A mais conhecida história sobre a origem do futebol nos diz que foram os ingleses que inventaram este incrível jogo, porém há registros de algo semelhante praticado na China e no Japão a mais de 2 mil anos atrás. Gregos antigos e depois os Romanos, também fizeram parte da evolução do jogo, depois os italianos e então os ingleses definiram o futebol da maneira a qual conhecemos hoje em dia. Quanto mais antigos os relatos, mais divergentes são as histórias e datas, porém tentamos buscar os fatos mais relevantes e com maiores incidências de fontes.
China
O mais antigo relato talvez seja o tsu chu, já jogado na China por volta de mais de 2000 a.C., era uma espécie de treinamento militar. A época coincide com a dinastia Xia, em 2.197 a.C.. A bola inicialmente era o crânio de inimigos derrotados, posteriormente transformou-se em uma bola de couro preenchida com pelos de animais, tinha de ser chutada em uma espécie de gol, duas traves de bambu separadas por 30 ou 40 centímetros e com até 9 metros de altura. Nesse jogo, não era permitido usar as mãos. O tsu chu também possuía uma modalidade diferente e mais violenta onde o atacante tinha que literalmente lutar com a defesa adversária para chegar lá.
Grécia
A forma primitiva de futebol praticado na Grécia em 800 a.C., era o episkyros, embora não tenha ficado tão popular quanto a maioria das modalidades “olímpicas” da época. O esporte foi citado pelo poeta Homero no livro Sphairomachia. O objetivo do jogo era cruzar a meta adversária com a bola, o uso das mãos era permitido, a bola era feita de bexiga de vaca, areia e ar.
Roma
Em 146 a.C., os romanos invadiram a Grécia, aprenderam o jogo e fizeram algumas adaptações, criando o harpastum. Nesse esporte, assim como no episkyros, podiam-se usar as mãos além dos pés, basicamente uma espécie de rúgbi. Disputado num campo retangular, o objetivo era chegar à linha de fundo adversária para marcar um ponto. Talvez tenha sido desse jeito, pelos pés de soldados do Império Romano, que o futebol tenha chegado à Inglaterra, ainda nos primeiros anos da era cristã. Os romanos levaram o esporte à Europa, Ásia Menor e norte da África.
Japão
Por volta do século VI, em território japonês, surgiria o kemari, que era jogado entre 16 jogadores (8 para cada lado). O objetivo dos praticantes era apenas manter uma bola no ar o maior tempo possível, usando os pés ou qualquer outra parte do corpo que não fosse as mãos, uma espécie de rodinha que o pessoal faz hoje em dia fazendo embaixadas e não deixando a bola cair no chão. Antes do jogo, os atletas abençoavam a bola em um templo. Um ancião, o Edayaku, rezava por prosperidade. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido.
Itália
Em Florença, na Itália, um jogo chamado Gioco del Calcio ou Calcio Fiorentino, as regras teriam sido estabelecidas pelo músico e escritor local Giovanni Bardio, esporte contava com a participação de 27 jogadores. Era praticado em praças públicas, onde em cada extremidade tinha dois postes paralelos e o objetivo era levar a bola até esses postes. Os primeiros relatos são do ano de 1529, era um jogo extremamente violento que podia ser jogado tanto com os pés quanto com as mãos. Giovanni di Bardi, em meados de 1580, estabeleceu regras de limite para jogadores participação de dez árbitros para controlar a partida. Para os italianos, o futebol recebeu o nome de calcio. A imagem que representa o Calcio é a nossa imagem principal de capa do texto.
Influência dos Ingleses
Gioco de Calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Lá o jogo ganhou regras e organização. Começando pela medida do campo, que deveria medir 120 por 180 metros, com arcos retangulares nas duas extremidades, chamados de gol. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Através de uma conferência em Cambridge ocorrida em 1848, , foi criado um código de regras padrão para o futebol. Em 1871 foi criada a função do goleiro e em 1875 a regra do tempo de 90 minutos. Um fato interessante de citar, foi que em 1888 o time Preston North End, hoje em dia na terceira divisão do campeonato inglês, venceu a primeira liga nacional de futebol da história (Campeonato Inglês), e foi bi campeão no ano de 1889. Outra regra criada pelos ingleses foi em 1891,a criação do pênalti e somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento. A bola era de couro e enchida com ar.
Em 1886 foi criada a International Football Association Board (IFAB), entidade existente até hoje, órgão que regulamenta as regras do futebol mundial juntamente com a FIFA. Em 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão para fora da Europa, difundindo o futebol em vários países. Inclusive a equipe brasileira do Corinthians, teve seu nome sob influência deste time inglês. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.
Embora haja registros de jogos muito semelhantes ao futebol ao decorrer da história, com certeza foram os ingleses que definiram as regras e sistematização de jogo do futebol que conhecemos hoje em dia. Devemos aos ingleses esta herança de podermos desfrutar deste esporte tão genial chamado futebol.
Boas Apostas!