Todo torcedor que acompanha a carreira de Neymar, sabe do temperamento do jogador e de como sua postura em campo muitas vezes é punida com cartões que o deixam fora de jogos importantes. Em torneios longos como a Ligue 1, um cartão vermelho ou suspensão por acumulo de cartões amarelo pode não parecer muita coisa, mas quando a competição é menor e chama-se Copa do Mundo, a ausência de um craque, por qualquer que seja o motivo, pode ter um grande impacto numa seleção. Isso se aplica também a seleção brasileira, que agora tem que se preocupar em como segurar o temperamento de Neymar e garantir que o craque não receba nenhum cartão nos próximos jogos.
Durante a vitória sob a Costa Rica, na última sexta-feira (22), o camisa 10 da seleção brasileira acabou levando um cartão amarelo no final da partida ao reclamar com o juiz das consecutivas faltas que sofreu no jogo e pedido uma punição (cartão amarelo ou vermelho) aos costa-riquenhos. Como na Copa do Mundo o regulamento afirma que um jogador está suspenso da próxima partida ao sofrer dois cartões amarelos (ou um vermelho, obviamente), Neymar terá agora que redobrar sua paciência para não levar um novo cartão nas próximas partidas e ficar de fora de jogos importante como as oitavas de final.
Chance de uma suspensão

Neymar reclamando de uma falta sofrida contra a Costa Rica.
Durante toda sua carreira, Neymar sofreu com a forte marcação adversária por conta do seu estilo de jogo, caracterizado por dribles, mas também por prender muito a bola e chamar a falta. Por conta disso, o craque, sempre sofre com rodízio de faltas, marcador especial, entradas fortes, que muitas vezes não são punidas por conta da sua fama de “cai-cai” (que acaba sendo ainda mais confirmada com o passar do tempo). Resultado disso é que Neymar reclama muito da não marcação das faltas pelos árbitros ou da falta de punição aos adversários, além de uma irritabilidade muito grande do brasileiro com o passar dos minutos da partida, o que resulta em cartões amarelos e até vermelhos ao craque.
Na seleção brasileira, por exemplo, Neymar já fez 32 jogos em competições reconhecidas (Copa América, Copa das Confederações, Eliminatórias sul-americanas e Copa do Mundo) e recebeu 11 cartões amarelos, além de um cartão vermelho, recebido num confronto contra a Colômbia em 2015, quando chutou uma bola depois do apito final que acabou atingindo Pablo Armero. Esses números mostram que o camisa 10 foi advertido em 37,5% das partidas que disputou com a seleção brasileira, um número muito elevado para um jogador ofensivo, que costuma mais sofrer faltas do que faze-las.
“Você apanha o tempo todo. Os caras fazem uma estratégia de mudar os marcadores para fazerem falta nos jogadores articuladores, e a penalização vem por reclamação para conosco. Eu acho meio que injusto. O Ney acho que reclamou até um pouco mais forte com o árbitro e tomou amarelo. O Coutinho virou e falou e tomou amarelo direto. Então é difícil. Você apanha e uma hora acaba que fala de uma maneira mais agressiva, mas o árbitro está ali com o cartão e marca o que quer”, afirmou o zagueiro Thiago Silva depois da partida contra a Costa Rica.
Fora de jogos importantes
Como desde a Copa do Mundo de 2010 os cartões são zerados apenas para as semifinais, o camisa 10 da seleção brasileira terá que se segurar pelo menos até as quartas de finais, isso se o Brasil avançar até essa fase, para evitar uma suspensão. Antes disso, a seleção enfrentará a seleção da Sérvia pela última rodada da fase de grupos, num confronto que precisa vencer para se classificar em primeiro. Nas oitavas de final, a equipe comandada por Tite poderá enfrentar as seleções do México, Alemanha e Suécia, que lutam entre si por duas vagas no Grupo F. Já nas quartas de final, a seleção brasileira poderá jogar contra Bélgica, Inglaterra e Colômbia. Todos esses adversários podem facilmente serem classificados como duros, principalmente por tratar-se de um jogo único, com prorrogação e penalidades, onde a ausência de um craque como Neymar seria facilmente sentida.
Boas apostas!



