As alterações no modelo competitivo da Liga dos Campeões da Europa ditaram o surgimento de uma nova fase: a de “play-off”.
Os times que terminaram a primeira fase entre o 9º e o 24º postos da tabela classificativa vão precisar disputar uma ronda extra para se classificarem às “oitavas” da competição.
As eliminatórias vão funcionar em regime de ida e volta – os primeiros encontros estão reservados para os dias 11 e 12 de fevereiro, ao passo que as decisões vão acontecer a 18 e 19.
O maior destaque dessa fase vai naturalmente para o duplo enfrentamento entre o campeão em título Real Madrid e o Manchester City, time que tem defraudado as expetativas na presente época, mas também há outros desafios bem prometedores.
Para que o possamos ajudar a tomar decisões na hora de apostar, analisámos cada uma das eliminatórias.
Duelo em francês
Quis a “sorte” que Brest e PSG, emblemas gauleses, se enfrentassem nesse “play-off” de acesso às “oitavas” da Liga dos Campeões 2024/25.
O time da Bretanha, pela primeira vez na fase final da prova, precisa estar muito orgulhoso daquilo que tem sido seu percurso.
Inicialmente apontado como um dos maiores candidatos à eliminação logo na primeira fase, a realidade é que o Brest se segurou entre os 24 primeiros e conseguiu essa classificação histórica com todo o mérito.
Já o PSG sofreu bem mais que o esperado para se classificar, tanto que precisou esperar pela derradeira rodada para confirmar sua continuidade na Europa.
Os seis pontos somados nas duas últimas rondas, frente a Manchester City (4-2) e Estugarda (1-4), salvaram o time da capital gaulesa de uma eliminação que, a confirmar-se, corresponderia ao maior choque da primeira fase.
Pouco mais de 24 horas após o sorteio desse “play-off”, Brest e PSG se enfrentaram no Stade Francis-Le Blé. No final, sorriu o time mandado por Luis Enrique: vitória por cinco a dois com “hat-trick” de Ousmane Dembélé e um “bis” de Gonçalo Ramos.
A eliminatória entre os dois times vai começar na Bretanha, mas não em Brest: o Stade de Roudourou, em Guingamp, tem sido a “casa” do Brest nessa Liga dos Campeões por conta das exigências da UEFA.
Nossa Aposta: PSG para se classificar.
Tem reencontro entre Juventus e PSV
Esse “play-off” ditou ao menos dois reencontros entre times que já se tinham encontrado na primeira fase, um deles, entre Juventus e PSV Eindhoven.
A 17 de setembro de 2024, italianos e neerlandeses se enfrentaram em Turim e o time “bianconero” venceu o encontro por três a um.
Agora, a disputa vai ser feita em regime de ida e volta e a Juventus terá que lidar com um “handicap”: o fato de disputar a volta fora de portas, ainda para mais ante um time que é muito forte em sua zona de conforto.
Thiago Motta, brasileiro que orienta a Juventus, está longe de ter o “emprego mais seguro do mundo”.
O técnico brasileiro tem sido alvo de muitas críticas por conta do modesto desempenho que a Juve tem tido na temporada. Ainda que seja uma formação difícil de bater, o número de empates impressiona: mais de metade dos desafios disputados pela equipe de Turim na atual edição da Série A terminaram empatados.
O PSV Eindhoven não deixou a melhor das impressões na última ocasião em que visitou o terreno da Juventus, mas promete dar outro tipo de resposta nessa ocasião.
Líder da Eredivisie, o time neerlandês ainda não perdeu qualquer jogo em casa na temporada e poderá decidir a eliminatória precisamente no Phillips Stadion, com o apoio da sua torcida.
Frente a uma Juventus algo desacreditada e pouco confiante em função dos desempenhos recentes, o histórico de Eindhoven poderá ter aqui uma ótima oportunidade para avançar na “liga milionária”.
Nossa Aposta: PSV para se classificar.
O duelo mais inesperado
Se recuarmos até agosto, mês que assinalou o início dos principais campeonatos europeus, ninguém perspetivava que Manchester City e Real Madrid marcassem presença nesse “play-off” da renovada Liga dos Campeões 2024/25.
O Real Madrid, atual campeão, “vacilou” bastante ao longo da prova e perdeu pontos em ocasiões nas quais nada fazia prever esse cenário, ficando por isso “condenado” a brigar pela classificação até o fim.
Habituados a que o time vá de “menos a mais”, os torcedores do Real Madrid confiam que o melhor ainda está para vir, ainda que o time não tenha conseguido assegurar o acesso direto.
Do lado do Manchester City, a crença é com certeza bem melhor.
Nem o mais pessimista dos torcedores da equipe mandada por Pep Guardiola poderia prever uma temporada tão má. Custa até explicar a crise profunda que os “Sky Blues” têm atravessado tendo em consideração toda a qualidade que o elenco reúne.
Uma coisa é certa: nesse momento, é impossível perspetivar o que quer que seja de bom a favor do Manchester City, ainda menos quando do outro lado está um rival cujo nome se confunde com o da Liga dos Campeões, ou não se tratasse do maior vencedor da história da competição.
Nossa Aposta: Real Madrid para se classificar.
Sporting e Borussia prometem brigar “taco a taco”
Os portugueses do Sporting já viveram grandes momentos nessa edição da Liga dos Campeões, mas mesmo assim não foram capazes de se classificar diretamente à próxima fase da competição.
O time leonino, que em uma fase precoce da temporada viu Rúben Amorim partir para o Manchester United, está agora às ordens de Rui Borges, terceiro treinador da equipe na temporada após o despedimento de João Pereira.
Nesse “play-off”, mesmo não sendo favorito, o Sporting pode perfeitamente pensar em discutir a classificação, até porque do outro lado está uma equipe do Borussia Dortmund que não atravessa a melhor das temporadas.
Os maus resultados na Bundesliga bem como na Liga dos Campeões se traduziram no despedimento de Nuri Sahin, técnico que havia iniciado a temporada. O croata Niko Kovac é o novo timoneiro, treinador com vasta experiência no futebol alemão por conta do fato de já ter orientado Eintracht Frankfurt, Bayern e Wolfsburg no passado.
Na primeira fase, o Borussia disputou todas as partidas sob as ordens de Nuri Sahin, pelo que o Sporting será o primeiro adversário europeu para o Borussia de Kovac. Os fervorosos torcedores do time que habitualmente veste de amarelo esperam que a alteração na chefia técnica se traduza em uma reação.
Nossa Aposta: Borussia Dortmund para se classificar.
Atalanta ficou “à porta”
Vencedora da última edição da Liga Europa, a Atalanta vem protagonizando uma temporada bem interessante tanto na Série A quanto na Liga dos Campeões.
As prestações de “La Dea” na Europa têm sido de tal forma interessantes que a equipe de Bergamo falhou o acesso direto aos “oitavos” dessa Liga dos Campeões por somente um ponto.
A “sorte” ditou que o time superiormente orientado pelo experiente Gian Piero Gasperini vai se enfrentar ao time belga do Club Brugge, o último a conseguir a classificação para esses “play-off” de acesso aos “oitavos”.
A equipe flamenca até terminou com os mesmos pontos que o Dínamo Zagreb, mas o fato de ter vantagem em relação aos croatas no “goal average” permitiu selar a classificação para essa etapa da prova.
O favoritismo está do lado da equipe italiana, mas tendo em conta aquilo que são esses dois times em termos estratégicos, as partidas em Brugge e Bergamo prometem ser bem animadas.
Nossa Aposta: Atalanta para se classificar.
Feyenoord se enfrenta a um Milan reforçado
O Feyenoord realizou uma campanha bem interessante na primeira fase dessa Liga dos Campeões 2024/25, apresentando “highlights” em seu percurso como a vitória na Luz frente ao Benfica por três a um ou o triunfo sobre o Bayern, no De Kuip, por três a zero.
Agora, o time neerlandês se prepara para medir forças com outro histórico do futebol europeu: o AC Milan, time que promete “atacar” essa segunda fase da Liga dos Campeões com outro tipo de argumentos.
O emblema “rossonero” iniciou a temporada sob as ordens de Paulo Fonseca, mas o técnico português viria a ser rendido por um compatriota: Sérgio Conceição é o atual rosto da liderança na equipe milanesa.
Na janela de inverno europeia, os milaneses asseguraram uma grande contratação e precisamente ao Feyenoord, adversário nessa ronda: nos referimos ao atacante mexicano Santigo Giménez, atacante que chega para substituir Álvaro Morata.
Para lá de Giménez, o AC Milan também assegurou os préstimos do lateral Kyle Walker. Nesse momento, em cima da mesa está a possibilidade de João Félix ser o próximo a se transferir para Milão.
Nossa Aposta: AC Milan para se classificar.
Bayern falhou “top 8” e terá Celtic pela frente
O Bayern de Munique é sempre apontado como um forte candidato a chegar longe na Liga dos Campeões.
No caso concreto dessa renovada edição da prova, as odds abonavam a favor do “Colosso da Baviera” quanto à chance de estar entre os oito primeiros e se classificar diretamente, mas tal situação não se verificou.
Obrigado a disputar o “play-off”, o time da Baviera continua a alimentar o sonho de marcar presença na decisão que vai ser disputada na Allianz Arena, sua zona de conforto, mas para isso precisará de elevar muito o nível em termos exibicionais.
Para já, os alemães vão se enfrentar ao Celtic, um adversário que embora tenha seus argumentos e virtudes, está em um pedestal bem mais baixo do ponto de vista competitivo.
Nossa Aposta: Bayern para se classificar.
Reencontro no Principado e em Lisboa
Para lá de Juventus e PSV, tem dois outros emblemas que tornam a se encontrar nesse “play-off”, nomeadamente Mônaco e Benfica.
Na primeira fase, os dois times se enfrentaram no “glamour” monegasco e o Benfica venceu de três a dois.
Agora, a eliminatória também vai começar no Stade Louis II, enquanto a decisão está agendada para Lisboa, uma semana mais tarde.
Nossa Aposta: Benfica para se classificar.
Champions League EPO
A Bet365 tem uma promoção muito especial associada à competição de clubes mais importante da Europa: a Champions League EPO.
Para que possa entender exatamente de que forma funciona a promoção, usamos um exemplo bem recente, associado a um encontro da Rodada 7 dessa Liga dos Campeões 2024/25.
Dois amigos debateram sobre o PSG – Manchester City. No final, ambos acessaram suas contas de jogador na Bet365.
Um dos amigos apostou na vitória do PSG.
O outro, confiou no triunfo do Manchester City.
No final, ambos venceram.
Confuso?
Ao abrigo da campanha Champions League EPO, se o time em que apostou sair na frente por dois gols de diferença, sua aposta será considerada como ganha.
Ora, o Manchester City chegou a estar a vencer por 0-2 no Parc des Princes… Logo, ao abrigo da Champions League EPO, a Bet365 “pagou” de imediato a quem investiu na vitória do time gaulês.
No entanto, o PSG correu atrás do resultado e acabou vencendo por 4-2, obrigando a Bet365 a pagar a premiação… Ao amigo que investiu no triunfo dos franceses!
Por muito surreal que possa parecer, ambos apostaram em resultados opostos e, no final, sorriram juntos!
As noites de Liga dos Campeões podem ser ainda mais mágicas com a Bet365.
Boas Apostas!