Um dos melhores defensores da atualidade, o argentino Javier Mascherano foi alvo de notícias que indicavam a saída do Barcelona e sua ida para o Juventus, mesmo clube para qual foi o ex-jogador do Barcelona Daniel Alves. Porém, contrariando os noticiários e garantindo a permanência do craque, o Barcelona anunciou a renovação do contrato com Mascherano para até 30 de junho de 2019. A renovação foi confirmada na manhã da última quarta-feira (27) durante a apresentação de André Gomes, um dos novos reforços do Barcelona para a próxima temporada.
Mascherano jogará pelo Barcelona até 2019.
Na ocasião, o diretor de esportes do clube, Gerard Soler, confirmou a permanência de Mascherano. “Chegamos a um acordo para melhorar o contrato dele. Então, seguirá mais três temporadas vestindo a nossa camisa”. O Barcelona também divulgou a renovação de contrato através de uma rede social oficial do clube catalão. “Mascherano e o Clube chegaram a um acordo para estender e melhorar o seu contrato para os próximos três anos”.
Há alguns meses, alguns jornais espanhóis começaram a especular a saída de Mascherano no Barcelona, já que não estava satisfeito com a falta de interesse da diretoria quanto a sua renovação. Logo depois disso, a Juventus se mostrou interessada em contratar o volante argentino, porém, as negociações não deram sequência e o clube italiano ficou apenas com Daniel Alves, que trocou o Barcelona pelo futebol italiano.
Começo no futebol argentino e no exterior
Mascherano na época em que jogava pelo Corinthians.
O volante Javier Mascherano foi revelado pelo River Plate, onde jogou entre os anos 2003 e 2005 e conquistou o Torneio Clausura duas vezes do Campeonato Argentino, em 2003 e 2004. Depois do bom desempenho mostrado no River, Mascherano foi contratado pelo Corinthians na metade de 2005. Porém, a contratação que tinha tudo para ser promissora acabou sendo discreta, já que o jogador passou a maior parte da temporada sem jogar por conta de uma lesão, além das seguidas convocações pela seleção argentina que o tiravam do elenco corintiano. No ano seguinte, o argentino foi contratado pelo West Ham junto com Carlos Tévez. No curto tempo em que ficou no clube inglês, o jogador fez apenas cinco partidas e marcou um gol. No fim de 2006, Mascherano foi contratado pelo Liverpool, porém, só pôde se integrar ao elenco em 2007, já que a FIFA não autorizava que um jogador disputasse uma temporada por três clubes diferentes, mas devido aos esforços do Liverpool, o jogador foi liberado em janeiro de 2007, podendo então jogar o resto da temporada. No fim de fevereiro de 2008, Mascherano renovou seu contrato para até 2012, porém, permaneceu no clube até 2010. O próximo clube do volante seria o Barcelona, onde sua carreira decolaria de vez.
Carreira no Barcelona
Javier Mascherano jogando pelo Barcelona.
Depois de sair do Liverpool, Mascherano foi contratado pelo Barcelona por cerca de € 24 milhões por um contrato de quatro temporadas. Logo no começo, ele conseguiu uma vaga como titular, porém, jogando como zagueiro, já que o titular da posição, Carles Puyol, havia se machucado e com isso, o treinador Pep Guardiola decidiu colocar Mascherano como zagueiro. Logo na sua primeira temporada, ajudou o Barcelona a conquistar títulos importantes, o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões, além das Supercopas da Espanha e UEFA.
Com essas conquistas e com o bom desempenho como zagueiro, Mascherano se tornou uma referência no setor defensivo do clube catalão, além de receber elogios do seu treinador e da imprensa espanhola. “O Mascherano não pode mudar nunca. Acho que é a melhor assinatura do Barcelona nos últimos anos. Ele é único”, afirmou o técnico Pep Gaurdiola depois da final do Mundial de Clubes conquistado pelo Barcelona na vitória por 4×0 sobre o Santos de Neymar. Durante os seis anos jogados pelo Barcelona, Mascherano disputou 282 partidas e conquistou 16 títulos, sendo os principais os quatro títulos do Campeonato Espanhol, três Copas Del Rey, duas Ligas dos Campeões e dois Mundiais de Clubes. Além de ter recebido o Prêmio “Memorial Aldo Rovira” como o melhor jogador da temporada 2013/14 e ter aparecido na “seleção ideal” da Copa América Centenário, jogando pela Argentina. Porém, os títulos pelo Barcelona ainda poderão aumentar, já que com a renovação, o jogador argentino poderá disputar mais três temporadas.
Boas Apostas!