O rigor do inverno em solo russo implica a já habitual paragem no campeonato local. Esta segunda-feira (11) se disputaram as últimas partidas do principal escalão daquele país antes da interrupção, sendo que o regresso está agendado para o mês de março. O Lokomotiv de Moscovo reforçou a liderança ao vencer seu compromisso, beneficiando do empate do Zenit de São Petersburgo.

Foto via “AS”
Detentor de apenas dois títulos de campeão da Rússia conquistados em 2002 e 2004, esse poderá ser o ano do Lokomotiv de Moscovo, emblema da capital que está a rubricar uma temporada como há muito não se via. O time fundado por trabalhadores ferroviários é líder da competição após 20 rodadas com 45 pontos, mais oito que o Zenit de São Petersburgo e o campeão em título Spartak de Moscovo. Há muito que não se via semelhante fulgor a um dos times menos populares de uma capital que, mencionando apenas os históricos, conta com Spartak, CSKA, Dínamo e Torpedo.
Nessa segunda-feira em que se disputaram os últimos desafios pré-interrupção, Zenit e Lokomotiv entraram em cena à mesma. Na Akhmar-Arena, em Grozny, o Zenit de São Petersburgo treinado por Roberto Mancini não saiu do nulo no confronto com o time local que contou com a presença dos brasileiros Phillipe Sampaio, Ismael Lima e Léo Jabá no onze inicial – Ravanelli Santos não saiu do banco de reservas. Os homens da bela cidade de São Petersburgo não vencem fora de portas há cinco jogos para o campeonato russo.
Já o Lokomotiv, após ter vencido na deslocação à República Checa para enfrentar o Zlín (0-2) na quinta-feira, alcançou a sua sexta vitória conscutiva em jogos oficiais. Na ida até ao Kirovets Stadium, em Tikhvin, o time comandado por Yuriy Semin passou pelo Tosno local com uma vitória por três a zero. Anderson Carvalho, pertencente ao elenco local, não saiu do banco. O Lokomotiv venceu com gols de Jefferson Farfán (2) e Éder, herói da final do Euro 2016 que decidiu a partida a favor da seleção portuguesa já na prorrogação.
Em jornada de “derby” moscovita, disputado no domingo (10), o campeão em título Spartak de Moscovo deu um sinal de força ao se impor a jogar em casa ao grande rival, o CSKA de Moscovo, atual quarto colocado da tabela. De resto, ambos os times tiveram a mesma sorte na semana passada ao terminarem em terceiro das respetivas chaves na Liga dos Campeões, posto que deu acesso aos “16 avos” da Liga Europa 2017/18.
A ação no campeonato russo será retomada no dia 4 de março. O líder Lokomotiv de Moscovo terá um duelo à altura nessa ocasião, uma vez que receberá o rival e campeão em título Spartak de Moscovo.
Boas Apostas!



