Portugal – Arménia (Copa do Mundo 2026)
Decisão adiada para a última rodada. A seleção de Portugal perdeu na República da Irlanda por dois a zero e remeteu a celebração do apuramento para o derradeiro encontro das eliminatórias, nesse domingo, frente à Armênia.
Análise Portugal
Dois “match-points” desperdiçados.
A seleção portuguesa poderia ter confirmado sua classificação à Copa do Mundo 2026 na última data FIFA, em outubro, mas um empate a dois na receção à Hungria (cedido nos acréscimos) impediu que a celebração se soltasse. A decisão ficou adiada para esse mês de novembro e a verdade é que, em seu segundo “match-point”, a seleção de Portugal também falhou. Cristiano Ronaldo e companhia viajaram até Dublin em busca da primeira vitória em jogos oficiais na República da Irlanda – que permitiria carimbar o passaporte para a Copa do Mundo -, mas o saldo final foi uma surpreendente derrota por dois a zero.
Portugal sofreu sua primeira derrota nessas eliminatórias europeias com destino à Copa do Mundo 2026 e ainda que siga em ótima posição para se assegurar de forma direta, a realidade é que deixou uma imagem muito aquém da expetativa. Os eleitos de Roberto Martínez especularam demasiado no ataque, foram excessivamente previsíveis perante a “muralha” irlandesa e muito permissivos do ponto de vista defensivo. Troy Parrott, autor dos dois gols da partida, foi o “carrasco” de uma seleção portuguesa que viu Cristiano Ronaldo receber ordem de expulsão ao minuto 60, por conta de uma agressão a Dara O’Shea – em caso de classificação, o “robôzão” poderá vir a falhar o primeiro desafio da Copa do Mundo 2026. Face à suspensão de Ronaldo, Gonçalo Ramos é especulado para integrar a equipe inicial, atacante do PSG que foi bem nos últimos momentos desse desafio com os irlandeses.
Para a posteridade ficou uma das piores exibições portuguesas dos últimos anos, mas a “seleção das Quinas” pouco tempo terá para lamentar, bem como poucas razões pelas parcas consequências do ponto de vista prático. As contas são bem simples de fazer: uma vitória na receção à Arménia permitirá o acesso direto à fase final da Copa do Mundo 2026. Em caso de empate ou derrota, aí sim, os portugueses poderão precisar da “calculadora”: se empatarem, para garantirem o primeiro lugar do grupo, têm que esperar que a Hungria não vença a Irlanda por mais de dois gols de diferença. Se a seleção magiar vencer efetivamente por três gols de diferença, não poderá superar o saldo positivo de gols de Portugal (+5).
Em um cenário mais improvável, se Portugal perder na receção à Arménia, classificará em primeiro se o Hungria – Irlanda terminar empatado ou se os visitantes vencerem e não superarem o registo de gols português. Se Portugal e Irlanda terminarem com os mesmos pontos e os mesmos gols marcados e sofridos, a Irlanda terá vantagem no confronto direto.
Em casa e tremendamente favorita no “papel”, a seleção portuguesa não pode pensar em outra opção que não a vitória e consequente classificação direta à fase final da Copa do Mundo 2026.
Escalação provável: Diogo Costa, Cancelo, Inácio, Dias, Dalot, Rúben neves, João Neves, Vitinha, Bernardo Silva, João Félix, Gonçalo Ramos
Análise Arménia
A Arménia chega nessa derradeira rodada do Grupo F já sem qualquer chance no que respeita à classificação à fase final e com a garantia de que vai ser última da chave.
A seleção eleita por Eghishe Melikyan foi apontada desde a primeira hora como “elo mais fraco” da chave, situação que efetivamente se confirmou. A menos que consiga um resultado nessa derradeira rodada que deixaria o mundo do futebol em absoluto choque, dessa campanha da ex-nação soviética, fica para a posteridade uma histórica vitória na receção à República da Irlanda, a 9 de setembro. Exceção feita a esse sucesso, com dois gols apontados, os arménios não mais pontuaram ou marcaram: perderam por cinco a zero com Portugal, saíram derrotados dos dois duelos com a Hungria (2-0; 0-1) e também sucumbiram em Dublin (1-0).
Nessa visita a Portugal, a pressão é inexistente e a responsabilidade diminuta. A Arménia se prepara para enfrentar uma seleção que quer vencer para selar a classificação e ainda por cima ferida em seu orgulho, após a derrota em Dublin. Poderá ser uma longa noite para os “havakakan”.
Escalação provável: Avagyan, Piloyan, Muradyan, Mkrtchyan, Tiknizyan, Hobhannisyan, Muradyan, Spertsyan, Sevikyan, Leo Ranos, Shaghoyan
Dica de Prognóstico
A seleção portuguesa quer resolver a questão o mais cedo possível para fechar essas eliminatórias em clima de festa. Os eleito de Roberto Martínez vão para cima da Arménia empenhados em alcançar vantagem o mais cedo possível e em construir um resultado amplo.
As Melhores Casas de Apostas