Manchester City – FC Basel (Liga dos Campeões)
Manchester City e FC Basel enfrentam-se no Etihad Stadium (Manchester), às 16:45 do dia 07/03/18. Esta partida é referente ao confronto de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões 2017/18. O Manchester City chega para esta segunda partida frente ao Basel após ter conquistado uma grande vantagem depois de ter vencido o primeiro confronto, onde atuando fora de casa venceu por 0-4. Nesta partida o City fez uma apresentação segura e também fez valer toda a sua força. Destacando que obteve 70% de posse de bola, deixando seu adversário com apenas 30% em seus domínios. Outro dado importante é que no decorrer de sua história o Manchester City ainda busca a sua primeira Taça da Liga dos Campeões.
Atuando dentro de casa pela Liga dos Campeões venceu todas as suas três partidas, tendo superado as equipes do Shakhtar Donetsk (2-0), também a equipe do Napoli (2-1) e por último o Feyenoord (1-0). Jogando nestas condições apresentou uma média de 1.67 gols marcados e uma média de 0.33 gols sofridos, demonstrando que ambos os setores funcionaram. Vale destacar que o Manchester City pelo Campeonato Inglês é o líder da competição, fora o fato de que atuando em seus domínios neste contexto em quinze jogos realizados venceu quatorze e empatou somente um, apresentando desta vez um excelente rendimento em seus setores.
Para esta partida a equipe chega de três vitórias por suas competições, ou seja, um duelo pela Copa da Liga, onde conquistou o título da temporada frente ao Arsenal (0-3) e também dois confrontos pela Premier League. Destacando que atuando em seus domínios a equipe de Guardiola vem de uma sequência de nada menos que vinte vitórias no geral. Neste segundo duelo frente ao Basel não poderá contar com Benjamin Mendy e Fernandinho, ambos lesionados, fora Raheem Sterling que é dúvida.
Provável Escalação: Bravo, Delph, Kompany, Stones, Danilo, Foden, Touré, Bruyne, Sané, Jesus, Silva.

Atuando fora de casa pela Liga dos Campeões o Basel até o momento em três jogos disputados venceu dois e perdeu um, ou seja, apesar de sua única derrota, conquistou em sua maioria vitórias. A equipe iniciou sendo superada pelo Manchester United (3-0). Já as suas duas vitórias vieram diante das equipes do CSKA Moscou (0-2) e Benfica (0-2). Atuando nestas condições apresentou uma média de 1.33 gols marcados e uma média de 1 gol sofrido, demonstrando que ambos os setores bem obtendo um bom rendimento.
Ao contrário do seu adversário deste confronto o Basel chega para esta partida com três derrotas seguidas, ou seja, uma pela Liga dos Campeões, também uma pela Super Liga, onde ocupa a segunda posição, e na sua última partida sofreu derrota pela Schweizer Pokal. Destacando que fora de casa o Basel vive um melhor momento, pois só foi perder o seu último compromisso após dez jogos sem derrotas por suas competições. Neste difícil duelo as dúvidas ficam por conta de Éder Balanta e Germano Vailati.
Provável Escalação: Vaclik, Lacroix, Xhaka, Suchy, Zuffi, Dié, Lang, Petretta, Steffen, Elyounoussi, Oberlin.
Nesta única partida entre as equipes podemos observar toda a força e qualidade do Manchester City após ter conquistado uma grande vitória fora de casa. Também observamos que além da partida ter terminado com quatro gols, ambas não marcaram, ou seja, foi o Basel que deixou a desejar tanto ofensivamente como defensivamente.
| Basel | 0-4 | Manchester City | Liga dos Campeões 17/18 |
Nesta segunda partida entre as equipes, válida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Manchester City chega como grande favorito. Lembrando que a equipe venceu fora de casa o primeiro confronto com grande segurança. Depois desta bela vantagem conquistada, mesmo que Guardiola opte por algumas peças menos utilizadas para esta segunda partida, o líder do Campeonato Inglês não deverá encontrar grandes dificuldades para sair com mais uma vitória e com sua vaga para as quartas de final. Lembrando que enquanto o City chega de três vitórias por suas competições, o Basel neste contexto vem de três derrotas. Visto isto, levando em consideração todos os dados e a diferença técnica entre os elencos, é provável que a equipe da casa seja capaz de cumprir esta opção de handicap asiático e assim avançar na competição.