Campeonato Brasileiro poderá sofrer mudanças em 2017.

Campeonato Brasileiro poderá sofrer mudanças em 2017.

Uma constante reclamação dos clubes brasileiros é o calendário apertado apresentado pela CBF, já que a maioria das equipes tem que se desdobrar para disputar os estaduais e competições regionais e continentais ao mesmo tempo. Em outras situações, as grandes equipes precisam escolher qual competição dar mais atenção e qual poderão deixar de lado, para não desgastar seus jogadores. Buscando melhorar essa situação, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está discutindo algumas mudanças nos campeonatos estaduais e no Brasileirão que serão aplicadas em 2017. Uma das alterações será nos campeonatos estaduais, que terão um período menor para serem realizados, com menos datas. Por exemplo, neste ano o Carioca possui 18 datas, enquanto o Gaúcho tem 17 e o Mineiro 15. Porém, com a diminuição de datas, todos os campeonatos estaduais devem ter a mesma quantidade de datas que o Campeonato Mineiro, 15 cada um.

O Campeonato Brasileiro também sofrerá mudanças, decorrentes das datas dos estaduais. O principal campeonato nacional, que hoje tem seu início em meados de maio, a partir de 2017 será iniciado em abril. Outra reclamação dos grandes clubes é que algumas vezes as partidas de outros campeonatos, como por exemplo, a Copa do Brasil, acabam ficando muito próximos dos jogos do Brasileirão e que por isso tem que remarcar as partidas, pensando nisso a CBF pretende fazer com que o Campeonato Brasileiro tenha seus jogos disputados apenas nos fins de semana, e com isso, competições continentais como Taça Libertadores e Copa Sul-Americana, e as competições nacionais e regionais como Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Primeira Liga, terão um espaço para serem disputadas entre as terças e quintas-feiras. Uma mudança importante que afetará principalmente os times que tem seus jogadores constantemente convocados pelas suas respectivas seleções, é que a partir de 2017 o Campeonato Brasileiro será parado para as chamadas “datas FIFA”, ou seja, quando a seleção brasileira, por exemplo, disputar algum amistoso ou competição, o Brasileirão será pausado, para que os clubes que tiveram seus jogadores convocados pela seleção não joguem sem seus principais atletas.

Mudanças da FPF

Campeonato Paulista também pode ter mudanças.

Campeonato Paulista também pode ter mudanças.

A FPF (Federação Paulista de Futebol) também fará mudanças para o futebol paulista em 2017. Se nesse ano foram vinte equipes participantes na primeira divisão do Paulistão, para a próxima temporada deverão ser dezesseis. Com isso, a primeira fase da competição continuaria a dividir as equipes em quatro grupos, porém, seriam quatro equipes em cada grupo (hoje são cinco), os quais seriam encabeçados pelos grandes times paulistas, como Corinthians e Santos, como resultado, ao invés de quinze rodadas na primeira fase, seriam doze. Outra mudança prevista é referente aos seis clássicos paulistas que são disputados entre os grandes times. Com a mudança para doze rodadas na fase inicial do Campeonato Paulista, seria possível realizar um clássico com intervalo de uma rodada, ou seja, em clássico a cada quinze dias, vale lembrar que neste ano os clássicos do estado de São Paulo serão disputados com torcida única e que caso essa mudança de certo poderá ser aplicada também nas próximas temporadas. A segunda fase do Campeonato Paulista também pode sofrer mudanças. No atual formato, as quartas e semifinais são disputadas em partidas únicas, com o mando de campo da equipe com melhor desempenho e só a final é jogada em duas partidas, mas para a próxima temporada, essas etapas seriam disputadas em partidas de ida e volta, assim como a final.

As Séries A2 e A3, segunda e terceira divisão do Campeonato Paulista, poderão sofrer mudanças apenas em 2018, já que em 2017, as duas divisões continuarão contando com vinte equipes cada uma. Na atual temporada, a primeira fase da segunda divisão é disputada em pontos corridos, com 19 rodadas, sendo que os oito melhores se classificam para as quartas de final e os dois finalistas da segunda divisão conseguem o acesso para a primeira divisão paulista. Para 2018, a segunda divisão do campeonato paulista poderá ter dezesseis equipes e o mesmo formato que a primeira divisão. Enquanto a terceira divisão também contará com dezesseis participantes, porém só em 2019.

Boas Apostas!