Em altura de pausa para compromissos internacionais, os jogos de classificação para a Copa do Mundo 2018 se disputam um pouco por todo o globo. Esta terça-feira, na Oceânia, foi dia de rodada na zona de apuramento da OFC e a seleção da Nova Zelândia deu mais um passo a caminho da Rússia.

Foto: "MARTY MELVILLE/PHOTOSPORT"

Foto: “MARTY MELVILLE/PHOTOSPORT”

Sem a Austrália a concurso na zona OFC – seleção filiada à AFC (Ásia) -, a Nova Zelândia é a seleção da Oceania que apresenta melhores argumentos no panorama continental. Presente na fase final da Copa do Mundo 2010, disputada na África do Sul, a seleção neozelandesa falhou a classificação em 2014, ao cair no “play-off” diante do México, representante da zona CONCACAF.

Esta terça-feira, a seleção da Nova Zelândia confirmou a presença no “play-off” continental ao vencer o grupo A, consumando seu triunfo com a segunda vitória sobre as Ilhas Fiji (0-2; 2-0) em apenas três dias. Com 10 pontos conquistados em quatro jogos, seis gols marcados e zero sofridos, o time orientado pelo britânico Anthony Hudson confirmou sua superioridade. Os dois gols marcados por Ryan Thomas, jovem atacante que representa o PEC Zwolle do principal escalão da Holanda, definiu a partida a favor da Nova Zelândia, nação que agora aguardar para conhecer o seu adversário no “play-off” decisivo. A seleção do Tahiti lidera o grupo B com seis pontos alcançados em três jogos e caso se superiorize à Papua-Nova Guiné na partida que se avizinha, marcará presença no encontro decisivo.

Na Oceania, o apuramento para a fase final da Copa do Mundo se divide em quatro fases distintas, antes de cruzar o destino da melhor seleção do continente com uma nação da América do Sul. Na 1ª ronda desta etapa entram as quatro seleções menos cotadas e apenas uma se apura para a segunda fase. Nessa fase com destino à Copa do Mundo 2018, a seleção de Samoa se superiorizou à Samoa Americana, às Ilhas Cook e ao Tonga. Já na 2ª ronda, dividida em dois grupos de quatro elementos, se apuraram os três primeiros de cada chave. Chegados a esta 3ª ronda e última ronda composta por grupos, permanecem seis seleções envolvidas, três de cada lado. No grupo A, Nova Zelândia, Nova Caledónia e Fiji se enfrentar pela presença no duelo decisivo à escala continental, com o adversário a ser o vencedor do grupo B, composto por Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão e Tahiti. O vencedor do “play-off” da Oceania terá que enfrentar o 5º colocado do grupo de apuramento da zona CONMEBOL. A zona de apuramento da Oceania deve ser tida em conta pelas seleções sul-americanas. Mesmo que não garanta uma vaga na Copa do próximo ano, a Nova Zelândia viajará para a Rússia nesse ano para participar na Copa das Confederações.

Wenger out… Até na Nova Zelândia

Foto: "NZPhotomac"

Foto: “NZPhotomac”

As arquibancadas do estádio Westpac, na Nova Zelândia, estiveram longe de encher. Nessa zona do globo, o futebol não é “rei”, mas a partida também ficou marcada por um momento bem insólito. Nas arquibancadas do estádio, surgiu uma mensagem bem explícita: “Wenger out”. A pressão da torcida do Arsenal de Londres para a saída de Arséne Wenger se intensificou após a eliminação na Liga dos Campeões de forma humilhante às mãos do Bayern de Munique. Na distante Nova Zelândia, também há quem não se conforme com a permanência do técnico francês à frente dos “Gunners”.

Boas Apostas!