É claro que O Atlético de Madrid já viveu bons momentos antes de Simeone assumir como técnico, e vale lembrar que o Argentino participou de alguns bons momentos ainda atuando como jogador pela equipe, conquistando o Campeonato Espanhol de 1995-96 e a Copa do Rei da mesma temporada. Mas depois disto, o clube passou muito tempo sendo ofuscada pelos gigantes Barcelona e Real Madrid, perdendo vários clássicos e ficando distante dos títulos.
Então a diretoria percebeu que seu ex-jogador estava fazendo um bom trabalho como treinador, conquistando o Campeonato Argentino por duas vezes, uma com o Estudiantes e outra com o River Plate. Além disto, a diretoria tinha consciência da forte identificação que Simeone tinha com a torcida, e então resolveu arriscar e fazer esta contratação, a qual não é comum na Europa, tendo em vista que Simeone é uma exceção, já que é da América do Sul, mas mesmo assim esta entre os principais treinadores do velho continente.
Simeone chegou para ficar!
No dia 27 de dezembro de 2011, Simeone foi oficialmente contratado, onde permanece até hoje, tendo contrato renovado até 2020. É válido lembrar que antes de sua chegada, as posições do Atlético de Madrid no Espanhol não foram das melhores. Na temporada 2010-11 terminou na sétima posição, já na temporada 2009-10 ficou na nona posição.
Porém na primeira temporada que o Argentino assumiu o cargo (na décima sétima rodada), conseguiu apresentar boa recuperação e terminou apenas dois pontos atrás da quarta posição, a qual lhe daria vaga na Liga dos Campeões. Da temporada 2012-13 em diante, o clube se classificou para todas as Liga dos Campeões, alcançando ainda o vice campeonato europeu na temporada 2013-14, onde sofreu o gol de empate nos minutos finais e então acabou perdendo na prorrogação.
Apesar do vice campeonato, este foi o auge da sua carreira como treinador pois ainda conseguiu vencer o Campeonato Espanhol, quebrando nove temporadas onde Barcelona e Real Madrid se revezavam na conquista do título. Este título foi conquistado com muita raça, assim como Diego Simeone gosta, sendo que na última rodada o Atlético de Madrid precisou jogar no Camp Nou, e se acaso fosse derrotado, então o Barcelona seria o campeão. O duelo terminou em 1X1, com Sanchez abrindo o placar para o time da casa, e Godín empatando e fazendo então o gol do título.
O treinador ainda trouxe outros títulos, como a Copa do Rei conquistada em cima do rival Real Madrid, além de uma Liga Europa, Supercopa da UEFA, e Supercopa da Espanha.
Outro motivo que faz a torcida se orgulhar e amar o seu técnico, é o bom desempenho que o Atlético vem apresentando diante do seu rival Real Madrid. O Atlético voltou a vencer vários clássicos, até mesmo no Santiago Bernabéu, assim como aconteceu na temporada 2012-13, 2013-14 e também em 2014-15. Além disto, perdeu somente um dos últimos nove clássicos, vencendo quatro vezes e empatando outros quatro duelos. Vale lembrar que antes da chegada de Simeone, o domínio do Real Madrid era imenso, com apenas duas derrotas em trinta e cinco partidas.
Atualmente o Atlético continua forte
Já se passaram dezenove rodadas do Campeonato Espanhol, e o Atlético de Madrid é o líder da competição. É claro que a equipe se beneficia com o fato do Barcelona ter um jogo a menos, mas mesmo que a equipe Catalã tivesse jogador e conquistando a vitória, ainda assim estaria somente um ponto afrente do time de Diego Simeone.
O Atlético possui a melhorar defesa, sofrendo apenas oito gols, sendo que a segunda melhor defesa (Barcelona), sofreu quinze. Já o seu ataque é o quarto melhor, além de ser a segunda equipe com menor número de derrotas.
É importante lembrar que o Atlético de Madrid consegue fazer tudo isto com muito menos dinheiro. A diferença financeira é quase uma covardia, mas Diego Simeone consegue compensar com muita raça, determinação, organização tática e qualidade!
Com certeza o técnico Argentino esta de parabéns e certamente o Atlético de Madrid não teria feito excelentes temporadas sem a ajuda de “El Cholo” Simeone, assim como é carinhosamente chamado pela torcida!
Boas Apostas!