Mesmo tendo um dos mais disputados campeonatos da Europa e uma geração de jogadores muito elogiada, a seleção da Inglaterra continua não conseguindo trazer títulos aos ingleses. E depois de um fraco desempenho na Eurocopa, sofrendo para conseguir vitórias mesmo na fase de grupos, a Federação Inglesa anunciou na última sexta-feira (22) a contratação de Sam Allardyce, que na última temporada comandou o Sunderland. Sem conquistar um título há 50 anos, desde o título da Copa do Mundo conquistado em 1966, a Inglaterra demitiu Roy Hodgson logo depois de ter sido eliminada nas oitavas de final pela Islândia, que surpreendeu a todos ao vencer a partida por 2×1.

Imagem divulgada pela Federação Inglesa.

Imagem divulgada pela Federação Inglesa.

A confirmação de Allardyce como novo treinador da seleção inglesa só aconteceu depois de um acordo feito entre o Sunderland e a federação nacional, já que o treinador tinha contrato firmado com o clube e tinham que entrar em acordo sobre a rescisão precoce do vínculo.

Segundo o comunicado divulgado no site oficial da Federação Inglesa, o novo treinador assinou contrato por duas temporadas e estreará no amistoso disputado no dia 1º de setembro, em Wembley, ainda sem um adversário definido. “Estou muito honrado por ter sido escolhido o técnico da Inglaterra, especialmente porque não é segredo que eu sempre quis este papel. É absolutamente o melhor trabalho no futebol inglês. Vou fazer de tudo para ajudar a Inglaterra a fazer bem as coisas e dar para a nossa nação o sucesso que os fãs merecem. Acima de tudo, temos que fazer o povo ficar orgulhoso”, afirmou o treinador Allardyce.

Carreira de Sam Allardyce

Sam Allardyce em sua apresentação pelo Sunderland.

Sam Allardyce em sua apresentação pelo Sunderland.

Sam Allardyce começou a carreira como treinador 1991, comandando equipes pequenas. No início da temporada 1999/00, foi contratado pelo Bolton Wanderers, onde teve suas principais conquistas. Na segunda temporada comandando o Bolton, Allardyce conseguiu o acesso a primeira divisão, enquanto na temporada 2004/05 ficou na sexta colocação, conquistando pela primeira vez uma vaga na Liga Europa. Entrando na competição na fase com 32 equipes, o Bolton foi eliminado depois da fase de grupos pelo Olympique de Marseille num agregado de 2×1. Ficando no comando da equipe por mais uma temporada, o treinador acabou pedindo demissão no inicio de maio, deixando o Bolton na zona de classificação para a Liga Europa.

Depois da passagem pelo Bolton, Allardyce comandou o Newcastle, o Blackburn Rovers e West Ham, trazendo este último para a primeira divisão na temporada 2011/12. Em outubro de 2015, o técnico foi anunciado pelo Sunderland, que estava na vice-lanterna da primeira divisão e sob o comande de Allardyce terminou a temporada há dois pontos da zona de rebaixamento, permanecendo na primeira divisão.

Seleção espanhola também muda de treinador

Imagem divulgada pela federação espanhola.

Imagem divulgada pela federação espanhola.

Há seis anos a seleção da Espanha levantava a taça de campeão da Copa do Mundo de 2010 e dois anos depois conquistava também o título da Eurocopa de 2012, se concretizando como a maior potência do futebol mundial. Porém, alguns anos depois das conquistas, a equipe espanhola não conseguiu manter os bons desempenhos e foi perdendo o título de favorita para a atual campeã mundial, Alemanha, e para a atual campeã da Eurocopa, Portugal. Depois de ser eliminada nas oitavas de final da Eurocopa pela Itália, o treinador Vicente del Bosque acabou sendo demitido e desde então a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) vem buscando um novo treinador.

Pensando em voltar a ter um grande futebol dentro da sua seleção e ser uma das favoritas nas principais competições, a RFEF anunciou na última quinta-feira (21) a contratação de Julen Lopetegui. O agora treinador da seleção espanhola, já defendeu a Espanha na época que era goleiro e começou sua carreira como treinador em 2003, quando comandou o Rayo Vallecano, mas depois de um tempo longe da função, voltou a ser técnico em 2008, comandando o time B do Real Madrid. Entre os anos de 2010 e 2014, Lopetegui treinou as categorias de base da seleção da Espanha, conquistando a Euro sub-21 em 2013, com jogadores que hoje estão da seleção principal como Isco, De Gea e Morata. Em entrevista, Lopetegui afirmou que não fará nenhuma revolução, mas que vai aproveitar as coisas boas do futebol espanhol. “Não vamos fazer nenhuma revolução. Será uma evolução, em todo caso dentro de nossas ideias. Vamos tratar de aproveitar todas as coisas boas que vêm sendo feitas no futebol espanhol há muitos anos. Não vamos desperdiçar isso”, garantiu o novo treinador da seleção.

Boas Apostas!