Já estão definidos os dois emblemas finalistas da Major League Soccer 2018. Atlanta United e Portland Timbers vão discutir o título no próximo dia 9 de dezembro.

Atlanta United vence no oeste

Foto: "John David Mercer-USA TODAY Sports"

Foto: “John David Mercer-USA TODAY Sports”

Pela primeira vez na sua curta existência – fundado sob a atual designação em 2014 – o Atlanta United está apurado para a final da Major League Soccer. O time comandado pelo argentino Tata Martino assegurou o acesso à decisão na última madrugada, na ida até Nova Iorque.

No encontro de ida da final da Conferência Oeste, o Atlanta já se tinha superiorizada ao NY Red Bulls por três bolas a zero, gols de Josef Martínez, Franco Escobar e Héctor Villalba, resultado que permitia viajar até ao terreno dos “búfalos” com uma margem confortável. Na ida, em noite de deslocação à “cidade que nunca dorme”, o Atlanta se limitou a gerir a vantagem conquistada na primeira partida e a verdade é terminou o desafio com um sorriso no rosto. O gol da autoria de Tim Parker para o NY Red Bulls já nos acréscimos permitiu ao time local vencer o encontro, mas não anulou a diferença registada na partida de ida.

Portland vence a este

A tarefa dos Portland Timbers, emblema habituado a essas andanças, foi bem mais exigente. O empate sem gols em casa, na ida da decisão frente ao Sporting KC, deixava o time treinado pelo venezuelano Giovanni Savarese em maus lençóis, mas a equipe viria a dar conta do recado na ida até o terreno do adversário. Daniel Salloi deu vantagem ao Sporting KC, Sebastián Blanco empatou o desafio a um gol no início do segundo e o argentino Diego Váleri, com uma hora de jogo decorrida, colocou os Portland em ótima posição ao fazer o 1-2. Gerso ainda empatou a nove minutos dos 45 do segundo tempo, mas a vitória e o acesso sorririram aos Portland que, com nove gol de Váleri em um longo período de compensação, venceriam o desafio por três a dois.

A final, disputada a jogo único, está agendada para o próximo dia 9 de dezembro, data em que tudo indica que se disputará a ida da final da Libertadores entre River Plate e Boca Juniors, em Madrid.

Em 2017, a final foi ganha pelos Toronto aos Seattle Sounders com um triunfo por dois a zero. No que diz respeito aos confrontos diretos entre Atlanta e Portland, nota para dois embates, um em 2017 e outro em 2018, ambos com o mesmo desfecho: 1-1. Desta feita, terá que haver um vencedor. Quem levará a melhor?

Boas apostas!