Perú – Bolívia (Copa do Mundo 2026)
Em um encontro previsto para a próxima sexta-feira, as seleções nacionais do Peru e da Bolívia vão se defrontar no gramado do Estadio Nacional, em Lima, por conta da calendarização da 13.ª rodada da fase de qualificação para a Copa do Mundo 2026.
A equipe anfitriã fará a sua estreia sob a liderança do selecionador Óscar Ibañez, que pega no time no fundo da classificação geral do apuramento sul-americano para a Copa, a seis pontos de distância da zona de acesso ao play-off. A pressão é enorme para os peruanos, que almejam tirar máximo proveito do mando de campo para retomar o ciclo dos resultados positivos e ganhar alguma esperança ainda na possível classificação. Do outro lado, estará a equipe às ordens do treinador Óscar Villegas, que apesar de não ganhar há três jogos consecutivos aparece em boa posição para brigar até final pela classificação pelo menos para a eliminatória de acesso à fase final da Copa do Mundo.
Análise Perú
O time nacional do Perú tem sido incapaz de corresponder às expectativas mais positivas nessa briga pela classificação para a Copa do Mundo 2026, surgindo por agora na 10.ª e última posição da tabela classificativa, com sete pontos de registro, a dois do Chile e seis abaixo da zona de play-off. Em 12 rodadas, o saldo completo da equipe tecnicamente dirigida por Óscar Ibañez (que fará a sua estreia após a saída de Jorge Fossati) inclui uma vitória, quatro empates e sete derrotas, com três gols marcados e 15 gols sofridos.
Contabilizando apenas um triunfo nas últimas nove partidas realizadas, incluindo a fraca participação na última edição da Copa América, a Seleção Peruana atravessa um mau momento de forma, que a fez ficar em branco em termos de gols marcados nas últimas três partidas realizadas, mas também em quatro dos últimos cinco encontros.
Há quatro rodadas atrás, em outubro passado, o Perú recebeu e venceu o Uruguai (1-0), em casa, acabando pouco depois por cair com estrondo na visita ao Brasil, com goleada sofrida de 0-4. Em novembro, a equipe começou por empatar, a 0.0, frente ao Chile, em casa, num encontro onde a vitória seria fundamental para as suas ambições de classificação, antes da derrota na última rodada, fora, com a Argentina, por 0-1.
Provável Escalação: Caceda; Polo, Corzo, Araujo, Advincula; Sonne, Tapia, Pena; Carrillo, Guerrero, Flores
Análise Bolívia
A seleção nacional da Bolívia tem surpreendido pela positiva ao evitar ser dos piores times nacionais dessa fase de qualificação sul-americana para a Copa do Mundo 2026, chegando a essa rodada no 7.º posto do quadro classificativo, com 13 pontos de registro, um acima da Venezuela e a quatro de distância do Paraguai. Em 12 rodadas, o saldo total da equipe orientada pelo selecionador nacional Óscar Villegas é de quatro vitórias, um empate e sete derrotas, com 13 gols marcados e 27 gols sofridos.
Sem ganhar há três jogos consecutivos, onde somou apenas um de nove pontos possíveis na fase de qualificação, a Seleção Boliviana atravessa um momento de forma recente menos positivo, sobretudo se tivermos em linha de conta que vinha, anteriormente, de um belo ciclo de três vitórias consecutivas (onde bateu a Colômbia, por 1-0, em casa; o Chile, por 2-1, fora de casa; e a Venezuela, por 4-0, em casa).
A última vez que sorriu, ao vencer os colombianos perante a própria torcida, foi há quatro rodadas atrás, sendo que na rodada disputada logo de seguida, na janela internacional de outubro, perdeu de forma pesada na Argentina (0-6). Em novembro, a Bolívia regressou com mais um resultado difícil de digerir, na visita ao terreno do Equador, onde perdeu por 0-4, sendo que no retorno ao convívio com a sua torcida somou um ponto, no empate a 2-2 com o Paraguai. Apesar de ter dominado na maior parte do tempo, os bolivianos até chegaram à reta final em vantagem no marcador, mas acabaram por sofrer o gol que impediu o triunfo já no tempo de compensação (90+1’).
Provável Escalação: Viscarra; Medina, Haquin, Sagredo, Fernandez; Robson Matheus, Cuellar, Villamil; Miguelito, Algaranaz, R Vaca
Dica de Prognóstico
Esse será um jogo de alto nível de importância para as duas seleções, que rivalizam de forma direta na procura por uma vaga de acesso à fase final da Copa do Mundo 2026, por via do play-off de qualificação. Em zona de play-off, o time nacional da Bolívia tentará ao menos somar um ponto nessa deslocação, até porque conhece a forma bem intensa como se prevê que o Perú adote esse encontro, já que será uma espécie de “final” na briga por recuperar estatuto e esperança na classificação. Com o selecionador Óscar Ibañez em estreia, os peruanos prometem jogar no limite das suas forças para voltarem a uma fase positiva, sempre conferindo especial atenção ao momento da organização defensiva, até para evitar ao máximo sofrer primeiro e sair por baixo no marcador.
Assim sendo, se prevê uma partida mais tática, onde os dois times vejam seus sistemas defensivos sobreporem a sua ação perante os sistemas ofensivos contrários, tornando a melhor opção de investimento a seleção do mercado de Menos de 2,5 gols, com cotação de 1.74 na Bet365.
As Melhores Casas de Apostas