Um dos melhores defensores da atualidade, o argentino Javier Mascherano foi alvo de notícias que indicavam a saída do Barcelona e sua ida para o Juventus, mesmo clube para qual foi o ex-jogador do Barcelona Daniel Alves. Porém, contrariando os noticiários e garantindo a permanência do craque, o Barcelona anunciou a renovação do contrato com Mascherano para até 30 de junho de 2019. A renovação foi confirmada na manhã da última quarta-feira (27) durante a apresentação de André Gomes, um dos novos reforços do Barcelona para a próxima temporada.

Mascherano jogará pelo Barcelona até 2019.

Mascherano jogará pelo Barcelona até 2019.

Na ocasião, o diretor de esportes do clube, Gerard Soler, confirmou a permanência de Mascherano. “Chegamos a um acordo para melhorar o contrato dele. Então, seguirá mais três temporadas vestindo a nossa camisa”. O Barcelona também divulgou a renovação de contrato através de uma rede social oficial do clube catalão. “Mascherano e o Clube chegaram a um acordo para estender e melhorar o seu contrato para os próximos três anos”.

Há alguns meses, alguns jornais espanhóis começaram a especular a saída de Mascherano no Barcelona, já que não estava satisfeito com a falta de interesse da diretoria quanto a sua renovação. Logo depois disso, a Juventus se mostrou interessada em contratar o volante argentino, porém, as negociações não deram sequência e o clube italiano ficou apenas com Daniel Alves, que trocou o Barcelona pelo futebol italiano.

Começo no futebol argentino e no exterior

Mascherano na época em que jogava pelo Corinthians.

Mascherano na época em que jogava pelo Corinthians.

O volante Javier Mascherano foi revelado pelo River Plate, onde jogou entre os anos 2003 e 2005 e conquistou o Torneio Clausura duas vezes do Campeonato Argentino, em 2003 e 2004. Depois do bom desempenho mostrado no River, Mascherano foi contratado pelo Corinthians na metade de 2005. Porém, a contratação que tinha tudo para ser promissora acabou sendo discreta, já que o jogador passou a maior parte da temporada sem jogar por conta de uma lesão, além das seguidas convocações pela seleção argentina que o tiravam do elenco corintiano. No ano seguinte, o argentino foi contratado pelo West Ham junto com Carlos Tévez. No curto tempo em que ficou no clube inglês, o jogador fez apenas cinco partidas e marcou um gol. No fim de 2006, Mascherano foi contratado pelo Liverpool, porém, só pôde se integrar ao elenco em 2007, já que a FIFA não autorizava que um jogador disputasse uma temporada por três clubes diferentes, mas devido aos esforços do Liverpool, o jogador foi liberado em janeiro de 2007, podendo então jogar o resto da temporada. No fim de fevereiro de 2008, Mascherano renovou seu contrato para até 2012, porém, permaneceu no clube até 2010. O próximo clube do volante seria o Barcelona, onde sua carreira decolaria de vez.

Carreira no Barcelona

Javier Mascherano jogando pelo Barcelona.

Javier Mascherano jogando pelo Barcelona.

Depois de sair do Liverpool, Mascherano foi contratado pelo Barcelona por cerca de € 24 milhões por um contrato de quatro temporadas. Logo no começo, ele conseguiu uma vaga como titular, porém, jogando como zagueiro, já que o titular da posição, Carles Puyol, havia se machucado e com isso, o treinador Pep Guardiola decidiu colocar Mascherano como zagueiro. Logo na sua primeira temporada, ajudou o Barcelona a conquistar títulos importantes, o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões, além das Supercopas da Espanha e UEFA.

Com essas conquistas e com o bom desempenho como zagueiro, Mascherano se tornou uma referência no setor defensivo do clube catalão, além de receber elogios do seu treinador e da imprensa espanhola. “O Mascherano não pode mudar nunca. Acho que é a melhor assinatura do Barcelona nos últimos anos. Ele é único”, afirmou o técnico Pep Gaurdiola depois da final do Mundial de Clubes conquistado pelo Barcelona na vitória por 4×0 sobre o Santos de Neymar. Durante os seis anos jogados pelo Barcelona, Mascherano disputou 282 partidas e conquistou 16 títulos, sendo os principais os quatro títulos do Campeonato Espanhol, três Copas Del Rey, duas Ligas dos Campeões e dois Mundiais de Clubes. Além de ter recebido o Prêmio “Memorial Aldo Rovira” como o melhor jogador da temporada 2013/14 e ter aparecido na “seleção ideal” da Copa América Centenário, jogando pela Argentina. Porém, os títulos pelo Barcelona ainda poderão aumentar, já que com a renovação, o jogador argentino poderá disputar mais três temporadas.

Boas Apostas!