Todos nós sabemos que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não vive o seu melhor momento, já que o seu próprio presidente está sendo investigado pelo FBI por corrupção e toda a entidade perdeu sua credibilidade. Talvez, justamente por causa disso a seleção brasileira tenha decidido não levar Marco Polo Del Nero (presidente da CBF) para a Copa América que será realizada nos Estados Unidos, o que gerou muitas críticas e suposições de que sua ausência na competição poderia ser uma prevenção para que não fosse preso. Foi colocado no seu lugar o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. Porém, Eduardo também tem que lidar com problemas que não são ligados à seleção, como a atual crise vivida pelo Flamengo na temporada de2016. Alguns dias após o anuncio de Eduardo Bandeira como chefe da delegação brasileira na Copa América, a CBF anunciou nesta última terça-feira (24) através do seu site oficial que o atual presidente do Flamengo não poderá acompanhar a seleção brasileira durante a Copa América. De acordo com a nota, o presidente pediu dispensa de sua função como chefe da delegação brasileira, pois não poderia ficar muito tempo longe do Brasil caso a seleção avançasse na competição e preferiu voltar ao país para cuidar da crise vivida pelo Flamengo nesse inicio de ano.

Eduardo Bandeira de Mello no centro de Dunga e Gilmar na convocação da seleção para a Copa América Centenário.

Eduardo Bandeira de Mello no centro de Dunga e Gilmar na convocação da seleção para a Copa América Centenário.

Mesmo pedindo a dispensa, Bandeira estará nos Estados Unidos para acompanhar alguns jogos do Brasil no início da Copa América em forma de “prestígio e apoio ao selecionado nacional”, como a estreia no dia 4 de junho contra o Equador no Estádio Rose Bowl às 23h (horário de Brasília). Em uma entrevista, o presidente do Flamengo confessou que o atual momento do clube foi de grande importância ao tomar a decisão de deixar a seleção brasileira. “Por razões ligadas à administração do Flamengo eu não poderia dedicar a atenção que estava imaginando à Seleção, me dividindo entre as duas funções, e pedi para deixar o cargo. Vou acompanhar os jogos na medida do possível, mas sem ocupar a função”. Quem assumirá o lugar de Eduardo Bandeira de Mello no cargo de chefe da delegação brasileira será o vice-presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.

Crise no Flamengo

Eduardo Bandeira no comando da Flamego.

Eduardo Bandeira no comando da Flamego.

Podemos dizer que o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, tem muito para se preocupar com o Flamengo para sair do país e acompanhar a seleção brasileira na Copa América e com certeza ele tomou a decisão certa ao pedir dispensa da seleção para tentar cuidar dos problemas da equipe rubro-negra. Mesmo afirmando que o atual momento do clube interferiu em sua decisão, Eduardo negou que o afastamento tenha a ver com a procura por um novo técnico para o clube. “O Muricy está passando por exames, sendo avaliado. Não recebemos ainda qualquer sinalização da parte dele. Meu pedido foi por conta do momento do Flamengo como um todo, por mais que algumas notícias publicadas não sejam verdadeiras”.

Com resultados ruins no início de 2016, o Flamengo ainda teve que lidar com o afastamento do técnico Muricy por problemas de saúde. E se isso não fosse o bastante, o presidente Eduardo decidiu deixar o Flamengo um pouco de lado e viajar até os Estados Unidos para chefiar a delegação brasileira na Copa América Centenário, o que gerou muitas críticas ao presidente. O Flamengo vem de duas derrotas e um empate em seu último jogo contra o Chapecoense no Brasileiro, jogo válido pela terceira rodada do campeonato. Além disso, a equipe foi eliminada nas semifinais da Primeira Liga, nas semifinais do Campeonato Carioca e na segunda fase da Copado Brasil. E se falarmos de problemas extracampo, o Flamengo perdeu um de seus principais zagueiros, Wallace, que saiu do clube para assinar contrato com o Grêmio, além do fato de ter que atuar até setembro longe do Maracanã, que estará ocupado com os Jogos Olímpicos de 2016.

Boas Apostas!