Liverpool – Lille (Liga dos Campeões)
Os míticos portões de Anfield Road se abrem para a penúltima rodada da primeira fase da Liga dos Campeões 2024/25. Em noite de receção ao Lille, o objetivo dos “Reds” é claro: manter o registo 100 por cento vitorioso na competição.
Análise Liverpool
Faltam duas rodadas para o final dessa primeira fase da Liga dos Campeões 2024/25 e tudo leva a crer que o Liverpool terminará no topo da tabela.
Os “Reds” têm rubricado uma prestação invejável na competição de clubes mais importante do “Velho Continente” e apresentam um registo 100 por cento vitorioso após seis rodadas. No que ao saldo de gols respeita, o time mandado por Arne Slot leva 13 tentos apontados – média ligeiramente superior a dois golos/jogo – e somente um sofrido.
AC Milan (1-3), Bologna (2-0), RB Leipzig (0-1), Bayer Leverkusen (4-0), Real Madrid (2-0) e Girona (0-1) foram as “vítimas” do Liverpool até então. Se considerarmos o grau de exigência dos encontros disputados em Anfield até então, diríamos que o Lille tem argumento superiores aos do Bologna, se posicionando, no entanto, claramente atrás tanto de Real Madrid quanto Bayer Leverkusen.
O calendário inglês não dá “tréguas” e esse será o sexto jogo (e antepenúltimo) do Liverpool nesse mês de janeiro. Após duas rodadas sem vencer para a Premier por conta de empates diante de Manchester United (2-2) e Forest (1-1), o Liverpool foi vencer ao terreno do Brentford com dois gols da autoria de Darwin Núñez já nos acréscimos.
Derrotado somente uma vez na temporada, o Liverpool vai para cima do Lille empenhado em somar mais uma vitória em sua caminhada europeia e naturalmente de time titular.
Joe Gomez é baixa confirmada nos donos da casa.
Escalação provável: Alisson, Arnold, Konaté, Dijk, Robertson, Gravenberch, McAllister, Jones, Salah, Gakpo, Darwin
Análise Lille
O fato de estar disputando a Ligue 1, provavelmente a menos mediática das “Big 5”, talvez faça com que a campanha que a atual sequência do Lille não tenha tanto mediatismo.
No entanto, a realidade é que os “Dogues” não perdem há nada mais nada menos que 21 (!) jogos. Para encontrarmos o último desaire dessa equipe do Lille, precisamos recuar até o dia 17 de setembro, data em que foi até o Alvalade perder para o Sporting por dois a zero. Desde então, o Lille não mais perdeu e somou 13 pontos (!) em 15 possíveis nessa Liga dos Campeões, importando destacar as vitórias ante os dois rivais de Madrid – Real (1-0) e Atlético (1-3) – bem como o empate alcançado na visita a Turim para se enfrentar à Juventus (1-1).
Os resultados colocam, naturalmente, o Lille em posição de acesso direto à próxima fase da Liga dos Campeões, mas tem vários adversários “à perna”. Muito poderá mudar nessas últimas duas rodadas e o time gaulês sabe que a conquista de ao menos um ponto na Inglaterra já corresponderia a um tremendo feito.
Sem grandes virtudes do ponto de vista ofensivo tal como demonstram os próprios números na Ligue 1, o Lille é uma equipe bem compacta e que vale sobretudo por sua coesão. A mais recente vitória por dois a um frente ao Nice (2-1) correspondeu à única ocasião, nos últimos cinco jogos oficiais, em que um encontro envolvendo o Lille contou com mais de dois gols.
Ethan Mbappé, Fernandez-Pardo, Bentaleb, Umtiti, Tiago Santos e Zhegrova são baixas para a ida até o Anfield.
Escalação provável: Chevalier, Meunier, Diakité, Ribeiro, Ismaily, André Gomes, Benjamin André, Haraldsson, Bakker, Cabella, David
Dica de Prognóstico
O favoritismo está do lado do Liverpool, mas não se perspetiva que os “Reds” consigam construir um resultado tão dilatado quanto isso nessa receção a uma equipe que atravessa uma sequência de jogos sem perder verdadeiramente impressionante. Os “Dogues” deverão “vender cara” a derrota em Anfield.
As Melhores Casas de Apostas