Thomas Muller em seu primeiro time, o TSV Pahl.
O alemão Thomas Muller é nascido em 13 de setembro de 1989, está atualmente com 26 anos. O jogador atua como atacante, porém já atuou e se precisar pode atuar em várias posições como meia-atacante e segundo atacante. Com 1,86 m de altura, magro com 74 kg, apesar do jeito meio desengonçado de andar, o jogador chama a atenção de todos por sua velocidade e técnica, conseguindo mostrar uma constante quando o assunto é gol.
O pequeno Thomas começou a jogar futebol em um clube com apenas quatro anos. Nascido em Weilheim, na época Alemanha Ocidental, gostava tanto de futebol, que seus pais o colocaram para praticar o esporte em uma escola de um clube desportivo semiprofissional da cidade, o TSV Pahl. Lá o pequeno Thomas fez sua estreia, com apenas quatro anos. Até hoje o jogador participa de eventos e promove programas sociais em sua cidade e no seu antigo clube, uma forma de agradecimento e orgulho de suas origens.
Bayern de Munique
Thomas Muller comemorando gol pelo Bayern de Munique.
Levado por um olheiro para treinar na base do Bayern de Munique aos dez anos de idade, Thomas foi conquistando seu espaço e disputando campeonatos de acordo com a sua categoria de idade. Progrediu até a equipe Sub-19, equipe em que chegou a um vice-campeonato da Bundesliga. Chegando ao time reserva do Bayern, disputou durante duas temporadas a terceira divisão alemã, foi um dos principais jogadores do time. Estreou na equipe principal em 15 de agosto de 2008, substituindo Miroslav Klose, na partida contra o Hamburgo. O jogador já marcou 235 gols na carreira, sendo 90 gols em 225 jogos pela Bundesliga.
Sua estreia em competições europeias coincidiu também com seu primeiro gol pela equipe principal em competições europeias. O até então técnico Jurgen Klismann não acreditava que o jogador de 19 anos vingaria, mas após entrar e fazer um gol, o técnico mudou de ideia. O acontecido foi contra o Sporting Lisboa, substituindo Bastian Schweinsteiger quase no final do jogo, ao 27 minutos do segundo tempo, o joevem Thomas fez o sétimo gol da vitória de 7×1 para o Bayern de Munique. Em 2009 o novo técnico Louis Van Gaal chegaria a equipe e ficaria até 2011, o técnico foi um grande responsável pela evolução do jogador nesta transição e integração a equipe principal do Bayern. O ano de 2009 para Thomas foi muito bom, ele foi um verdadeiro líder, marcando muito e distribuindo assistências.
O jogador construiu uma bela trajetória no Bayern de Munique, no time B em 2008 e 2009 jogou 35 partidas e marcou 16 gols. Já na equipe principal, até agora foram 346 jogos com 149 gols marcados. O atacante é uma das principais peças do Bayern de Munique, juntos conseguiram conquistar inúmeros títulos:
- Copa Audi: 2009,2013;
- Campeonato Alemão: 2009/10, 2012/13, 2013/14, 2014/15;
- Copa da Alemanha: 2009/10, 2012/13, 2013/14;
- Supercopa da Alemanha: 2010 e 2012;
- Liga dos Campeões da UEFA: 2012/13;
- Copa Uli Hoeneb: 2013;
- Supercopa Europeia: 2013;
- Mundial de Clubes FIFA: 2013;
Liga dos Campeões
Bayern campeão da Liga dos Campeões 2012/13.
Em 2009 Thomas Muller estreou marcando gol na vitória por 7×1 do Bayern sobre o Sporting, fato já comentado no tópico anterior. Este seria o primeiro de muitos gols que Thomas marcaria em Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique. Depois daquela atuação, o jogador chegou a ser especulado pelo Freiburg, porém o novo técnico Van Gaal fez questão de analizar o jogador durante os treinos e mudou o destino do jovem atleta.
Após algum tempo na lista de dispensas, Thomas ficou fora só de uma das 52 partidas do Bayern na temporada de 2009/10. Thomas entraria no time para não mais sair e alcançar naquela temporada 19 gols e 16 assistências, seria o começo da vitoriosa carreira de Muller na equipe titular do Bayern. O auge na Liga dos Campeões ocorreu em 2013, quando o clube foi campeão. Uma das façanhas, foi golear o Barcelona por 4×0 na primeira partida em Munique e depois fazer mais um 0x3 em pleno Camp Nou, garantindo a ida a grande final em um clássico contra o Borussia Dortmund em que o Bayern venceria por 2×1.
Graças a Van Gaal, o Bayern pode contar com Thomas em várias Liga dos Campeões. Até aqui foram 36 gols pela Liga dos Campeões, o último na segunda partida das quartas de final diante o Benfica na casa do Benfica, em um placar de 2×2. Resultado que deu a classificação a semifinal da competição para o Bayern de Munique, pois o primeiro jogo o Bayern já tinha vencido em casa por 1×0.
Seus 36 gols ocorreram de várias formas, vinte e sete vezes com o pé direito, quatro com o pé esquerdo e cinco de cabeça. Trinta e um gols foram de dentro da área e cinco de fora da área. O fator casa não influencia muito os gols de Muller, foram dezenove gols em casa e dezesseis fora de casa. Outra média é a questão de fazer mais gols na fase de grupos ou nas fases finais, Muller não tem preferência, são dezessete na fase de grupos e dezenove nas fases finais. Tudo isso em setenta e oito jogos pela Liga dos Campeões. A temporada que teve mais gols na Liga dos Campeões foi a de 2012/13, com oito gols anotados.
Seleção da Alemanha
Thomas Muller com a taça de Campeão Mundial da Copa de 2014.
Sua história com a camisa da seleção alemã já é antiga, Thomas cresceu acostumado a servir a seleção de seu país. Em 2004/05 atuou pela seleção alemã Sub-16, quando por seis vezes defendendo sua seleção, marcou quatro gols. Em 2007 pela Sub-19, em 2008 pela Sub-20, em 2009/10 pela seleção Sub-21 e em 2010 finalmente chegou a equipe principal da seleção alemã.
Com seu jeito humilde e simples de ser, em 2010 integrou o elenco para a Copa do Mundo de 2010. Ao escolher a camisa, pegou a número 13, evitada pelo resto do elenco por superstição, pois pertencia ao capitão Michael Ballack, que ficou de fora por lesão e que durante anos pertenceu a Gerd Muller o maior artilheiro da história da Bundesliga. Não se tratou de prepotência, mas trata-se da própria personalidade de Thomas, simplicidade e focado mais no futebol dentro de campo do que a superstições e mística. Logo em sua primeira Copa do Mundo Thomas Muller foi o artilheiro com cinco gols, juntamente com outros três atletas de outras seleções, todos receberam a chuteira de ouro. Além disso, Thomas foi eleito o melhor jogador nos jogos contra a Inglaterra e Uruguai e considerado a revelação do torneio.
O auge do jogador pela seleção alemã foi na Copa do Mundo de 2014. A Alemanha estava no Grupo G, Thomas ajudou a Alemanha a se classificar em primeiro lugar no grupo, fez um hat-trick contra Portugal e o gol da vitória por 1×0 sobre os EUA na terceira rodada. Na semifinal deixou o seu na grande vitória por 1×7 contra o Brasil. Jogou a grande final contra a Argentina onde a Alemanha venceu por 1×0 e sagrou-se tetracampeã mundial de futebol.
Boas Apostas!