Na manhã do último domingo (16) o escocês Andy Murray conquistou mais um título na temporada, dessa vez o Master 1.000 de Xangai.

Andy Murray e Roberto Baustista-Agut, campeão e vice-campeão.

Andy Murray e Roberto Baustista-Agut, campeão e vice-campeão.

O tenista escocês enfrentou na grande final o espanhol Roberto Bautista-Agut, atual 19º no ranking mundial e que nas semifinais surpreendeu a todos ao eliminar o número do mundo, Novak Djokovic, sendo considerado a zebra na final do Masters de Xangai. Porém, depois da difícil partida contra o sérvio Djokovic, o espanhol não conseguiu passar por mais um grande tenista da atualidade e acabou perdendo por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-1) e 6-1 em pouco mais de uma hora e meia, dando o título ao segundo melhor do mundo, Andy Murray.

A final começou equilibrada, com o primeiro set ficando empatado em 6-6 e sendo levado para o tie-break. Muito superior, Murray viu seu adversário marcar apenas um ponto no tie-break e venceu o primeiro set por 7-1, fazendo Bautista-Agut perder o seu primeiro set no Masters 1000 de Xangai. No segundo set, o escocês quebrou o serviço adversário e abriu 2-0, mas na sequência o espanhol Bautista-Agut devolveu o break. Do outro lado, Andy Murray manteve a qualidade e com mais duas quebras garantiu o título vencendo o espanhol por 2 sets a 0. Com esse título, Andy Murray tornou-se tricampeão do Masters 1000 de Xangai, tendo conquistado a competição em 2010 e 2011.

Outros cinco títulos na temporada

Andy Murray com a taça do Torneio de Wimbledon.

Andy Murray com a taça do Torneio de Wimbledon.

Com a conquista do último domingo (16), o tenista escocês Andy Murray chegou ao seu sexto título na temporada, vencendo os ATPs de Queen’s (conhecido também como ATP de Londres) e de Pequim, o Masters 1000 de Roma, o Torneio de Wimbledon e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Além disso, o tenista conquistou seu 41º título, uma marca que apenas outros três tenistas em atividade já atingiram, Novak Djokovic com 66, Rafael Nadal com 69 e Roger Federer com 88.

Nos últimos seis meses, Murray vem conseguindo título atrás de título, se aproximando cada vez mais do líder do ranking mundial, o sérvio Novak Djokovic. Em maio, o escocês Andy Murray conquistou seu primeiro título da temporada, o Masters 1000 de Roma, quando venceu Novak Djokovic por 2 sets a 0. Um mês depois, em junho, venceu mais um campeonato, o ATP de Londres, um preparativo para o Torneio de Wimbledon, ao vencer o canadense Milos Raonic na grande final por 2 sets a 1. Em julho, o segundo no ranking mundial venceu também o terceiro Grand Slam disputado em 2016, o Torneio de Wimbledon, conquistado também contra o canadense Milos Raonic por 3 sets a 0.

No mês seguinte, Andy Murray veio para o Brasil e disputou os Jogos Olímpicos do Rio, onde conquistou seu quarto título em 2016. Depois de ser eliminado nas duplas masculinas e mistas, Andy Murray enfrentou o argentino Juan Martin Del Potro, vencendo-o depois de uma partida duríssima que durou cerca de 3 horas e foi encerrada com a vitória por 2 sets a 0 de Murray, com parciais de 7-5 e 7-6. E por último, o escocês conquistou seu quinto título no ano no início de outubro. No ATP 500 de Pequim, Murray enfrentou o búlgaro Grigor Dimitrov, que já havia eliminado o espanhol Rafael Nadal nas quartas de final. Em uma partida em que não precisou se esforçar muito, Murray venceu em menos de duas horas por 2 sets a 0 e conquistou mais um título em 2016.

Wozniacki conquista Hong Kong

Caroline Wozniacki com a taça do Hong Kong Open.

Caroline Wozniacki com a taça do Hong Kong Open.

No mesmo dia que Andy Murray conseguiu mais um título para sua seleta coleção, a ex-número 1 do tênis feminino mundial, Caroline Wozniacki conquistou o Hong Kong Open, organizado pela WTA. Ocupando atualmente a 22ª colocação, a tenista dinamarquesa enfrentou na final a francesa Kristina Mladenovic, 54ª no ranking mundial, e saiu vitoriosa por 2 sets a 1, com parciais de 6-1, 6-7 (4-7) e 6-2 em 2h40m de partida.

Sem enfrentar muita dificuldade na final, a dinamarquesa saiu na frente com duas quebras de serviço, porém, no segundo set, a francesa Mdladenovic mostrou porque chegou até a final, levando a segunda parcial para o tie-break, onde Mdladenovi venceu e levou a partida para o terceiro set. No set final, Wozniacki deu três breaks, enquanto sua adversária apenas um e a partir dali a tenista dinamarquesa precisou apenas administrar a vantagem durante o resto da partida. Com o título de Hong Kong, Caroline Wozniacki conquistou seu segundo campeonato da temporada e o 25º de toda a sua carreira. Além disso, com essa conquista, a tenista voltará a aparecer no Top 20 do ranking mundial do tênis feminino.

Boas Apostas!