O clube espanhol Atlético de Madrid está de cara nova, é um tempo de mudanças, o clube além de divulgar seu novo escudo, também tem divulgado o projeto de seu novo estádio. O clube vem buscando constantemente conquistar títulos nos últimos anos sob o comando do técnico argentino Diego Simeone, porém a tarefa não é fácil, pois seus conterrâneos espanhóis Barcelona e vizinho Real Madrid tem ampla vantagem financeira, de elenco e títulos conquistados. Mesmo assim, o Atlético de Madrid ganhou títulos importantes nos últimos anos como A Liga Europa de 2011/12, Supercopa da UEFA de 2012, Campeonato Espanhol de 2013/14 e a Supercopa da Espanha de 2014.

Evolução dos escudos do Atlético de Madrid desde sua fundação.

Evolução dos escudos do Atlético de Madrid desde sua fundação.

A evolução do escudo do Atlético de Madrid vem desde 1903, ano de fundação do clube quando o escudo era em formato circular com as cores azul e branco com um “C” e um “A” entrelaçados no centro. Em 1911 o clube mudou radicalmente o escudo, mudança que seria a base do escudo até hoje, o clube adicionou uma coroa no alto, as listras verticais em vermelho e o triangulo em azul, referentes as cores do seu uniforme. As 7 estrelas representam a constelação da Ursa Maior, dentro do triangulo azul, a imagem de um urso e um medronheiro, cujo animal e árvore são símbolos de Madrid.

Novo escudo do Atlético de Madrid 2016.

Novo escudo do Atlético de Madrid 2016.

Em 1917, o escudo perdeu a coroa , porém recebeu um contorno em amarelo que representa o ouro. Em 1939 o escudo ganhou asas e uma nova coroa, representando a união do time com a Aviación Nacional, ao qual se fundiu ao Atlético de Madrid após a Guerra Civil Espanhola, originando assim o Athletic Aviación de Madrid. Em 1947 o Atlético de Madrid desvinculou-se da Aeronáutica espanhola e tirou as asas e a coroa do seu escudo, voltando para sua forma original anterior a 1939. Além desta mudança, mudaran-se a quantidade de listras vermelhas e quatro brancas verticais, passando a ter seu nome chamado Club Atlético de Madrid. Em 1980 o clube substituiu a borda azul pela borda amarela que representa o ouro. Agora no fim de 2016, o clube Atlético de Madrid mudou novamente o escudo, trazendo novamente a borda azul e com principal mudança no desenho do urso e do medronheiro que ficaram estilizados na mesma cor e integrados no azul que contorna o escudo, além disso as estrelas ficaram com uma impressão de alto relevo, com um visual muito mais moderno.

Novo estádio do Atlético de Madrid

Imagem divulgada pelo Atlético de Madrid do seu novo estádio.

Imagem divulgada pelo Atlético de Madrid do seu novo estádio.

O Atlético de Madrid anunciou na última sexta-feira (09) o nome do seu novo estádio, onde deverá jogar a partir da próxima temporada. Depois de 50 anos jogando dentro do estádio Vicente Calderón, o atual vice-campeão europeu jogará a partir da temporada 2017/18 no seu novo estádio, o Wanda Metropolitano. O nome do estádio faz referência à empresa chinesa Wanda, a qual em abril de 2015 comprou 20% dos direitos do Atlético de Madrid por € 44,98 milhões (R$ 162,62 milhões) e que comprou também o naming rights do novo estádio da equipe por valores ainda não revelados. Ainda olhando o nome Wanda Metropolitano vemos que o segundo nove refere-se ao local onde o clube espanhol jogou entre 1923 e 1966, antes de atuar no Vicente Calderón.

Além de abandonar qualquer referência ao seu antigo estádio, Vicente Calderón, o Atlético de Madrid mudou de cidade, já que antes jogava em Madrid e agora passará a mandar seus jogos no distrito de San Blas-Canillejas, ao leste da capital espanhola. Entre algumas curiosidades sobre o novo estádio dos colchoneros está no sistema de iluminação. O clube espanhol anunciou ainda em outubro que o Wanda Metropolitano contará com um inovador sistema de iluminação com tecnologia LED. Em parceria com uma empresa holandesa, o Atlético de Madrid terá nos próximos quatro anos um estádio integralmente com a tecnologia LED, permitindo a projeção das cores do Atlético em cada jogo, desde o acesso à arena, além de poder mudar de cor quando o gol sair e poderá realizar espetáculos de luz desenhados para cada ocasião que o estádio receber, desde shows até partidas de outras equipes e seleções.

O antigo estádio do Atlético de Madrid, Vicente Calderón, foi inaugurado em outubro de 1966, em uma partida entre a equipe espanhola e o Valencia. O estádio foi o primeiro dentro da Europa a contar com todos os seus lugares cobertos por assentos, desde a sua inauguração, fazendo com que fosse sede de diversos jogos internacionais, como a Copa do Mundo de 1982. Em julho de 1971, foi dado o nome de Vicente Calderón para o estádio, prestando uma homenagem ao presidente do clube na época, grande responsável pela construção do estádio. Entre os recordes dentro do Vicente Calderón, está o do craque Cristiano Ronaldo, que se tornou o jogador que mais marcou gols dentro do estádio no confronto entre Atlético de Madrid, marcando 18 gols e superando os 17 gols marcados por Di Stéfano. Vale destacar que esse recorde foi quebrado na última partida entre as equipes, onde CR7 marcou os três gols da vitória do Real por 0x3.

Boas Apostas!