinte já subiu para a segunda divisão, porém em 2014/15 não conseguiria o acesso a primeira divisão, mas nesta temporada não vacilou e garantiu o acesso a primeira divisão para a próxima temporada. Portanto para a temporada 2016/17 teremos novamente o Rangers disputando a primeira divisão da Escócia.
Celtic, o grande rival
Torcida do Celtic (verde e branco) e a do Rangers ao fundo.
O Celtic é o grande rival do Rangers, atualmente com quarenta e seis títulos, fica somente a trás do Rangers que possui cinquenta e quatro títulos. Lembrando que o Rangers foi tricampeão escocês (Premier League ) da temporada de 2010/11, tendo o Celtic seu maior rival em segundo lugar. Já na temporada 2011/12 o Celtic foi campeão e o Rangers foi vice-campeão, ano que decretaria também a falência do Rangers por motivos financeiros. Após a falência do Rangers e queda para a 4ª Divisão, o rival Celtic iniciou um período de hegemonia no futebol escocês, vencendo as temporadas de 2012/13, 2013/14, 2014/15 e 2015/16. O Celtic vem dominando a Liga com muita facilidade, agora para a próxima temporada terá um adversário a altura. Os times se enfrentam 17 de abril pela semifinal da Copa da Escócia.
Os dois clubes são da cidade de Glasgow, maior cidade da Escócia. O clássico já tem mais de 120 anos e é chamado de “The Old Firm”. A rivalidade entre as torcidas carrega uma mistura disputa local, com ideologias politico-religiosas, o que faz de sua rivalidade uma das mais extremas do mundo. A torcida do clube do Rangers é de vertente religiosa Protestante, mais especificamente anglicana, tanto que possuem bandeira de torcida com o rosto da Rainha Elizabeth II, atual líder anglicana, possuem várias bandeiras do Reino Unido em sua torcida. A torcida do Celtic tem vertente religiosa católica, em sua maioria irlandeses descendentes residentes na Escócia. Possuem bandeira com o rosto do falecido Papa João Paulo II, também costumam portar bandeiras da República da Irlanda e da Escócia.
Nos primeiros anos da história, os times não aceitavam atletas que professavam uma religião diferente da proferida pelo clube, porém com a injeção de dinheiro feitas pelos patrocinadores, e algumas exigências destes, a filosofia foi revista e felizmente algumas tradições foram quebradas, mas a rivalidade ainda continua e faz deste clássico, uma partida de muitos conflitos, tanto dentro quanto fora das quatro linhas.
O histórico de confrontos entre os clubes traz os seguintes números: Cento de cinquenta e um jogos com sessenta e uma vitórias do Celtic, trinta e cinco empates e cinquenta e cinco vitórias do Rangers. Porém quando o Rangers joga em seu estádio, o Rangers possui trinta e quatro vitórias contra dezenove do rival, e outros dezenove empates. É, realmente trata-se de um clássico e tanto. Vamos conhecer melhor o estádio do Rangers.
O estádio
”Ibrox Stadium”, estádio do Rangers.
O estádio centenário do Rangers é o Ibrox Stadium, inaugurado em 1899, na época com capacidade para 4.500 torcedores. Após um século de existência o estádio passou por diversas reformas, a última ocorreu em 2006, aumentando a capacidade para quase 51.000 torcedores, sendo um dos maiores da Grã-Bretanha. O seu recorde de público ocorreu em 1939 justamente em um clássico contra o Celtic FC. A UEFA avaliou como um dos 27 estádios cinco estrelas e um dos únicos dois da Escócia, podendo receber finais da Liga dos Campeões e Copa da UEFA. Neste estádio o Rangers possui um aproveitamento excelente, somente nesta temporada, jogando pela segunda divisão, em vinte e três jogos, foram vinte vitórias, dois empates e somente uma derrota.
Boas Apostas!