Marseille – Lyon (Ligue 1)
Em um encontro previsto para o próximo domingo visto como um dos grandes “clássicos” da história do futebol francês, Marseille e Lyon vão se enfrentar pela 20.ª rodada da Ligue 1 Mc’Donalds, na grama do Stade Vélodrome, na cidade de Marselha. A coletiva orientada pelo treinador italiano Roberto De Zerbi vive momento recente de forma delicado, pela série de três jogos consecutivos sem ganhar, que teve início com a inesperada eliminação da Copa de França há duas semanas atrás. Diante de sua torcida, os marselheses procuram voltar a ganhar, no jogo que deverá assinalar a estreia do português Paulo Fonseca, anunciado essa sexta-feira como sucessor definitivo de Pierre Sage, técnico demitido a meio da semana, depois do jejum de vitórias da equipe visitante, que perdura desde o início desse ano civil. São já seis jogos sem ganhar para o Lyon, que espera poder surpreender na visita ao Vélodrome e se reaproximar da briga europeia.
Análise Marseille
A equipe do Marseille não tem deslumbrado, é verdade, mas tem feito o suficiente para realizar um trajeto competente na briga pelo acesso à próxima edição da Liga dos Campeões. Em função disso, a equipe de Roberto De Zerbi surge na 2.ª posição da tabela classificativa da Ligue 1 nessa altura, com 37 pontos de registro, 10 abaixo da liderança do PSG e três acima do Monaco, com quatro de vantagem em relação ao Nice (4.º). Em 19 partidas, o saldo completo da equipe é de 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com 40 gols marcados e 23 gols sofridos.
Sem conhecer o sabor da vitória há três jogos consecutivos, a equipe do Marseille chega a essa próxima partida do campeonato francês debaixo de forte pressão, já que a exigência da torcida é enorme e um quarto jogo sem ganhar fará disparar novamente os alarmes sob o Vélodrome e o técnico De Zerbi. Na última rodada da Ligue 1, a equipe do Marseille enfrentava desafio complicado na visita ao reduto do Nice, rival direto na briga pelo acesso às provas europeias da próxima temporada, e falhou, ao perder por 0-2, já depois de deixar dois pontos pelo caminho na receção da rodada anterior ao time do Strasbourg, onde empatou a 1-1. A última vitória do Marseille foi há quatro jogos, na visita ao Rennes (2-1), a 11 de janeiro passado.
Provável Escalação: Rulli; Murillo, Balerdi, Lirola; Henrique, Rowe, Hojbjerg, Merlin; Rabiot, Greenwood, Maupay
Análise Lyon
A equipe do Lyon aposta em conseguir materializar o objetivo do regresso às competições europeias na próxima temporada e chega a essa rodada a ocupar um modesto 6.º lugar na tabela classificativa, onde soma os mesmos 30 pontos do Lens (7.º), dois acima do Brest e dois atrás do Lille, a três do top-4 (de acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões). Em 19 rodadas de campeonato francês, a formação até aqui orientada por Pierre Sage (sucedido por Paulo Fonseca de hoje em diante) somou oito vitórias, seis empates e cinco derrotas, com 30 gols marcados e 23 gols sofridos.
Sem conhecer o sabor da vitória há seis jogos consecutivos, a equipe do Lyon atravessa uma fase bastante delicada e chega ao Stade Vélodrome com os níveis de pressão bem elevados para tentar o regresso às vitórias o quanto antes. Na última rodada do campeonato francês, a equipe empatou no terreno do Nantes (1-1), já depois do empate diante do Toulouse (0-0, em casa) e da derrota contra o Brest (1-2, fora de portas). Na última quinta-feira, a equipe agora orientada pelo treinador português Paulo Fonseca (anunciado essa sexta-feira como sucessor de Pierre Sage) não foi além de nova igualdade contra os búlgaros do Ludogorets, ao empatar em casa a 1-1, na última rodada da fase de liga da Liga Europa, onde se apurou diretamente para os oitavos de final.
Provável Escalação: Perri; Kumbedi, Mata, Niakhate, Tagliafico; Matic, Cherki, Veretout, Tolisso, Nuamah; Lacazette
Dica de Prognóstico
Na estreia do seu novo comandante técnico, o Lyon procurará uma postura equilibrada taticamente para sair do Vélodrome com pontos na algibeira, perante um time do Marseille com dinâmicas coletivas melhor trabalhadas e incutidas, apesar do mau momento de forma em que chega. Esse é um “clássico” de grande rivalidade para os dois times e, empurrado pelo apoio dos seus torcedores nas arquibancadas, o time de De Zerbi promete superar o adversário na organização defensiva, bem como na dinâmica atacante que deverá apresentar. Nesse sentido, a melhor opção de investimento será no handicap asiático 0 do Marseille, cotado a 1.53 na Bet365.
As Melhores Casas de Apostas