Para jogar em alto nível na Copa do Mundo é preciso que cada um dos jogadores estejam em 100% de sua condição física. Além disto, também é preciso preparo psicológico e boa atuação de todo o elenco, já que ninguém poderá resolver tudo sozinho. Entre as decepções, os motivos foram muitos e vamos agora analisar alguns deles.
Doping e lesão
Vamos retornar a primeira fase do mundial, lembrando de um jogador muito conhecido do público brasileiro, já que conquistou importantes títulos pelo Corinthians e ainda é jogador do Flamengo, seu nome é Paolo Guerrero. Antes de chegar ao mundial o atacante sofreu uma punição por doping, ficando afastado dos gramados, assim apesar do seu retorno, ainda não apresentava a melhor forma física, ficando em alguns jogos até mesmo no banco de reservas. No mundial, fez apenas um gol e não conseguiu colaborar muito com a sua seleção, se despedindo logo na primeira fase. Outro jogador que de certa forma decepcionou, não por motivo de doping, mas sim por lesão, foi James Rodríguez, assim assistiu da arquibancada sua seleção ser eliminada nas oitavas de final, diante da Inglaterra.
Os três melhores não corresponderam
Com certeza os nomes mais falados antes do mundial eram os de Lionel Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo. O argentino se despediu da competição com a marca de ter desperdiçado um importante pênalti, ter jogador de uma maneira bem inferior se comparado as suas atuações no Barcelona, além de mais uma vez ter decepcionado o povo argentino, como aconteceu recentemente em duas edições da Copa América. Cristiano Ronaldo jogou muito bem na primeira partida diante da Espanha e atuou em bom nível diante da seleção do Marrocos, mas também desperdiçou um pênalti contra o Irã, além de não ter conseguido mostrar todo seu lado artilheiro nas oitavas de final, onde a seleção portuguesa perdeu por 2X1 diante do Uruguai. O brasileiro Neymar foi duramente criticado na fase de grupos, pois apesar de ter feito gol e da seleção ter se classificado, ainda assim não estava mostrando toda sua boa forma. Soma-se a isto o fato de ter simulado várias faltas, se jogado de forma dramática e ter criado grande polêmica devido a tudo isto. Nas oitavas de final enfim fez uma partida de qualidade, onde o Brasil venceu o México pelo placar de 2X0, com Neymar marcando o primeiro gol e construindo a jogada para o segundo. Porém nas quartas de final enfrentou a Bélgica, onde jogou de forma mediana e viu a seleção perder pelo placar de 2X1.
Entre os motivos da decepção destes três jogadores, estão pênaltis perdidos (Messi e Cristiano Ronaldo), simulações exageradas (Neymar), e a natural expectativa que cerca estes três grandes nomes do futebol mundial. Desta forma todos os fãs do esporte e toda a população da Argentina, Portugal e Brasil esperavam o mais alto rendimento em campo, o qual nem sempre acontece. É preciso também entender que o futebol é feito de seres-humanos os quais nunca serão perfeitos. Além disto, um impedimento, pênalti, bola na trave, passe errado, chance desperdiçada e muitos outros fatores sempre existirão. Também existe o contexto de todo o elenco, já que um gol contra de Fernandinho colaborou para a eliminação de Neymar. O baixo nível da seleção argentina foi determinante para a eliminação de Lionel Messi. O fato de nem todos estarem no mesmo nível de Cristiano Ronaldo foi algo fundamental para Portugal não ter seguido adiante na competição. Portanto sempre existirão decepções no futebol, já que jogadores de grande talento mostram as suas qualidades em várias oportunidades, mas isto nem sempre vai acontecer e então quando os erros aparecem, serão naturalmente acompanhados de decepções e grandes críticas.



