O UFC trata-se de uma bilionária indústria do Mixed martial arts (MMA ou Artes Marciais Mistas). Evento responsável em transformar o Vale-Tudo em MMA, um esporte hoje legalizado por todas as comissões atléticas americanas e internacionais com exceção do estado norte americano de Nova Iorque, que até hoje não aceita o MMA como esporte. Mas para chegar até aqui, existiram os precursores do UFC, dois grandes responsáveis por tudo isso são Hélio Gracie é lendário, já falecido em 29/01/2009, foi patriarca da Família Gracie e responsável e idealizador do estilo mundialmente conhecido como Brazilian Jiu-Jitsu. Outro grande nome é Nélio Naja que trouxe o Muay Thai para o Brasil em meados dos anos 70. Sem estes dois homens, teria sido impossível colocar o Brasil no topo do mundo do MMA. Outros sem dúvida nenhuma são os lutadores que participavam das lutas chamadas de “Vale Tudo” nas décadas seguintes aqui no Brasil. Verdadeiros combates sangrentos eram realizados principalmente no Rio de Janeiro e Curitiba, os dois principais polos da modalidade de lutas no brasil. Estas cidades não são referência por acaso, são herdeiras de duas das principais modalidades utilizadas no UFC nos dias atuais, o Jiu-Jitsu e o Muay Thai.
No Rio de Janeiro, em 1984, já existiam eventos de Vale Tudo “Jiu Jitsu vs Martial Arts” evento. Vários membros da Boxe Thai enfrentavam atletas Gracie faixas pretas. Durante isso em Curitiba aconteciam eventos semelhantes, tanto campeonatos de Muay Thai, quanto eventos de Vale Tudo, mas crescendo de uma forma mais limitada, pois a cidade é menor, sem muito recurso financeiro de patrocínios e da mídia, como no Rio de Janeiro. Devemos muito aos personagens acima, pois sem eles, talvez não teríamos nem o UFC hoje em dia.
O Jiu-Jitsu
Vamos primeiramente falar sobre como o Jiu-Jitsu chegou ao Brasil. Tudo começou em 1914 com a chegada de Mitsuyo Maeda no Brasil. Mitsuyo era campeão de Jiu-Jistu no Japão e os japoneses usavam o Jiu-Jitsu para defenderem-se militarmente, ensinar o Jiu-Jitsu para estrangeiros era proibido. Mitsuyo veio para o Brasil , mais especificamente para Belém do Pará, onde ficou amigo de Gastão Gracie que era empresário e ajudou Mitsuyo a estabelecer-se no Brasil.
Mitsuyo, como qualquer japonês, tendo honra e dignidade, retribuiu a generosidade de Gastão, prometendo ensinar Jiu-Jitsu ao filho mais velho de Gastão, Carlos Gracie. Carlos acabou ensinando para os irmãos. Um em especial se destacou entre todos, Hélio Gracie, o mais franzino, que aprimorou a técnica para utilizar como vantagem contra adversários mais fortes. Já na década de 1940, Hélio, já morando no Rio de Janeiro, ciente da superioridade de sua técnica, promovia várias lutas de vale tudo, inicialmente entre Jiu-Jitsu e luta livre, principais rivais no inicio, mas logo surgiram eventos de luta entre lutadores de boxe, Taekwondo, Karatê, Judô, capoeira etc. Naquela época valia tudo mesmo, sem regras, as lutas eram bem violentas. Praticamente todas as lutas eram feitas em ringues de boxe, mas algumas chegavam a ser feitas na areia da praia.
Hélio Gracie formou grandes campeões, todos de sua família. Rickson, Royce, Royler, Renzo e Ryan Gracie são os principais. Seu estilo de luta influenciou principalmente atletas do Rio de Janeiro, cidade onde a família fez sua academia e criou raízes. Hoje todas as principais academias de Jiu-Jitsu, tanto no Rio de Janeiro, quanto no país todo, são derivadas desta origem.
Antes do MMA ser dividido em categorias, o verdadeiro vale-tudo imperava nesse período. Prova disso foi Royce Gracie que destruía quem cruzava seu caminho, Marco Ruas, que chocou o mundo usando a mistura de Muay Thai com luta de solo, e Murilo Bustamante, faixa preta de Carlson Gracie, líder da Brazilian Top Team e primeiro brasileiro a ter um cinturão da categoria dos médios do UFC, além de Vitor Belfort o mais novo campeão do UFC com 19 anos, irmãos Nogueira também são fruto da Brazilian Top Team.
O Muay Thai
Outra vertente que veio influenciar a origem do Vale Tudo no Brasil, foi o Muay Thai, uma arte do Sudeste Asiático, um tipo de Kickboxing, mas que não usa apenas socos e pontapés, mas faz uso também de joelhos e cotovelos. O berço do Muay Thai é a Tailândia, onde o Muay Thai é o principal esporte, como se fosse o futebol aqui no Brasil. É comum andar nas ruas e ver crianças lutando Muay Thai no meio da rua. A lenda desta vertente é o famoso e lendário Nelio Naja, faixa preta de Taekwondo, responsável por ter trazido o Muay Thai para o Brasil. Durante uma viagem a Tailândia, Nelio aprendeu Muay Thai e viu as vantagens dos golpes aplicando joelhadas, cotoveladas, características interessantes da arte marcial.
No final dos anos 70, mais precisamente em 1979, Nélio compartilhou com amigos do Taekwondo em Curitiba seus conhecimentos sobre o Muay Thai, então inédito no Brasil. Dali saíram grandes mestres como Luiz Alves que levou o Muay Thai para o Rio de Janeiro e fundou a Boxe Thai em 1980, dali saíram grandes nomes como Paulo Nikolai, Flavio Molina e começou a fusão com lutadores de Luta Livre como o lutador Marco Ruas por exemplo. A Boxe Thai então com a maior academia de Luta Livre do Rio a Academia Budokan, foram responsáveis por formação de grandes lutadores, como Pedro Rizzo, Renato “Babalu”, Artur Mariano e outros.
Em Curitiba foram outros tantos formados por Nélio Naja, são eles: Nogushi famoso mestre de Muay Thai em Curitiba fundador de uma academia que leva seu nome, Rafael fundador da academia Thai Naja , mas o principal e mais famoso foi Rudimar Fedrigo, que sofreu um acidente de bicicleta aos 13 anos e foi aconselhado por médicos a achar um esporte para se recuperar de sua lesão. Foi no Muay Thai que Rudimar focou suas energias e formando-se preta com o lendário Nélio Naja, posteriormente acabou por abrir sua própria academia em Curitiba, a Chute Boxe.
Hoje, é difícil não associar os títulos conseguidos por Wanderlei Silva (Pride), “Pelé” Landy (IVC), Anderson Silva (Shooto), Murilo “Ninja” (Meca) e Assuério Silva (Meca) a Rudimar Fedrigo, sem dúvida um dos técnicos de Vale-Tudo mais respeitados da atualidade. Entre um de seus alunos está Rafael Cordeiro eleito o melhor técnico de MMA do mundo em 2012 e 2015. Atualmente é o técnico do Campeão peso leve do UFC Rafael dos Anjos. Curiosamente Nélio Naja ainda é vivo e reside em Curitiba, onde vive de forma bastante humilde.