Sabe o que é um quarterback? E um touchdown?
Em caso negativo, não se preocupe: no final dessa matéria, estamos seguros de que estará bem mais por dentro da realidade da National Football League (NFL), liga profissional de futebol americano estadounidense.
NFL – National Football League
A National Football League (NFL) é cada vez mais global.
A competição que gera grandes paixões nos Estados Unidos pretende continuar a se expandir e a gerar interesse além-fronteiras.
Desse ponto de vista, o mercado brasileiro, por sua extensão, é um dos principais alvos estratégicos da principal liga mundial.
Se tem interesse em perceber como funciona uma partida da National Football League para entrar no mundo do futebol americano, o melhor mesmo é ficar ligado na informação constante nas próximas linhas.
Terreno de Jogo na NFL
Antes de mais, precisamos perceber como é o terreno de jogo no qual decorrem os jogos da National Football League (NFL).
Um campo de futebol americano tem 120 jardas de comprimento (cerca de 109,7 metros) e 53,5 jardas de largurda (48,92 metros).
Essas jardas são marcadas uma por uma, com os múltiplos de cinco marcados com a linha inteira e os múltiplos de 10 numerados no próprio gramado.
As designadas “endzones” correspondem às áreas no fim das duas pontas do campo e têm dimensões de 10 jardas por 53,5 jardas e conta com duas traves que em um jogo de futebol seriam as balizas.
A trave tem uma altura de cerca de 12 metros e 5,6 de largura.
Objetivo do Futebol Americano
O objetivo do futebol (“soccer”, para os americanos) passa por terminar o jogo com mais pontos marcados que o adversário e desse modo alcançar a vitória.
No caso do futebol americano, o objetivo também é relativamente simples: chegar o maior número de vezes na endzone do adversário. Quanto mais o time fizer isso, mais pontos conseguirá somar.
O princípio basilar no futebol americano assenta na progressiva conquista de território.
O jogo de Futebol Americano
A definição da posse inicial acontece através de moeda ao ar, tal e qual como no futebol.
O “sorteio” em causa define qual dos times será responsável por dar o chute inicial no desafio. A equipe que começar sem a bola será responsável por dar o pontapé inicial, enquanto que o adversário vai se preparar para receber o kickoff.
Assim que o chute inicial é dado, a bola passa para a posse de um adversário que é designado como retornador.
A partir do momento em que recebe a bola, o retornador tem duas opções:
- Tentar fazer um retorno, ou seja, agarrar a bola e avançar para ganhar terreno – o ataque começa no ponto em que for derrubado ou sair pela lateral.
- Desistir de retornar. Ao ajoelhar, se fizer isso em sua endzone, a equipe começa o jogo nas linhas das 30 jardas do campo defensivo.
O jogador toma uma dessas decisões considerando o espaço que vê no campo quando recebe a bola chutada a partir do kickoff. Nesse momento, os companheiros devem fazer bloqueios para que o jogador consiga progredir o máximo possível, enquanto que os adversários logicamente procuram o derrubar para impedirem o avanço.
O local em que o jogador for derrubado corresponderá ao ponto em que o ataque iniciará sua campanha. Caso consiga atravessar o campo e entrar na endzone adversária, é feito um touchdown e se invertem os papéis: o time adversário deve chutar (kickoff) para ceder o ataque ao rival.
Jogadas de Ataque e Defesa
Ataque no Futebol Americano e na NFL
- Corrida: um jogador recebe a bola das mãos do quarterback e segue em frente para tentar penetrar a defensiva adversária. O quarterback pode optar por não passar a bola e assumir a responsabilidade da ação.
- Passe e receção: o quarterback pode lançar a bola para um recebedor avançado e isso é permitido uma vez por jogada. O passe deve ser realizado atrás da linha de scrimmage – linha na qual começou a jogada. A receção só é válida se o jogador conseguir segurar a bola antes de ela tocar no chão.
- Bloqueio: cinco jogadores de ataque (offensive linemen) estão encarregues de proteger o quarterback nas jogadas de passe ou abrir caminho para o runnin back percorrer nas jogadas de corrida – isso é feito ao empurrar os defensores adversários.
Defesa no Futebol Americano e na NFL
- Tackle: derrubar o jogador que tem a posse de bola, interrompendo o avanço do adversário.
- Sack: tackle feito no quarterback antes que ele consiga entregar a bola a uma colega de equipe.
- Interceção: roubar a bola que foi lançada pelo quarterback adversário enquanto ainda está no ar.
Quanto tempo tem um jogo de Futebol Americano?
Essa pergunta é um tanto ou quanto relativa se considerarmos em termos absolutos, já que o tempo vai parando, à semelhança do que acontece no futebol de salão.
Assim, o jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada, no entanto, o tempo sofre paralisação sempre que o passe do quarterback não é completado e quando acontecem pontuações.
Quando o jogador sai de campo com a posse de bola, o relógio fica parado até que o árbitro do desafio reposiciona a bola. Nos dois minutos finais do segundo quarto e nos últimos cinco do quarto, o cronômetro fica parado até nova saída da bola.
A propósito, a equipe de arbitragem é formada por nada mais nada menos que sete juízes.
O árbitro principal (de boné branco) se posiciona logo atrás do quarterback, enquanto que seus auxiliares (de boné preto) se espalham pelo campo.
Ao assinalarem faltas, os árbitros jogam um pano amarelo no campo e avisam de seguida, através do microfone, qual falta foi cometida, quem cometeu e qual a punição.
Ainda relativamente à questão do time, cada time recebe três timeouts (tempos) em casa tempo que podem ser utilizados a qualquer momentos. Os timeouts que não são utilizados no primeiro tempo não passam para o segundo.
Faltas na NFL
O futebol americano é um jogo de (muito) contacto e obviamente existem faltas, assim como no futebol.
Por isso mesmo, passamos a apresentar alguns tipos de faltas comuns no futebol americano.
- Holding: Pode ocorrer tanto em jogadores ofensivos quanto defensivos e corresponde a uma segurada ilegal em um elemento envolvido na jogada.
- Offensive Holding: acontece quando um jogador ofensiva agarrar, bloqueia ou segura um jogador defensiva de forma a que o impede de bloquear o portador da bola.
Penalização – 10 jardas.
- Defensive Holding: acontece quando um jogador defensivo agarra, bloqueia ou segura um jogador ofensivo que não o portador da bola.
Penalização – 5 jardas.
- False Start: acontece quando um jogador de ataque faz um movimento rápido antes do “snap” da bola”, o que pode provocar que o jogador adversário pule para o lado externo.
Penalização – 5 jardas.
- Encroachment: acontece quando um jogador de defesa invade a linha de “scrimmage” do snap da bola, fazendo conta com o adversário.
Penalização – 5 jardas.
- Pass Interference: acontece quando o quarterback anta um passe e a bola ainda está no ar, se houver contato ilegal entre os jogadores ofensivos e defensivos, é uma intereferência de passe.
- Offensive Pass Interferance: quando um jogador de ataque empurra um jogador de defesa antes de fazer a jogada com a bola.
Penalização – 10 jardas, reinício do down.
- Defensive Pass Interference: quando um jgador defensivo empurra um jogador de ataque antes de fazer uma jogada com a bola.
Penalização – First down automático.
- Unnecessary Roughness: falta destinada a proteger jogadores que estão em posição indefesa. Geralmente é chamado de contato capacete com capacete.
Penalização – 15 jardas, first down automático.
- Horse Collar Tackle: acontece quando um defensor aborda um jogador de ataque e o agarra por dentro das ombreiras ou camisa por trás, puxando para baixo.
Penalização – 15 jardas, first down automático.
- Face Mask: acontece quando um jogador agarra a grade do capacete de outro jogador ao tentar bloquear ou fazer tackle.
Penalização – 15 jardas, first down automático.
- Roughing the Kicker/Punter: acontece quando o defensor tem contato com o kicker ou punter.
Penalização – 15 jardas, first down automático.
- Delay of Game: acontece quando ataque ou defesa executam uma ação que dura mais do que 40 segundos.
Penalização – 5 jardas
- Intentional Grounding: acontece quando um quarterback está sob pressão da defesa e corre o risco de um sack (ser derrubado com bola na mão) e a joga para longe. Se bola é lançada para uma zona sem receber, é intentional grounding.
Penalização – 10 jardas, perda de down.
Equipamento
Mesmo que não esteja nada familiarizado com a realidade do futebol americano, temos a certeza de que já viu diversas fotos dos atletas e da forma rigorosa como se equipam.
Por isso, existem alguns elementos que são obrigatórios no equipamento para disputar a NFL:
- Capacetes
- Protetores de Ombro
- Protetos de Peito
- Protetores de Genitais
- Protetores de Coxa
- Protetores Joelho
Embora não seja obrigatório, tem jogadores que também optam por utilizar protetores de costelas.
Como se posicionam os jogadores?
Antes de mais, um elenco de futebol americano costuma ser composto por mais de 50 ateltas, mas só 46 são relacionados.
Cada time possui 11 jogadores em campo à vez.
- 11 jogadores no time de ataque;
- 11 jogadores no time de defesa;
- Especialistas: dedicados aos field goals, retornos, kickoffs e punts.
As substituições são ilimitadas.
Na NFL, o chute parte agora da linha de 35 jardas do campo do time que está procedendo ao chute.
Os jogadores da equipe que chuta alinham na linha de 40 jardas do time adversário que, por sua vez, conta com nove jogadores entre suas linhas de 35 e 30 jardas.
Tem dois retornadores que ficam na designada “área de pouso”, entre a linha de 20 jardas e a enzone.
Se o chute cair nessa área, o retornador que pegar a bola é obrigado a proceder ao retorno.
Se o chute cair na “área de pouso” e rolar para a endzone, o retornador pode correr com a bola ou desistir da jogada. Nesse caso, o time iniciará o ataque na linha de 20 jardas.
Já caso a bola não alcance a linha de 20 jardas do adversário ou saia de campo, o time que recebe o chute inicia o ataque em sua linha de 40 jardas.
Como funciona as pontuações no Futebol Americano?
Existem três principais formas de pontuar em um jogo de futebol americano.
A principal é o “touchdown”, conceito que com certeza já ouviu em alguma ocasião.
Mas afinal, o que é o touchdown?
O touchdown, que vale seis pontos, acontece quando o jogador consegue ter a posse da bola dentro da endzone do adversário, seja recebendo um passe lá dentro ou entrando com a bola em corrido.
Uma vez apontado o touchdown, a equipe pode ganhar pontos extra mediante duas opções:
- Chuta simples acertando dentro do aro (vale um ponto)
- Entrar novamente na endzone (vale dois pontos)
Para lá do touchdown e das possibilidades associadas à tentativa de ganhar esses pontos
complementares, existe ainda o field goal, que é uma forma de pontuação secundária.
O kicker é o responsável pela execução do field goal e o objetivo é fazer passar o chute por dentro do aro, situado no fundo do campo.
Caso consiga fazê-lo, soma três pontos para o seu time. Já se errar, a equipe adversária contará com a posse de bola no ponto do chute para tentar atacar.
Precisamos ainda de falar do Safety.
O Safety é uma forma de pontuação através da defesa. Rende dois pontos à equipe quando consegue derrubar o rival ou tirar o adversário de campo dentro da sua endzone. Além de pontuar, a equipe recebe a posse de volta em um punt.
Em suma:
- Touchdown (6 pontos)
- Field Goal (3 pontos)
- Extra Point (1 ou 2 pontos)
- Safety (2 pontos)
Como rola o ataque?
O objetivo mínimo de quem ataca passa por conquistar 10 jardas.
Caso concretize esse objetivo, poderá continuar atacando e avançado para o campo defendido pelo rival. A equipe conta com quatro chances.
O ataque funciona em função do passe e das corridas. Cada jogada é previamente combinada.
Caso a equipe não consiga avançar as dez jardas nas quatro tentativas e o time perca a posse, é a vez de o time adversário colocar o ataque no gramado e tentar avançar a partir do ponto em que a jogada foi travada anteriormente.
Por norma, em função de questões de ordem estratégica, os times usam somente três tentativas para tentar chegar em sua meta. Quando não conseguem, chutam um punt e devolvem a posse para o adversário em uma má posição do campo ou tentam um field goal para anotar pontos.
Recuperação da posse
Já vem entendendo que o futebol americano é bem diferente do futebol ao qual estamos acostumados no que diz respeito à gestão da posse.
Para recuperar a posse, a defesa deve impedir o adversário de avançar 10 jardas. No entanto, existem outras formas de recuperar a bola, nomeadamente os designados turnovers.
Quando falamos em turnovers, existem duas opções:
- Fumble
- Intercepção
O fumble acontece quando um jogador tem a posse de bola e a solta antes de a jogada terminar. Por “soltar a bola” entende-se a possibilidade e não a receber devidamente após ação de passe ou a perda por qualquer motivo, incluindo a possibilidade de a deixar escapar durante a corrida.
Aí, a posse será de quem agarrar a bola primeiro e mantiver o seu controlo. Se o jogador soltar a bola antes de completar a receção, ou seja, antes de colocar os dois pés no chão e a guardar ou iniciar a corrida, o passe é considerado como incompleto.
Se for o ataque a recuperar, a jogada é reiniciada a partir da zona do campo no qual o jogador agarrou. Se for a defesa a recuperar, o ataque adversário entra em campo no local onde terminou a jogada.
Já a interceção acontece quando o passe é recebido por um jogador de defesa do rival em vez de ir para um dos próprios recebedores. O adversário deve agarrar a bola sem que bata no chão e pode retornar a fim de chegar na endzone em busca do touchdown. O ataque começa na zona em que o jogador for abalroado.
O “ABC” do Futebol Americano
Cada posição tem uma sua designação.
Assim como no futebol existem goleiros, zagueiros, laterais, meias e atacantes, no futebol americano também existem diversas designações para as diferentes posições.
- QB – Quarterback
- RB – Running back
- WR – Wide Receiver
- TE – Tight End
- C – Center
- OG – Offensive Guard
- OT – Offensive Tackle
- Defesa no Futebol Americano
- DT – Defensive Tackle
- DE – Defensive End
- OLB – Outside Linebackers
- MLB – Inside Linebacker
- CB – Cornerback
- S – Safety
- Especialistas
- K – Kicker
- P – Punter
- LS – Long Snapper
Numeração
A numeração dos jogadores na NFL é variável em função da posição.
Assim, se torna relevante introduzir esse tema na sequência da descrição de cada uma das posições do campo.
- 01 – 19: QB, RB, TE, WR, DB, LB, Kicker e Punter
- 10 – 49: RB, TE, WR, DB, LB
- 50 – 59: Linha Ofensiva, Linha Defensiva e Linebacker
- 60 a 79 – Linha Ofensiva e Linha Defensiva
- 80 a 89 – RB, TE e WR
- 90 a 99 – Linha Defensiva e Linebacker
NFL (National Football League) em números
- Franquias: 32
- Jogadores por franquia: 53
- Jogadores em campo de cada vez: 11 para cada time nas equipes de ataque, defesa e especiais
- Dimensões do campo: 100 jardas de comprimento, 53 jardas de largura
- Duração do jogo: 60 Minutos – 4 períodos de 15 minutos cada
Principais posições no Futebol Americano
Para melhor entender a dinâmica do futebol americano, é importante estar por dentro das funções que são desempenhadas pelos jogadores de cada uma das posições.
- Quarterback
O quarterback é o principal rosto do ataque.
Suas funções incluem passar a bola para os recebedores, analisar a defesa adversária e ajustar as jogadas em função daquilo que está acontecendo.
- Running Backs
Os running backs costumam se posicionar atrás do quartrback e são responsáveis por correr após a entrega de bola por parte do quarterback.
Para lá disso, o running back também pode receber passes ao sair da parte de trás do campo ou funcionar como elo “protetor” do próprio quarterback.
- Wide Receiver
Os Wide Receiver, tal como a própria designação indica, são os alvos dos passes que são efetuados pelo quarterback.
Seu objetivo é o de executarem as rotas para se conseguirem livrar do marcador, receber o passe e ganhar o máximo de jardas possível para a equipe.
- Linebackers
Os linebackers chefiam a defesa e existem dois tipos:
- Outside Linebacker, que joga aberto e ataca as pontas da linha ofensiva adversária;
- Inside Linebacker: atua a partir do centro do campo e comanda os outros jogadores.
- Kicker
O kicker tem um papel determinante em cada time (ou franquia, melhor dizendo) da National Football League.
O jogador na posição de kicker é o responsável por chutar os field goals e os kickoffs.
- Punter
A função do punter é simples: dar o chute para reposicionar os rivais quando seu time não consegue avançar as jardas necessárias para o down nas quatro tentativas das quais dispõe.
Quando se desenrola a NFL?
Os jogos de pré-temporada costumam acontecer em agosto.
A temporada regular da NFL acontece de setembro a janeiro, com 17 jogos realizados por cada equipe.
Os “play-offs” decorrem em janeiro e se disputam até a realização do Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos à escala global que acontece no primeiro domingo de fevereiro.
A NFL
Resumidamente, o jogo consiste em avançar a bola em um campo de 100 jardas com o objetivo de chegar na “end zone” do adversário e marcar pontos, principalmente o touchdown.
O ataque tem quatro jogadas (downs) para avançar 10 jardas – se conseguir, ganha mais quarto chances. Se não conseguir, deve volver a bola ao adversário com um punt ou tentar um field goal (chute entre os postes).
No final do jogo, o time com mais ponto sai vencedor.
Bet365 e National Football League
A Bet365 é uma das maiores Casas de Apostas à escala mundial e apresenta diversos mercados para apostas na NFL, tanto no curto quanto no longo prazo.
Se ainda não está a par de toda a oferta, o melhor mesmo é ficar ligado em tudo o que a operadora de origem britânica tem para lhe oferecer relativamente à NFL!
Aposte na NFL na Bet365!
Boas Apostas!