Liverpool – Bayer Leverkusen (Liga dos Campeões)
A quarta rodada da renovada Liga dos Campeões dita um aliciante encontro no Anfield, entre Liverpool e Bayer Leverkusen. Os “Reds” são um dos únicos dois times que seguem 100 por cento vitoriosos em prova, ao passo que o Leverkusen também ainda não sabe o que é perder.
Análise Liverpool
Em Anfield, tudo são sorrisos.
Até ver, Arne Slot se tem revelado um herdeiro digno de Jurgen Klopp, técnico alemão que marcou uma era no clube.
Os “Reds” seguem 100 por cento vitoriosos na Liga dos Campeões – feito somente igualado pelo Aston Villa – e na Premier lideram a título isolado com um agradável registo de 25 pontos conquistados em 30 possíveis.
A temporada 2024/25 vai correndo de feição aos “Reds” e, depois de duas vitórias consecutivas frente ao Brighton para Taça da Liga (2-3) e Premier League (2-1), eis o momento de regressar à ação na prova de clubes mais importante da Europa. O Bayer Leverkusen é o adversário que se segue e tudo leva a crer que proporcionará aos ingleses o desafio mais exigente até então.
De forma algo peculiar, depois de se ter enfrentado a dois adversários italianos de modo consecutivo – AC Milan (1-3) e Bologna (2-0) -, o Liverpool cumpre o segundo desafio seguido ante um rival alemão, já que na mais recente rodada derrotou o RB Leipzig (0-1).
O Liverpool “respira confiança”, tem estado em ótima plano e tem o favoritismo de seu lado à entrada para esse duelo com o Leverkusen.
Escalação provável: Kelleher, Arnold, Gomez, Dijk, Robertson, Gravenberch, McAllister, Jones, Salah, Díaz, Núñez
Análise Bayer
Campeão pela primeira vez em sua história da última temporada, o Bayer Leverkusen entrou na nova época ciente de que seria tremendamente difícil repetir o êxito da última campanha.
O tempo verbal empregue é o adequado se tivermos em consideração que, ao contrário do que aconteceu na última época, o Bayer já perdeu ao menos um jogo. Para lá disso, concluídas que estão nove rodadas, foram mais as vezes em que perdeu pontos (5) que aquelas em que conseguiu somar a totalidade (4).
O momento não é o mais auspicioso: nos últimos cinco encontros oficiais, o Bayern venceu duas vezes e empatou três. No mais recente compromisso, ficou “em branco” na receção ao Estugarda, algo bem raro em um time com as qualidades desse Leverkusen no processo ofensivo.
Em nove partidas na Bundesliga, o Bayer leva 20 tentos apontados. Por outro lado, também já permitiu que os adversários encontrassem os caminhos para suas redes em 15 ocasiões. Na Liga dos Campeões, após uma entrada em grande estilo com vitória por quatro a zero em Roterdão, o time “farmacêutico” se superiorizou ao AC Milan por um a zero e empatou com o Brest a um gol. Esse duelo com o Liverpool corresponderá ao teste de maior exigência até então para o Bayer nessa Liga dos Campeões, se perspetivando que adote a estratégia habitual, olhos nos olhos e sempre na tentativa de dividir a partida com os donos da casa.
Escalação provável: Hrádecky, Tapsoba, Tah, Hincapié, Frimpong, Grimaldo, Xhaka, García, Terrier, Wirtz, Boniface
Dica de Prognóstico
As qualidades dos dois times tanto no plano individual quanto coletivo nos levam a crer que teremos aqui um grande duelo. O Liverpool é favorito à vitória, mas o Bayer tem capacidade mais que suficiente para discutir o resultado com uma performance decente no gramado do Anfield. A expetativa é, simultaneamente, de uma partida com alguns gols.